Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
26 de setembro de 2016

Uma pitada de flexibilidade

,
Uma pitada de flexibilidade


Diz o ditado que o diabo mora nos detalhes. No dia a dia dos donos de pequenos negócios não é diferente: escorregar nos detalhes pode ser muito prejudicial para a sua empresa. 

Dias atrás ouvi duas histórias que ilustram bem como o cuidado com coisas aparentemente insignificantes pode influenciar um negócio – para o bem e para o mal.

Um consultor aqui do Sebrae-SP descobriu um novo restaurante por quilo, bom e barato, bem próximo ao nosso prédio. Foi algumas vezes e se entusiasmou tanto com a novidade que chamou os colegas de setor para irem também conhecer. No local, depois de passar o prato pela balança, percebeu que havia se esquecido de colocar azeite na salada. Perguntou ao funcionário onde estavam os temperos e a resposta foi seca: “Se for colocar azeite vai ter de pesar o prato de novo”. Ao argumentar que o peso de algumas gotas de azeite não faria diferença alguma no valor, ouviu do funcionário que ele só estava “cumprindo ordens”. Desnecessário dizer o quanto aquela situação foi constrangedora e desestimulou futuras visitas.

Por outro lado, fazer o cliente voltar não exige muito mais que um bom atendimento. Dias atrás, em um domingo de sol, um amigo foi com os filhos a um parque aqui em São Paulo. Após o passeio, pararam em uma barraca de água de coco para matar a sede, mas antes de fazer o pedido o pai percebeu que não tinha dinheiro nenhum na carteira, apenas cartões – uma situação muito comum nos dias de hoje. O vendedor nem o deixou cancelar o pedido, deu a garrafinha de água de coco gelada na mão dele e disse: “Na próxima você paga”. Depois desse dia, a parada na barraca se tornou obrigatória para a família.

Acho possível tirarmos muitas lições dessas duas histórias. A primeira delas é: vale a pena ser intransigente no balcão do meu negócio? Eu acredito que não. No caso do restaurante, a falta de preparo do funcionário espantou não só um cliente que estava se tornando fiel mas também os seus colegas. É compreensível pedir para não colocar mais comida após a pesagem, mas eu recomendaria deixar o cliente colocar azeite e temperos em caso de eventual esquecimento. Fiz as contas: uma colher de azeite dá cerca de dez gramas. Em um prato de 400 gramas, isso equivale a 2,5% do peso total. É um desconto abaixo do padrão de “clientes-fidelidade”. Você, como empresário, se negaria a dar um desconto de 2,5%?

Já o cálculo do vendedor de água de coco foi um pouco mais arriscado, afinal ele poderia tomar um calote de R$ 6 (o preço da garrafinha), mas, com a sensibilidade de quem tem a vocação para empreender, julgou que aquele homem com os dois filhos poderia ser um cliente em potencial – além, é claro, de ter “empatia” com aquele pai, a capacidade de se colocar no lugar do outro. O resultado é que ele ganhou um freguês fiel aos domingos. São exemplos corriqueiros, mas que mostram como ser flexível às demandas dos clientes e orientar os funcionários a abrir pequenas exceções na rigidez das regras podem ser um diferencial nesse momento de alta concorrência. Se quiser saber mais sobre o assunto, procure-nos no Sebrae-SP!

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Uma pitada de flexibilidade”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Feibanana

Feibanana 2017

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Google+
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]