26 de setembro de 2016

Travessias de animais protegem a fauna silvestre na Régis Bittencourt

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Travessias de animais protegem a fauna silvestre na Régis Bittencourt


Concessionária monitora passagens de animais a cada três meses

Registro, 26 de setembro de 2016 – A Autopista Régis Bittencourt, empresa do Grupo Arteris, realizou a 6ª Campanha de Monitoramento de Travessias de Fauna, localizadas ao longo do trecho da Serra do Cafezal, com término no final de agosto/16. O monitoramento atende ao Programa de Proteção à Fauna - Subprograma de Monitoramento, Controle do Atropelamento da Fauna Silvestre e Travessias de Fauna, relacionado às obras de duplicação deste trecho.
O programa é uma exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA previsto no Licenciamento Ambiental. O principal objetivo é reduzir o número de atropelamentos de animais silvestres, diminuindo também o “efeito barreira” causado pela construção da rodovia, e aumentando o fluxo gênico entre as populações existentes.
As travessias – também conhecidas como “passa-faunas”, “passadores de fauna” ou ainda “faunodutos” – são dispositivos, planejados ou adaptados, destinados para a passagem de animais por baixo da rodovia ou por cima da dela - dependendo da espécie alvo, evitando-se atropelamentos de animais silvestres. Na Serra do Cafezal, há 12 áreas consideradas como travessias de fauna, distribuídas em: pontes, viadutos, galerias pluviais ou drenagens de escoamento, por exemplo.
As passagens de fauna são importantes estruturas utilizadas para reduzir acidentes e para promover a preservação da vida silvestre, além de garantir a integridade e a segurança dos usuários da rodovia. “Se os animais estiverem utilizando as passagens de fauna como travessia, a chance de acontecer um acidente causado pelo atropelamento da fauna silvestre diminui”, explica a coordenadora de meio ambiente da concessionária, Andrea Arima. 
Campanhas
O monitoramento das travessias é realizado trimestralmente e teve início em 2015. Cada travessia é monitorada por 5 dias e 4 noites, avaliando-se a frequência de uso e as espécies de animais que utilizam essas passagens. Em algumas travessias da Serra do Cafezal, são instaladas “armadilhas fotográficas” que consistem em câmeras acionadas a partir do movimento dos animais atravessantes. Em outras, são montadas estruturas conhecidas como: “armadilhas de pegadas” ou “cama de pegadas” que, a partir do rastro do deixado pelo animal, ajuda a identificar que animais tem utilizado a estrutura. Elementos como fezes, pelos, entre outros, também ajudam na identificação de quem utiliza estas passagens.
Complementando este trabalho, a Autopista verifica periodicamente se, nos pontos com maior número de acidentes, as passagens estão cumprindo seu papel na redução dos atropelamentos. A partir desta verificação, é feita uma análise dos locais de maior incidência de animais que, caso necessário, recebem redutores de velocidade e sinalização especial aos usuários, garantindo uma viagem mais segura.
Quando forem finalizadas as obras de duplicação, as travessias receberão cercas direcionadoras de fauna que servirão para guiar os animais para as áreas onde estão localizadas as passagem, potencializando o papel delas como redutoras de acidentes.
Estatísticas de atropelamentos
No Brasil, os atropelamentos de animais são hoje a segunda causa de perda de biodiversidade, ficando atrás apenas da redução de ambientes naturais. De acordo com dados divulgados pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, da Universidade Federal de Lavras – MG, mais de 15 animais morrem nas estradas brasileiras a cada segundo.
A grande maioria dos animais mortos por atropelamento são pequenos vertebrados, como sapos, pequenas aves, cobras, entre outros. Diariamente, morrem cerca de 1,3 milhões de animais e ao final de um ano, 475 milhões de animais selvagens são atropelados no Brasil.
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