6 de outubro de 2016

10 anos da Lei Maria da Penha são comemorados no Vale do Ribeira

,


10 anos da Lei Maria da Penha são comemorados no Vale do Ribeira


Além de sensibilizar, o evento buscou acima de tudo, impactar órgãos governamentais e não governamentais de 15 municípios do Vale do Ribeira sobre a violência contra mulheres, suas vulnerabilidades e necessidades para romperem o ciclo de violências

10 anos da Lei Maria da Penha são comemorados no Vale do Ribeira

Uma intervenção silenciosa realizada pelas mulheres da Igreja Evangélica Comunidade da Graça, em um alerta contra a Violência Doméstica foi uma das atividades que marcaram o II Encontro Regional das Comissões da Mulher Advogada e II Encontro do Comitê Regional de Enfrentamento às Violências – Vale do Ribeira, com o tema "10 anos de Lei Maria da Penha". O evento aconteceu no auditório da Diretoria Regional de Ensino de Registro, por meio da parceria entre OAB São Paulo, OAB Subseção Registro e o Comitê Regional de Enfrentamento às Violências.

10 anos da Lei Maria da Penha são comemorados no Vale do Ribeira

O evento, que aconteceu no último dia 22, trouxe também a exposição de vários produtos  oriundos de iniciativas de fomento à economia solidária, trazidos pelo Projeto Novo Velho Jeans e pela Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras – Vale do Ribeira / Movimento dos Ameaçados por Barragens – Vale do Ribeira, por meio das mulheres da Associação AMUVIM de Eldorado.

10 anos da Lei Maria da Penha são comemorados no Vale do Ribeira


A palestra Estratégias de Resistência das mulheres das comunidades tradicionais, de Lisângela Kati do Nascimento , mestre e doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), trouxe uma profunda reflexão sobre hábitos e cultura de diferentes comunidades, como a Quilombola, que devem ser entendidos e respeitados, exigindo formas específicas de abordagem em todas as áreas, inclusive nas questões da violência doméstica. A especialista também falou sobre a história da luta das mulheres das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira em busca dos seus direitos.

Além de sensibilizar, o evento buscou acima de tudo, impactar órgãos governamentais e não governamentais de 15 municípios do Vale do Ribeira sobre a violência contra mulheres, suas vulnerabilidades e necessidades para romperem o ciclo de violências em que vivem, sobretudo quando trata-se de mulheres negras, indígenas ou de comunidades tradicionais.

Participaram do evento 130 representantes da Educação Estadual, Assistência e Desenvolvimento Social, Judiciário, Segurança Pública, Saúde, advogados e entidades da sociedade civil e sete palestrantes. A parceria entre instituição governamental e sociedade civil no planejamento e execução deste evento permitiu a presença de palestrantes com diferentes abordagens, enriquecendo profundamente o conteúdo disponibilizado a todos os participantes.

Na apresentação 10 anos de Lei Maria da Penha: avanços e desafios, a advogada Katia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Seção São Paulo, enfatizou os benefícios trazidos pela legislação às vítimas de violência doméstica. Em contraponto, uma série de medidas devem ser tomadas para que haja, efetivamente, a correta aplicação da lei.

Roberto Fernandes, cirurgião buco-maxilo-facial do Hospital São João, em Registro, falou do sofrimento físico e psicológico que acompanha uma mulher que tem sua face deformada em função das agressões que sofre, em sua exposição Traumas na face decorrentes de violência contra mulheres. Além disso, Fernandes reforçou a necessidade da atenção que os profissionais da Saúde devem ter em relação aos sinais que esta mulher apresenta em seu rosto, não só no aspecto profissional, mas também na detecção de uma possível violência à qual pode estar sendo submetida.

Renan Augusto Ramos, enfermeiro do Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua,  abordou o atendimento a vítimas de violência sexual na palestra O atendimento a vítimas de violência sexual no Serviço de Referência do Hospital Regional Leopoldo Bevilacqua. O especialista apresentou dados que mostram o crescente número de vítimas que procuram o serviço desde a introdução do Protocolo de Atendimento, relacionando informações como idade, agressor, sexo, presença ou não de deficiência, entre outros. Ele trouxe, ainda, o fluxo existente e pontos positivos e negativos/dificuldades deste atendimento.

Elisa Lucas Rodrigues, professora e coordenadora estadual de Políticas para a População Negra e Indígena, relacionou em sua apresentação, A mulher negra: violências e vulnerabilidade, a grande suscetibilidade da raça devido a uma somatória de fatores que agravam a incidência de violência. O tema foi complementado pela palestra Raça e Vulnerabilidade às DST/AIDS – Violências, de Naila Jamilde Seabra Santos, médica sanitarista da Área de Prevenção do PE-DST-AIDS, que reforçou o impacto da violência às mulheres negras nas questões da saúde quando relacionadas às DST/AIDS.

Para finalizar o evento, a apresentação Projeto Novo Velho Jeans: empoderamento através da economia solidária, da educadora em Economia Solidária, Rosana Rocha, falou sobre o conceito de Economia Solidária e sua importância no resgate de muitas mulheres e suas famílias. 


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “10 anos da Lei Maria da Penha são comemorados no Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]