13 de setembro de 2016

IFSP inicia projeto de Xadrez em escolas de Registro-SP

,


IFSP inicia projeto de Xadrez em escolas de Registro-SP

Na última semana de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP/Câmpus Registro iniciou o Projeto de Extensão “Xadrez nas Escolas de Registro” que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e a cultura do Jogo de Xadrez para as crianças e adolescentes de escolas públicas do município de Registro/SP, como instrumento educacional, buscando o desenvolvimento dos educandos. Nesse primeiro momento as escolas contempladas com o projeto foram a EMEF Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e a EE Koki Kitajima, sendo quatro turmas e uma turma, respectivamente, atendendo um total de 110 alunos. Os alunos terão uma aula por semana com o professor e um aluno bolsista do IFSP, além de atividades nos intervalos e nas aulas de Educação Física com supervisão do aluno bolsista.

IFSP inicia projeto de Xadrez em escolas de Registro-SP

O Xadrez é conhecido por melhorar o estado de atenção e concentração dos alunos, e, consequentemente o rendimento escolar deles. Diminuindo a ansiedade, aumentando a paciência e o autocontrole nas situações de conflito, criando as condições favoráveis para se estimular o respeito e a disciplina nas crianças. A importância do jogo de xadrez como instrumento auxiliar na aprendizagem de estudantes tem sido cada vez mais reconhecida no mundo e no Brasil. Ele proporciona benefícios no desenvolvimento da capacidade intelectual e na inteligência emocional de crianças e jovens que o praticam.

Registro tem um grande potencial para revelar talentos o jogo de Xadrez. Atualmente seu maior expoente é o jovem registrense Igor Kikuchi Cadilhac que acumula diversos títulos nacionais e internacionais, e que teve seu primeiro contato com o Xadrez ainda muito pequeno na EMEF Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Igor obteve em 2015, com apenas 14 anos, o título de Mestre da Federação Internacional de Xadrez (MF), um feito inédito para a cidade de Registro. Resultados como o do Igor, um menino tão jovem, serve de referência e espelho para a nova geração que virá desse projeto escolar.


O Projeto de Extensão “Xadrez nas Escolas de Registro” é coordenado pelo Prof. Orlando Eduardo Ferri com o auxílio do aluno bolsista Willian Makoto H. Shiraishi do curso técnico em Edificações e o apoio da Coordenadoria de Extensão do IFSP – Câmpus Registro. “O Meu sonho para 2017 é firmar mais parcerias para poder ampliar o projeto para que cada vez mais crianças possam aprender esse jogo fantástico que só tem a contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico e a melhoria do comportamento dos alunos.” - ressaltou o Prof. Orlando. As ações apresentadas no projeto atuam no âmbito social por meio da melhoria da qualidade de vida dos participantes e da integração social, através da difusão da cultura do Xadrez, que é baseada em disciplina, educação, concentração, desenvolvimento da inteligência e a valorização ética. Características que podem afetar positivamente a vida de alunos, professores e comunidade em geral. 



Xadrez na SNCT: Entre os dias 17/10 a 23/10 será realizada no IFSP - Câmpus Registro a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TENCOLOGIA 2016 – SNCT que esse ano tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”. Esse evento promete ser a maior feira tecnológica do Vale do Ribeira. No dia 19/10 o MF Igor Kikuchi Cadilhac realizará uma simultânea de Xadrez em que ele jogará ao mesmo tempo contra 20 crianças selecionadas do projeto de extensão “Xadrez nas Escolas de Registro”. Além disso, Igor jogará contra qualquer desafiante que tiver o interesse de desafiá-lo em uma partida em que o mestre terá 1 minuto no relógio contra 5 minutos do adversário. Será uma grande festa do Xadrez! Os interessados em participar das atividades da SNCT 2016, pode se inscrever no site http://rgt.ifsp.edu.br/snct2016. Maiores informações pelo e-mail: cpi.rgt@ifsp.edu.br ou pelo telefone: (13) 3828-2025. 

Comentários
0 Comentários
0 comentários to “IFSP inicia projeto de Xadrez em escolas de Registro-SP”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]