5 de outubro de 2016

Alimentação e Saúde estão no centro dos debates da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

,
Alimentação e Saúde estão no centro dos debates da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Painéis, palestras e cursos abordam a importância da Alimentação na Medicina Chinesa, Medicina Integrativa, Medicina Tradicional Indiana Ayurveda e sob a ótica da Terapia Floral

A relação entre Alimentação e Saúde está no centro dos debates da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que acontece em Registro no período de 17 a 23 de outubro. Com o tema “Ciência Alimentando o Brasil” o evento vai abordar diversos conceitos e aspectos que contribuem para a construção de uma vida saudável, tendo como foco os hábitos alimentares e nutricionais como fatores determinantes para a promoção da saúde.
A Semana é uma promoção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Registro em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site http://rgt.ifsp.edu.br/snct2016/.

Alimentação na Medicina Chinesa e o Conceito de Qi Vital do Alimento, Alimentação Saudável segundo a Medicina Integrativa, Alimentação na Medicina Tradicional Indiana Ayurveda, Alimentação sob o ponto de vista da Terapia Floral baseada na Alquimia e Alimentação Natural-Caminho para a Saúde Plena estão entre os temas de uma série de painéis que serão coordenados por médicos especialistas – como Jens Wolter, Ninesh Rossana Preziozi, Adriana Valverde e Ana Cristina Toscano, entre outros profissionais.

Médico especializado em Alimentação Natural, o Dr. Jens Wolter também irá ministrar cursos e palestras na Semana da Saúde, evento que integra a SNCT, enfatizando a relação existente entre alimentação e diversas doenças como câncer, obesidade, diabetes, ansiedade, depressão, calvície e varizes. Ele também dará orientações sobre como praticar uma alimentação natural e saudável.

No painel Ciência com Impacto Social, a estudante paranaense Maria Vitória Valoto irá apresentar o projeto “Leite sem lactose para todos” que a consagrou como a primeira brasileira finalista da Feira Internacional de Ciências do Google. Com apenas 16 anos de idade, a jovem pesquisadora desenvolveu uma cápsula reutilizável que neutraliza a lactose e pode ser adicionada diretamente ao leite, tanto integral quanto desnatado, beneficiando milhares de pessoas que têm intolerância à lactose e buscam alternativas acessíveis para superar o problema.

A programação da SNCT trará ainda palestras sobre os efeitos das técnicas de preparo dos alimentos (o que acontece quando se cozinha demais ou de menos os alimentos), com a nutricionista Daniela Carisa Murador (Unifesp); as tecnologias aplicadas na conservação de alimentos (como evitar a deterioração durante o armazenamento), com a professora Dariane Enke (UNESP-Registro); e uma oficina sobre a culinária tradicional da região do Amazonas, com o chef Alberto Castillo.

Já no Workshop “Agroecologia: Ciência que alimenta o Brasil” haverá debates sobre os conceitos que envolvem o sistema de produção de alimentos que congrega justiça social e equilíbrio ecológico, além de apresentadas as práticas agroecológicas existentes no Vale do Ribeira. Durante a Semana também será realizada a Feira Agroecológica, com exposição e venda de alimentos produzidos de forma agroecológica por grupos de agricultores da região.

Contribuição da Ciência para Alimentação
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Neste ano, o tema central aborda a contribuição da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico na cadeia produtiva de alimentos, na promoção da segurança alimentar e no combate à desnutrição. A edição passada envolveu cerca de 2 mil instituições com mais de 140 mil atividades cadastradas em todo país.
Para realizar esta edição da Semana, o Instituto Federal de Registro tem a parceria da Prefeitura Municipal de Registro, SESC Registro, SENAC Registro, UNESP Registro, Sebrae-SP, Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar), e  com o apoio da Sabesp, CREA-SP, Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira, Mutua, Blue Condomínios, Votorantim/Legado das Águas, Infovale, Contabilidade e Imobiliária Chicaoka, Choparium, Madeireira Esperança, LP Building, Casa da Embalagem, Pedra Azul e Palmitos Savana.

Serviço:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Data: 17 a 23 de outubro de 2016
Local: IFSP-Câmpus Registro
Estrada Municipal do Bairro Agrochá, RGT 265, nº 5180 – Registro/SP
Informações e Inscrições:
Telefone: (13) 3828-2025

-----------------------------------------------------------------------------------
Atividades em Destaque – Tema: Alimentação e Saúde

Dia 17/10
17h-18h: Palestra Alimentação na Medicina Chinesa (Dra. Ninesh Rossana Preziosi)
18h-19h: Semana da Saúde: Alimentação e a Causa primária do Câncer (Dr. Jens Wolter)
20h-21h: Painel Ciência Alimentando o Brasil:
Importância do Clima na Produção de Alimentos (Ana Frony – CEO ClimaTempo)
A Tecnologia e a Produção de Alimentos (Eduardo Modena - Reitor IFSP)
Segurança Alimentar (Luís Carlos Ferreira de Almeida - Prof..UNESP-Registro)
Saberes Tradicionais (Benedito da Silva-Comunidade de Ivaporunduva)

Dia 18/10
19h-20h: Semana da Saúde: Alimentação x Obesidade e Diabetes (Dr. Jens Wolter)

Dia 19/10
10h-18h: Workshop Agroecologia Ciência que Alimenta:
Mesa1 - Agroecologia Ciência que Alimenta (Kátia Pacheco-UNB; Danilo Grapiuna Pereira-TECPAR; eAraê Lombardi-diretor municipal em Pariquera-Açu)
Mesa 2 - Práticas Agroecológicas no Vale do Ribeira (Gilberto Otha-Rede Solidária de Cooperativas de Sete Barras; Alexandre Márcio, Odacílio Pereira e Antônio Mates Pereira-OCS Grupo Pioneiro de Eldorado; Alcivânia Silva-UNESP-Registro; Ocimar Bim-Instituto Florestal/SMA; Pedro Baiano-Cooperafloresta; e Clodoaldo Estevam Bernardo-Sítio Bela Vista de Agrofloresta).

Dia 20/10
09h-10h: Oficina da culinária tradicional do Amazonas (Chef Alberto Castillo)
14h-18h: Painel Alimentação Saudável segundo a Medicina Integrativa - Inspiração na Cultura Oriental:
Alimentação na Medicina Tradicional Indiana Ayurveda (Dra Adriana Valverde)
Alimentação sob o ponto de vista da Terapia Floral baseada na alquimia (Dra. Ana Cristina Toscano)
18h-19h: Semana da Saúde: Alimentação x Alzheimer, Calvície, Varizes (Dr. Jens Wolter)
20h-21h: Palestra Alimentação Natural: o caminho para a Saúde Plena (Dr. Jens Wolter)

Dia 21/10
14h-15h: Tecnologias Aplicadas na Conservação de Alimentos (profa. Dariane Enke-UNESP-Registro)

Programação completa em http://rgt.ifsp.edu.br/snct2016/
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Alimentação e Saúde estão no centro dos debates da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]