20 de outubro de 2016

2017-2018: o Biênio da Matemática é aprovado pelo Senado Federal

,
2017-2018:  o Biênio da Matemática é aprovado pelo Senado Federal

Quando se ouve falar em Matemática, as pessoas reagem das mais variadas formas: uns odeiam; outros até admiram, mas acham um “bicho de sete cabeças”; há quem reconheça sua importância, mas não faça ideia  de  como aplicar resultados tão abstratos e, por fim, existem aqueles que são apaixonados e reconhecem a Matemática como a rainha de todas as ciências e uma linguagem universal, capaz de descrever os mais variados fenômenos de nosso dia-a-dia, sejam eles físicos, tecnológicos, comerciais e até interpessoais. De fato, a Matemática está embutida em todas as coisas. Por exemplo, se queremos o desenvolvimento cada vez maior da tecnologia, precisamos que a Matemática dê o suporte teórico e técnico necessário para este fim. Desde uma simples mensagem enviada por nosso celular, até uma pesquisa completa realizada num site de buscas na internet, é necessário uma grande quantidade de números, fórmulas, códigos e algoritmos que tornam estas ações possíveis e confiáveis. Imagine você enviar uma mensagem pelo celular a uma pessoa que, ao receber sua mensagem, encontre algo escrito que não foi exatamente aquilo que você acabara de enviar. Este é um exemplo onde precisamos da Matemática para garantir que a mensagem seja enviada com a maior segurança e o menor “ruído ou erro” possível.
É necessário desmistificar a Matemática e torná-la mais atraente para nossos jovens e crianças. É impossível gostar daquilo que você não entende. À medida que um aluno aprende os elementos matemáticos, com profundidade e clareza, não há como ele não gostar ou desfrutar deste imenso prazer intelectual. Infelizmente no Brasil temos ainda um longo caminho a seguir no que se refere a motivar nossos estudantes para que eles aprendam Matemática. Só dominando bem os conceitos matemáticos é que poderemos ser bons engenheiros, físicos, economistas, programadores, entre outros. Mesmo em profissões que a Matemática não é personagem principal, ela pode auxiliar no que diz respeito ao pensamento lógico, à modelagem de problemas, o equacionamento dos gastos, entre outras coisas mais.
Existem algumas ações que recentemente tem colaborado no incentivo da aprendizagem matemática por meio de problemas interessantes e desafiadores: são as olimpíadas de Matemática. Hoje o Brasil dispõe do maior sistema de olimpíada de Matemática do mundo, no sentido de que existe uma olimpíada de Matemática que atinge 20 milhões de alunos em todo o país: é a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Entretanto, precisamos de mais ações como estas que incentivam o estudo e o desenvolvimento da Matemática entre os alunos dos ensinos fundamental e médio. Recentemente, vimos que o MEC (Ministério da Educação) apresentou os dados de 2015 sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos quais o ensino médio e os anos finais do fundamental ficaram abaixo das metas previstas. Isso em boa parte é devido ao baixo rendimento em Matemática dos alunos. Se por um lado temos deficiência em Matemática básica nas escolas de ensino fundamental e médio, é importante saber que, com relação à Matemática universitária, o quadro é bem diferente. O Brasil é bom na pesquisa Matemática, realizada pelos docentes e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação ou centros de pesquisa espalhados pelo país. Na verdade, estamos num grupo de destaque na Matemática mundial, a frente de muitos países desenvolvidos. Prova disso é o importantíssimo prêmio recebido pelo matemático brasileiro Artur Avila em 2014: a medalha Fields. Para a Matemática não existe Prêmio Nobel, como ocorre em outras áreas como a Literatura, Física ou Medicina. A medalha Fields é para a Matemática um prêmio cuja importância pode ser comparada a um Prêmio Nobel de outras áreas. A próxima premiação da medalha Fields será em 2018, num evento organizado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que tomará lugar no Rio de Janeiro:  o Congresso Internacional de Matemáticos. Um fato importante é que outro brasileiro está cotado para concorrer ao prêmio em 2018. Além do Congresso Internacional de Matemáticos, que é o maior evento da área, em 2017 ocorrerá também no Brasil a Olimpíada Internacional de Matemática, no Rio de Janeiro. Estes são os dois maiores eventos da Matemática mundial e ambos ocorrerão no Brasil nos próximos dois anos. Diante da importância destes eventos e a partir do desejo dos matemáticos brasileiros, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (19/10) o projeto (PLC 25/2016) que institui o Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa. De iniciativa do deputado Alex Canziani (PTB-PR), o projeto é uma homenagem à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, eventos que terão como sede o Brasil. Já o nome "Gomes de Sousa" é uma homenagem ao matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), considerado o primeiro vulto matemático do Brasil.
A realização destes eventos internacionais de Matemática será uma excelente oportunidade para promover o ensino, a difusão e a cultura da Matemática no país.
João Carlos Ferreira Costa é professor do Departamento de Matemática da Unesp de São José do Rio Preto.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “2017-2018: o Biênio da Matemática é aprovado pelo Senado Federal”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]