Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
17 de novembro de 2016

Ilha Comprida celebra : Contribuição da Cultura Negra na Identidade Brasileira

,
Ilha Comprida celebra : Contribuição da Cultura Negra na Identidade Brasileira


Com filmes, música e exposição, a Cultura da Ilha Comprida celebra , entre os dias 21 e 23/11, a Contribuição da Cultura Negra na Identidade Brasileira

Ilha Comprida – A Divisão Municipal de Cultura da Ilha programou uma série de atividades culturais – entre os dias 21 e 23 de novembro no Espaço Cultural Plínio Marcos – para celebrar a Contribuição da Cultura Negra na Identidade Brasileira. 
Com programação gratuitas e aberta ao público,  a Semana traz para a Ilha artistas e músicos ativistas da comunidade negra em diversas manifestações culturais. Parte da programação tem parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.







Ilha Comprida celebra : Contribuição da Cultura Negra na Identidade Brasileira “A cultura é uma das principais ferramentas para promover a diversidade, aceitar as diferenças e combater qualquer tipo de preconceito. Mostrar essas culturas para a população ajuda a quebrar preconceitos presentes em nossa sociedade, e diminuir, ou eliminar, a intolerância”, afirma o secretário de Estado da Cultura, José Roberto Sadek. 
A diretora da Divisão de Cultura da Ilha, Mônica Trigo, também destaca a importância de se celebrar a cultura africana por intermédio da arte e mostrar sua forte influência no cotidiano brasileiro.
A Semana começa segunda 21/11  com “ 4 Black`s Films For All Colours People” - quatro curtas-metragens dirigidos por Ari Candido Fernandes. Cineasta e fotógrafo,  Fernandes é reconhecido ativista da comunidade negra, que coordenou o Projeto Zumbi.  

A programação traz seu primeiro curta-metragem, Martinho da Vila Paris (1977), cujo enredo capta a passagem do sambista carioca por Paris.  

Outros destaques são: O rito de Ismael Ivo (2003), que apresenta um retrato biográfico de Ismael Ivo bailarino negro, O moleque (2005), ficção baseada num conto do escritor Lima Barreto e Jardim Beleléu com José Wilker. 

Na terça 23/11, às 18 horas, haverá apresentação Musical de “Bandolim e violão com Ronaldo Nunes“ . Músico bandolinista, Ronaldo vem dedicando-se ao estudo do bandolim de 10 cordas. Estudou bandolim com Jorge Cardoso, Henrique Araújo, Rafael Ferrari, Daniel Migliavacca e Jane do Bandolim e, atualmente, participa de projetos voltados para divulgação e estudo do choro.

Também no Espaço Cultural, será realizada entre os dias 21 e 30 de novembro, das 9 às 17 horas, a exposição “África em nós”, com Curadoria de Walter Firmo.  Realizada  em parceria com a secretaria Estadual de Cultura, a  mostra oferece 10 imagens vencedoras da campanha fotográfica, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, que retratam a influência africana no cotidiano brasileiro. A coordenação da campanha recebeu mais de sete mil fotografias. 

A exposição está dividida em oito categorias: Cotidiano, Festas Populares, Gastronomia, Contrastes, Paisagem, Religiosidade e Retratos. As imagens retratam as influências africanas no Brasil em contextos diferentes, como a variedade das cores nas manifestações religiosas e culturais, a pluralidade das etnias e o encontro da arte como registro da identidade brasileira.

Nos dias 22 e 23/11, haverá sessão de Cinema com a exibição do filme  Candomblé – de Heitor Werneck, em sessões às 9h30 e às 15h30.  O filme retrata a cultura, a memória, a história e resistência negra através do candomblé. Esses foram os temas escolhidos pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria de Estado da Cultura, através da Abaçaí Cultura e Arte, para serem retratados no documentário que discorre sobre a intolerância, o preconceito, a discriminação, mas acima de tudo, o respeito às diferenças.
No encerramento da Semana , na quarta 23/11, às 19 horas, haverá apresentação do grupo Bate Lata , formado por aprendizes do grupo do Ilha Jovem.  Formada por adolescentes, a banda reaproveita materiais como tambores, latas e outros matérias para gerar sonoridade e musicalidade.

Serviço –

Semana da Contribuição da Cultura Negra na Identidade Brasileira
Loca- Espaço Cultural Plínio Marcos - Av São Paulo, 1000, Balneário Adriana . Tel ( 13) 38422124.

Dias 21; 22 e 23/11 - Filme “ 4 Black`s Films For All Colours People” - de Ari Candido Fernandes Sessões -  9h e às 15h
De 21 a 30/11- Das 9 às 17 horas - Exposição “África em nós”, com Curadoria de Walter Firmo
Dias 22 e 23/11 - Cinema com a exibição do filme  Candomblé – de Heitor Werneck, em - Sessões às 9h30 e às 15h30. 

Dia 23/11  - 18 h - Apresentação Musical de “Bandolim e violão com Ronaldo Nunes“  e , às 19 h,  Apresentação do grupo Bate Lata , formado por aprendizes do grupo do Ilha Jovem
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Ilha Comprida celebra : Contribuição da Cultura Negra na Identidade Brasileira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Google+
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]