30 de setembro de 2016

Sindicato Rural fará cursos de capacitação, além de levantamento de melhores espécies para cada piscicultor

,

Sindicato Rural fará cursos de capacitação, além de levantamento de melhores espécies para cada piscicultor


Piscicultura traz alternativa de negócio rentável para o Vale do Ribeira


Com possibilidade de diversificar a renda e a produtividade das propriedades rurais, a piscicultura vem encontrando espaços para aqueles que procuram uma alternativa econômica para suas culturas agrícolas ou de criação. Pensando nisso e também, em como melhorar o setor no Vale do Ribeira, a Universidade Estadual de São Paulo – Unesp Campus de Registro e o Sindicato Rural do Vale do Ribeira, em parceria com a APTA e a Cati, promoveram O I Encontro Regional de Piscicultores o Vale do Ribeira. O evento teve a participação de aproximadamente 200 pessoas entre agricultores familiares, piscicultores, técnicos da extensão rural e alunos de graduação e pós-graduação. 

Sindicato Rural fará cursos de capacitação, além de levantamento de melhores espécies para cada piscicultor

A programação foi aberta pelo professor da UNESP, Dr. Guilherme  Wolff Bueno, que falou sobre o cenário a aquicultura em nível nacional, sobre as oportunidades e negócio e os desafios que podem enfrentar aqueles que procuram a Piscicultura como melhorar seus negócios, seguido pela Dra. Flávia Tavares da Embrapa Pesca e Aquicultura.

A programação seguiu com os temas mitos e oportunidades no mercado aquícola e Experiências práticas da Piscicultura no Vale do Ribeira, encerrando a programação técnica que aconteceu pela manhã, no setor de piscicultura do APTA. À tarde aconteceram práticas aquícolas com temas temáticas como: Dicas de Manejo Alimentar, Tecnologias Aquícolas, Controle Ambiental na Piscicultura; Pescado: do abate ao consumo e Planejamento e Legalização a Piscicultura.

Sindicato Rural fará cursos de capacitação, além de levantamento de melhores espécies para cada piscicultor

Desafios – Rubens Shimizu, um dos representantes no evento do Sindicato Rural do Vale do Ribeira, avaliou positivamente o evento, principalmente pela participação maciça de produtores rurais na Região e a oportunidade que tiveram de conhecer mais sobre a Piscicultura. Ele entendeu que no evento foram repassadas informações sobre as vantagens na criação de peixes e a viabilidade, porém os criadores e os interessados devem aprender a trabalhar de forma mais associativista, em sistema e cooperativa para que possam juntos garantir melhores resultados de produção e consequentemente, maiores lucros. “Os piscicultores têm que considerar seriamente essa nova possibilidade de mais essa garantia de renda e para isso vamos desenvolver ainda mais o Cooperativismo e o Associativismo por meio da COOPARR – Cooperativa de Produtores Agrícolas de Registro e Região”.

Para que se estabeleça um melhor resultado para os interessados na Piscicultura, o Sindicato Rural pretende estabelecer um convênio com a UNESP por meio de seu  curso de Engenharia de Pesca para que os formandos possam ajudar os associados do Sindicato Rural interessados em melhorar sua produção. “Vamos criar cursos de capacitação para criação de peixes, por meio do Sindicato via SENAR. (...)Será mais um ítem a ser agregado a economia o pequeno produtor”.


Além dos cursos, o Sindicato Rural pretende fazer pesquisas junto aos possíveis criadores de que tipo de peixes serão mais viáveis para a região, se os de corte ou ornamentais e quais as regiões mais favoráveis. “ Vamos fazer esse levantamento junto a COOPARR”. 
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Sindicato Rural fará cursos de capacitação, além de levantamento de melhores espécies para cada piscicultor”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]