6 de setembro de 2016

Um momento de grande preocupação

,
Um momento de grande preocupação


Vanderlan da Silva Bolzani

A comunidade científica brasileira, ou pelo menos parte dela, encontra-se hoje perplexa frente a um período de intensa gravidade vivido pelo sistema de educação, ciência, tecnologia e inovação nacional.  Os desdobramentos dos fatos em curso afetarão programas institucionais e pessoais, mas, também, toda uma perspectiva auspiciosa de futuro para o País que vinha se delineando nos últimos anos.

Parte da perplexidade se deve, acredito, ao sentimento de impotência e à constatação de que o valor atribuído ao resultado do trabalho de cientistas e educadores pode ser medido de forma tão variável, ao sabor do momento e dos interesses de grupos políticos. Essa constatação nos leva a pensar que o desejado processo de amadurecimento da sociedade brasileira, que deveria ter ocorrido a partir da Constituição de 1988, foi tão frágil que vem se desfazendo rapidamente.

Dados estatísticos e análises registrados por inúmeras reportagens recentes sobre o quadro de CT&I no País, não deixam dúvidas sobre o que pode ocorrer nos próximos anos caso sejam mantidas as políticas de corte de orçamento e eliminação de investimentos em educação, ciência e tecnologia.

Duas matérias assinadas pelo jornalista Herton Escobar, publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, sintetizam bem a gravidade dos prejuízos que já começam a ser contabilizados pelo País. Essa preocupação tem sido expressa de forma marcante por instituições como SBPC e a ABC, não somente por meio da divulgação de inúmeras análises e depoimentos, mas também em ações junto ao Governo Federal, MEC, MCTIC, Congresso Nacional, no esforço para impedir o retrocesso do que foi construído a duras penas.

É importante lembrar que durante os últimos 15 anos, principalmente depois da promulgação da Lei da Inovação, em 2004, muitos avanços começaram a ganhar corpo para acionar a cadeia produtiva que associa a pesquisa científica à inovação. Nesse conjunto estão centenas de programas e projetos de pesquisa de impacto nacional e internacional voltados para áreas estratégicas. Muitos podem se extinguir devido ao drástico encolhimento orçamentário do atual MCTIC. As perdas já afetam os INCTs criados para gerar grupos de excelência com a missão de consolidar ambientes de inovação em vários estados da federação. Sem contar com o cenário de incerteza sobre o que vai ocorrer com a Chamada INCT- MCTI/CNPq/Capes/FAPs nº 16/2014. A lista de 252 projetos aprovados quanto ao mérito técnico-científico para financiamento no âmbito da referida Chamada, gera muita insegurança para comunidade que não tem ideia de quantos projetos serão contratados e, quando terão as verbas liberadas.

O que parece estar em jogo hoje, de forma espantosa, é que esse esforço seja interrompido. E sem qualquer projeto alternativo para viabilizar a autonomia do País tendo ciência e tecnologia como alavanca para o desenvolvimento econômico – caminho óbvio para todos os países que almejam alcançar níveis de competitividade mundial. Mais do que nunca fica evidente que atrelar gastos e investimentos em CT&I a políticas de governo, e não ao orçamento do Estado, é o caminho certo para a descontinuidade dessas políticas e para a frustração dos planos de desenvolvimento, como estamos vendo agora.

Aqui é inevitável considerar o exemplo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que desde os anos 1960 tem recursos do orçamento do Estado, respaldos em lei.  Graças a esse compromisso a Fapesp tem hoje a exibir números e realizações que se igualam aos países centrais.

Grave também neste cenário é ver que está sendo perdido o trabalho árduo que contou com a colaboração de muitas mentes brilhantes, em busca de respostas para uma questão central. Como fazer para que o investimento nas universidades e institutos de pesquisa chegue às empresas e estas passem a investir em inovação tecnológica como instrumento para a geração de lucros? São milhares de seminários, debates, artigos – muitos esquecidos em alguma gaveta na Esplanada dos Ministérios.

Mesmo modestos, é possível dizer que houve avanços nessa empreitada, que enfrenta uma arraigada mentalidade de desconfiança da inovação e aversão ao risco. Uma nova geração de empresas de base tecnológica está em formação no País, não apenas em áreas de rápida expansão comercial como as tecnologias de informação e comunicação. Mas também nas áreas que exigem tempo mais longo para maturação dos empreendimentos, nas chamadas ciências “duras”, como novos materiais, óptica, microeletrônica, e nas biotecnologias e ciências da vida. A quase totalidade depende, ou dependeu, de apoio das agências de fomento governamentais. A bem-sucedida Embrapii, criada em 2013, requer também um ambiente de pesquisa e desenvolvimento vigoroso.

Quais os resultados de uma política de restrição de investimentos para esse processo? Nesta etapa, a perplexidade não poderia nos levar senão à reflexão e à necessidade de intensificar o debate e o diálogo.

Artigo de Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e diretora executiva da Agência Unesp de Inovação
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Um momento de grande preocupação”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]