21 de novembro de 2016

Defensoria Pública pede indenização a Comunidade Caiçara por Danos Ambientais do Barco Catamarã da Ilha Comprida

,
Defensoria Pública pede indenização a Comunidade Caiçara por Danos Ambientais do Barco Catamarã da Ilha Comprida


A Defensoria Pública de SP em Registro-SP (Vale do Ribeira) ajuizou uma ação civil pública em que pede a condenação do Município de Ilha Comprida a indenizar uma comunidade caiçara pelos danos ambientais causados por um barco turístico (Catamarã) de responsabilidade municipal.

A Comunidade da Enseada da Baleia fica na região sul do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, situado em Cananeia, cidade vizinha a Ilha Comprida. Os moradores desenvolvem ali atividades como pesca artesanal, cultivo de marisco e outras ligadas ao turismo.

Embora a localidade estivesse fora do roteiro percorrido pelo catamarã turístico e não tivesse autorizado sua parada ali, no dia 7 de fevereiro de 2015 a embarcação tentou atracar no local e provocou o deslocamento imediato de mais de 20 metros de porção de terra, com o desabamento de cinco construções.

Há mais de 30 anos a ilha já vem sofrendo um lento processo erosivo natural, mas sem que houvesse qualquer impacto geológico violento na área. No entanto, as manobras feitas pelo catamarã – de 18 metros de comprimento e capacidade para 76 passageiros – danificou uma área de contenção construída pelos moradores, fragilizando a estabilidade do solo e potencializando o processo erosivo.

Resultado: desabamento de casas, árvores e espaços coletivos como casa de limpeza de peixe, restaurante e mercearia. O Defensor Público Andrew Toshio Hayama, responsável pela ação, afirma que a destruição gerou diversos prejuízos às famílias, que tiveram de se alojar de forma precária em outras casas e perderam fontes de renda.










O barco, gerido pelo Município de Ilha Comprida, começou a operar na região no fim de 2014, partindo da porção norte da Ilha Comprida e terminando o trajeto na Comunidade Caiçara do Pontal do Leste, na Ilha do Cardoso. A Comunidade da Enseada da Baleia chegou a pedir que o condutor da embarcação reduzisse a velocidade ao passar pelo local, mas o pedido foi ignorado.

Defensoria Pública pede indenização a Comunidade Caiçara por Danos Ambientais do Barco Catamarã da Ilha Comprida


Depois da ocorrência, a Defensoria Pública tentou negociar com a Prefeitura de Ilha Comprida uma solução extrajudicial para o caso, tendo participado de três reuniões, mas sem sucesso, não restando opção a não ser judicializar a questão.

Na ação civil pública, a Defensoria pede liminar para indenização imediata aos moradores pelos danos emergentes (relativos aos prejuízos diretos), calculados em cerca de R$ 150 mil. A Defensoria Pública também pede indenização por danos morais e a condenação à realização de um pedido formal de desculpas pela prefeitura.

       
Veículo: DPE/SP
Data: 18/11/2016


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Defensoria Pública pede indenização a Comunidade Caiçara por Danos Ambientais do Barco Catamarã da Ilha Comprida”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]