10 de novembro de 2016

A eleição de Donald Trump: Segurança internacional e reconfiguração de parcerias

,
A eleição de Donald Trump: Segurança internacional e reconfiguração de parcerias

Uma das consequências da vitória de Donald Trump nos Estados Unidos foi causar apreensão em aliados próximos e antigos, especialmente na Europa. 

A postura apresentada pelo candidato coloca em questão pontos essenciais da ordem internacional contemporânea e toca em questões sensíveis no que se refere às relações com o continente europeu. 

Durante sua campanha, o então candidato fez declarações em que expressava simpatia com relação à Rússia e questionava a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 

Trump ressaltava que parte importante dos membros da OTAN não cumprem com a exigência financeira de gastar ao menos dois por cento de seu Produto Interno Bruto com defesa. 

Diante de tal cenário, Trump avaliava que a garantia de defesa mútua incondicional deveria ser repensada. O candidato acabava deixando em suspenso se, em sua possível administração, os EUA responderiam a uma agressão em território europeu. 

Tal postura, mesmo que discursiva, já é de ruptura. A orientação dos EUA desde o fim da Segunda Guerra Mundial foi a de compromisso com a Europa e com o Japão no sentido da defesa mútua. Foram formadas, naquele momento, parcerias nas quais o país norte-americano oferecia proteção e os europeus reconheciam sua liderança mundial. 

Portanto, o tema é bastante sensível, já que os mecanismos de segurança coletiva garantiram, até o presente, a aceitação da liderança dos Estados Unidos por parte daqueles que haviam sido derrotados na Segunda Guerra Mundial e mudaram o sentido das relações trans-atlânticas. A Alemanha e o Japão tornaram-se aliados importantes dos EUA em suas respectivas regiões, o que mostrou-se bastante funcional ao interesse da potência mundial. As parcerias permitiram uma projeção dos EUA na Europa e na Ásia através da instalação de bases militares. 


Considerando esse contexto, o ponto principal não se refere a tentar prever qual será a postura adotada por Trump, mas ressaltar que sua postura discursiva já representa uma rusga para a aliança atlântica. 

A ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, por exemplo, expressou preocupação com o resultado das eleições e desconfiança sobre os reais posicionamentos de Trump com a aliança. Nesse sentido, é interessante ressaltar que a Europa desde muito busca a conformação de uma Política Externa e de Defesa própria. 

O questionamento à OTAN proveniente do outro lado do Atlântico apenas torna-se um elemento a mais para que os europeus busquem novas estratégias para a segurança regional. Para os europeus, confiar na proteção proporcionada pelos EUA mostra-se cada vez mais desvantajoso, já que os mesmos passam a colocar em dúvida o compromisso com a defesa dos aliados. 

Considerando que o parceiro mais próximo dos EUA na Europa é a Inglaterra, os resultados do Brexit, que antecipam a saída do país da União Europeia, também são uma importante variável e contribuem para a construção de uma estratégia de defesa europeia mais afastada dos EUA.

Assim, a conjuntura atual permite observar um enfraquecimento da aliança ocidental trans-atlântica. É claro que o desenvolvimento nesse sentido depende de decisões que se tomarão no futuro próximo e que a crise pode ser apenas conjuntural. De qualquer maneira, tais desenvolvimentos apontam para uma nova reconfiguração da segurança internacional, na qual a firme aliança atlântica – que sobreviveu ao fim da Guerra Fria apesar das previsões contrárias – torna-se cada vez mais obsoleta. 

Lívia Peres Milani é pesquisadora em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP).
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “A eleição de Donald Trump: Segurança internacional e reconfiguração de parcerias”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]