1 de novembro de 2016

Eleição nos EUA comprova a crescente importância política do WikiLeaks

,
Eleição nos EUA comprova a crescente importância política do WikiLeaks


Mark W. Datysgeld

Fundado em 2006 na Islândia, o WikiLeaks opera sob a liderança do hacker e ativista Julian Assange. O website atua como um repositório aberto de documentos sigilosos de governos, empresas, e outros atores políticos considerados relevantes para a comunidade internacional. O WikiLeaks revelou sua real força pela primeira vez em 2010 com a publicação de vídeos e documentos que traziam detalhes sobre as operações do exército estadunidense nas guerras do Iraque e Afeganistão, exibindo uma série de crimes de guerra e falhas de conduta.

Seguindo com a publicação de milhões de outros documentos ao longo dos anos, a relevância do website se mostrou cada vez maior, e em 2012 Assange procurou asilo político na embaixada do Equador em Londres, local em que desde então habita, com a intenção de se proteger de potenciais pedidos de extradição do governo dos Estados Unidos e subsequente julgamento por uma série de crimes que poderiam o levar a receber a pena de morte. De seu quarto na embaixada, o hacker se coordena com colaboradores de todo o mundo para seguir publicando documentos de alto interesse para o público.

Em meio à controvertida campanha eleitoral de 2016, o website começou a publicar documentos ligados ao Partido Democrata e a Hillary Clinton, e somados estes contam uma história paralela dos eventos que cercam sua candidatura presidencial. Talvez a informação mais relevante de todas seja de que dentro do Comitê Nacional Democrata (DNC) havia uma intenção geral de minar a campanha de Bernie Sanders e favorecer a escolha de Hillary como candidata. Perante a mídia, o DNC matinha um discurso de neutralidade.

Meses depois, e-mails da conta do administrador da campanha Clinton, John Podesta, foram vazados, revelando ainda mais exemplos de favorecimento. Podemos tomar como exemplo o caso no qual Donna Brazile, líder interina do DNC, enviou um e-mail informando Podesta de uma questão sensível que iria ser perguntada em um debate no período das primárias. Também podemos citar o vazamento das transcrições de palestras privadas dadas por Clinton para membros de Wall Street, dos quais foram usadas transcrições tanto no segundo contra terceiro debate contra Trump.

A campanha Clinton não necessariamente se foca em desmentir os e-mails, mas sim em apontar uma conspiração por parte da Rússia para eleger Trump, que seria um candidato mais fácil de ser manipulado, ou, segundo algumas narrativas, um parceiro direto de Vladmir Putin. Uma série de empresas de segurança acreditam nessa possibilidade, mas não foram apresentadas provas definitivas comprovando que sim ou que não.

Hillary e Trump foram afetados por informações vazadas pelo WikiLeaks, mas claramente parece haver uma quantidade desproporcional de material sobre a candidata democrata sendo publicado. O mais recente conecta a Clinton Foundation a possíveis crimes financeiros, algo embaraçoso mesmo que aparentemente não conectado diretamente com o casal Clinton. Seja como for, essa plataforma claramente veio para mexer com a dinâmica política do mundo contemporâneo, e essa certamente não é a última vez que sua influência será sentida.


Mark W. Datysgeld é pesquisador do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), especializado nos temas da Revolução Digital e Governança da Internet. É coordenador da área de "Redes, tecnologias e modernidade-mundo" do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais do IPPRI/UNESP (NEAI). É criador do curso Governance Primer, iniciativa gratuita de ensino de Governança da Internet na América do Sul.


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Eleição nos EUA comprova a crescente importância política do WikiLeaks”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]