17 de outubro de 2016

REPRESENTANTE DA AAPCI PARTICIPA DO 6o INTERCÂMBIO ENTRE PONTOS FIXOS DA REDE BRASILEIRA DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA

,

REPRESENTANTE DA AAPCI PARTICIPA DO 6o INTERCÂMBIO ENTRE PONTOS FIXOS DA REDE BRASILEIRA DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA


A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape – (AAPCI), representada pela sócia fundadora e artesã Marli Matsuo Nishidate, participou em setembro do 6o Intercâmbio Entre Pontos Fixos da Rede Brasileira de Comercialização Solidária.

REPRESENTANTE DA AAPCI PARTICIPA DO 6o INTERCÂMBIO ENTRE PONTOS FIXOS DA REDE BRASILEIRA DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA

Representantes de empreendimentos ligados à Rede Brasileira de Comercialização Solidária, de várias partes do país se reuniram em Brasília, no distrito de Taguatinga, nos dias 27 e 28 de setembro, para trocarem experiências sobre estratégias de comercialização solidária em rede, os desafios na gestão de um ponto fixo e participaram da Audiência Pública na Câmara dos Deputados pelo avanço da Política Nacional de Economia Solidária, onde estiveram presentes mais de 300 representantes de empreendimentos, cooperativas, organizações e movimentos sociais que defendem a regulamentação da economia solidária como uma política do Estado brasileiro.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos fixos da cidade, como o Armazém do Ofício e a ocupação cultural do Mercado Sul.
REALIDADE NA GERAÇÃO DE RENDA – O Armazém do Ofício é uma loja de economia solidária promovida por uma rede de mulheres artesãs e empreendedoras solidárias que, com pouco mais de dois anos de funcionamento, se mostra sustentável e economicamente viável, tornando-se uma realidade na geração de renda e na organização em rede dessas mulheres.

REPRESENTANTE DA AAPCI PARTICIPA DO 6o INTERCÂMBIO ENTRE PONTOS FIXOS DA REDE BRASILEIRA DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA

A ocupação cultural do Mercado Sul é um movimento constituído por diversos coletivos, grupos e moradores que reivindicam e ocupam as lojas abandonadas do antigo Mercado Sul de Taguatinga. (Fonte: Instituto Marista de Solidariedade - http://www.ims.org.br)

A representante da AAPCI, Marli Nishidate, falou sobre a sua participação no evento: “O intercâmbio contou com a participação de pessoas de outras cidades dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso e São Paulo; no primeiro dia, nós fomos recepcionados no ateliê da Rede Pequi, onde foi oferecido um delicioso almoço e depois houve a troca de experiências entre os participantes”, explica.  “Em seguida, conhecemos as lojas de economia solidária Armazém do Oficio e Ocupação Cultural Mercado Sul. Ambos os espaços são novos, cerca de dois anos um e o outro apenas alguns meses; eles estão ainda se estruturando e o intercâmbio buscou mostrar a realidade de outros empreendimentos que podem ser adaptados nestes espaços”, fala. “No dia seguinte, logo pela manhã, nós participamos de uma audiência na Câmara dos Deputados onde estava sendo debatido o Projeto de Lei 4685/12. O intercâmbio foi muito bom, pois eu pude perceber que muitos brasileiros praticam a economia solidária e nem sequer sabem e vi, também, a viabilidade desse tipo de empreendimento que muitas vezes são prejudicados por não haver o reconhecimento dos poderes públicos, seja municipal, estadual ou federal. Eu gostaria de ver mais desses empreendimentos em nossa cidade e no Vale do Ribeira”, finaliza a artesã.

Os intercâmbios da Rede Brasileira de Comercialização Solidária são organizados pelo Instituto Marista de Solidariedade – (IMS) e não tem um número certo para acontecer durante o ano. Em 2016, serão realizados sete intercâmbios. O sétimo e último intercâmbio será no Rio de Janeiro em novembro. Segundo a assessora de projetos do IMS, Natália Queiroz, “ Estes intercâmbios são muito relevantes para o movimento de economia solidária, pois eles reúnem empreendimentos que possuem atividades semelhantes (artesãos visitam empreendimentos de artesãos, produtores agrícolas outros produtores, e assim por diante), para trocar conhecimentos, experiências, e juntos crescerem e se fortificarem como economia solidária”.

Eliana Rocha
Assessoria de comunicação
Projeto Gerando renda, motivando cidadãos

Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape - AAPCI
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “REPRESENTANTE DA AAPCI PARTICIPA DO 6o INTERCÂMBIO ENTRE PONTOS FIXOS DA REDE BRASILEIRA DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]