Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
1 de novembro de 2016

Hillary, o FBI e o labirinto institucional norte americano

,
Hillary, o FBI e o labirinto institucional norte americano

A decisão do diretor do FBI, James B. Comey, sobre a retomada das investigações à candidata democrata, Hillary Clinton, acrescentou mais tensões ao suficientemente controverso cenário eleitoral norte-americano.

Em uma carta encaminhada ao Congresso, Comey alegou a descoberta de novos e-mails da ex-secretária de Estado, a partir da investigação de outro “caso não relacionado” que, supostamente, poderiam ter utilidade para a continuidade do processo.

As circunstâncias, porém, são delicadas, pois o caso já havia sido arquivado e pelo fato de as denúncias serem realizadas a uma semana das eleições, em um momento em que todas as pesquisas pareciam garantir a vitória a Hillary. 

O acontecimento reacende a polêmica do uso das contas de e-mail pessoais por Hillary Clinton, enquanto ocupava seu cargo no Departamento de Estado (2009-2013).

Dada à sua gravidade, o tema esteve presente em todos os debates televisionados, despertando posturas agressivas por parte do candidato republicano, Donald Trump, que vem bradando em seus comícios o mote “Lock her up” (“prendam-na”).

As reações de Hillary, em contrapartida, variavam do reconhecimento do erro à continuidade das acusações, mencionando a divulgação do conteúdo dos e-mails pelo site Wikileaks, o qual, segundo a candidata, vinha recebendo auxílio externo russo e favorecendo Trump na corrida presidencial. 

Agora, Clinton busca reduzir os danos e desviar a atenção midiática à conduta do diretor do FBI. Segundo líderes do Partido Democrata, a atuação desse último se choca com o Hatch Act de 1939, que proíbe ocupantes de cargos executivos (com exceção do presidente e vice-presidente) de adotar posicionamentos políticos, durante o exercício de suas funções. Assim, Comey tem sido acusado de se posicionar ilegalmente do lado republicano.

Na prática, a divulgação não afetou a liderança de Hillary que permanece com cerca de 45% das intenções de voto, contra 41% de Trump. Todavia, o abalo contribuiu para encurtar a distância entre os dois, que, após as denúncias encontravam-se quase empatados.

Apesar disso, os questionamentos levantados pelo ocorrido são mais amplos que a disputa eleitoral. Interrogações acerca das reais motivações e, sobretudo, do timing do FBI em relação à reabertura do processo não deixam de vir à mente, considerando a proximidade das eleições.

Essa situação reforça a percepção de que tanto o mundo, quanto os cidadãos americanos conhecem pouco o funcionamento das instituições do país.

Mesmo cobrando transparência por parte dos governos de seus pares internacionais, os EUA sustentam uma burocracia densa e emaranhada, na qual normas e funções se sobrepõem.  

Essa última, por seu turno, só faz se distanciar da realidade doméstica dinâmica da nação estadunidense, marcada pelo aprofundamento de desigualdades e por conflitos sociais intensos.

O desencanto e a baixa participação do eleitor médio começam em Trump e Hillary, mas não se resumem a eles: o vácuo é mais profundo e a descrença é institucionalizada.


Clarissa Nascimento Forner é pesquisadora em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas Unesp - Unicamp - PUC-SP.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Hillary, o FBI e o labirinto institucional norte americano”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Google+
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]