27 de outubro de 2016

É aberto processo contra o Presidente da Venezuela

,
É aberto processo contra o Presidente da Venezuela

Na terça-feira, 25, a Assembleia Nacional venezuelana, com maioria oposicionista desde dezembro do ano passado, decidiu abrir o processo, por abandono do cargo, contra Nicolás Maduro. O presidente que sucedeu Hugo Chávez, em 2013, estava fora do território, em missão internacional para negociar preços do petróleo, visitar o novo Secretário-Geral da ONU e encontrar-se com o Papa, o qual decidiu intervir no cenário doméstico da Venezuela, propondo que o Núncio na Argentina mediasse um diálogo entre governo e oposição, a partir do próximo dia 30. Para a terça-feira, 1 de novembro, Maduro foi convocado a prestar depoimento na Assembleia. O processo deve tramitar ainda nos Poderes Cidadão e Judiciário, no país em que o Governo é dividido em 5 Poderes.

A medida do processo contra o Presidente ocorreu após a conturbada sessão da Assembleia, no domingo passado, 23, que declarou a ruptura da ordem constitucional e a existência de um golpe de Estado conduzido por Maduro. Isso no contexto de suspensão da coleta de assinaturas para o referendo revogatório, pelo Conselho Eleitoral, na semana anterior. O referendo é um instrumento que vem sendo defendido pelos principais partidos de oposição, “Mesa de la Unidad Democrática” e “Acción Democrática”, para encerrar o mandato presidencial. Nessa sessão, também propuseram a ativação de instrumentos internacionais, que as Forças Armadas não obedecessem ao Poder Executivo e que a população apoiasse a oposição. 

Assim, ontem, na chamada “Toma de Venezuela” foram feitas manifestações de grande porte em diversas cidades, incluindo a capital Caracas. Na ocasião, líderes da oposição como Henrique Capriles – governador de Miranda e ex-candidato presidencial – e Henry Ramos Allup – presidente da Assembleia Nacional – defenderam a saída de Maduro e a continuidade de atos, como uma greve geral amanhã e uma manifestação no Palácio de Miraflores, sede do Executivo, no dia 3. Allup dá como certa a aprovação do processo na Assembleia, antes da conclusão dos debates. Ao mesmo tempo em que fazia essa declaração, ausentou-se da reunião do Conselho de Defesa, cuja participação é estabelecida constitucionalmente e foi convocada em sessão permanente por Maduro para debater a atual crise política. Para o governo e o “Partido Socialista Unido de Venezuela”, há um golpe parlamentar em curso na Venezuela, fazendo paralelos com as experiências vividas no Brasil, em 2016, e no Paraguai em 2012. A situação também convocou atos na capital e no interior em defesa da continuidade do mandato presidencial.

No âmbito internacional, os governos da região sul-americana manifestaram preocupação pelo cenário interno na Venezuela, sem defender atores específicos, e discutem ações a serem tomadas, como a ativação da Cláusula Democrática do Mercosul. Esta organização impediu que Caracas assumisse a Presidência pró-tempore e tem discutido a possibilidade de sua suspensão. Nesse sentido, essa conjuntura deve ser lida à luz das recentes mudanças em governos latino-americanos, notadamente na Argentina e no Brasil.

André Leite Araujo é pesquisador em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP).

Por Unesp Imprensa
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “É aberto processo contra o Presidente da Venezuela”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]