7 de setembro de 2016

ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE IGUAPE FIRMA PARCERIA COM ENTIDADES DA BARRA DO RIBEIRA PARA A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE VIOLA CAIÇARA

,
ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE IGUAPE FIRMA PARCERIA COM ENTIDADES DA BARRA DO RIBEIRA PARA A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE VIOLA CAIÇARA

A AAPCI – Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape, por meio do projeto Gerando renda, motivando cidadãos patrocinado pela Petrobras, firmou parcerias com a Associação dos Jovens da Jureia – AJJ e com a Escola Estadual “Sebastiana Muniz Paiva” para a realização das oficinas de construção de viola caiçara.
ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE IGUAPE FIRMA PARCERIA COM ENTIDADES DA BARRA DO RIBEIRA PARA A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE VIOLA CAIÇARA
As oficinas estão acontecendo no Bairro Barra do Ribeira em Iguape – SP e é ministrada pelo luthier Cleiton do Prado Carneiro, caiçara e membro da AJJ.
Segundo a coordenadora de projetos da AAPCI, Anísia Lourenço, a escolha do bairro para as oficinas vai ao encontro a dois trabalhos que estão sendo desenvolvidos por duas entidades: A Escola Estadual “Sebastiana Muniz Paiva” e a AJJ. “A Barra do Ribeira hoje é reduto das famílias caiçaras que foram forçadas a sair do seu território por causa das restrições das leis ambientais e que imigraram para lá”, comenta.
“A Escola Estadual “Sebastiana Muniz Paiva”, com o projeto intitulado “Espaço Caiçara”, vem desenvolvendo um projeto de valorização e pertencimento da cultura caiçara”, fala Anísia. “As iniciativas são planejadas pela escola, pela comunidade e parcerias adjacentes e visam o diálogo entre a educação formal e o fortalecimento da identidade local a partir da perspectiva da interdisciplinaridade. Em um esforço conjunto da gestão escolar, professores, funcionários e alunos realizam ações periódicas envolvendo shows, apresentações, atividades em sala de aula, palestras, filmes e oficinas de construção de instrumentos musicais caiçaras como a viola branca e a rabeca fandangueira”, conta a coordenadora. “Já a Associação de Jovens da Jureia AJJ, tem como objetivos principais a geração de renda, o resgate e a manutenção da cultura caiçara, bem como a permanência das comunidades da Juréia em suas terras e construiu um Centro de Cultura na Barra do Ribeira onde abriga uma oficina de construção de instrumentos musicais; e nós buscamos a parceria com a escola para nos ajudar na divulgação e inscrições para oficina de violas caiçaras e com a AJJ, o espaço para as aulas”, finaliza.
ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE IGUAPE FIRMA PARCERIA COM ENTIDADES DA BARRA DO RIBEIRA PARA A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE VIOLA CAIÇARA
As oficinas de construção de violas caiçaras têm duração de três meses e acontecem nas quartas e quintas-feiras; e é ministrada para até 20 alunos, que na grande maioria são estudantes da Escola Estadual “Sebastiana Muniz Paiva.
As inscrições encontram-se abertas e os interessados devem procurar o Mercado de Artesanato e Cultura localizado na Avenida: Princesa Isabel, 708 no Centro Histórico de Iguape – Telefone (13) 3841-1016.
O projeto Gerando renda, motivando cidadãos, é coordenado e executado pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape (AAPCI), sob o patrocínio da Petrobras.

A Petrobras, por meio do PPSA, patrocina 13 projetos sociais do litoral paulista, incluindo o Vale do Ribeira. O investimento é de R$ 3,8 milhões, no período de dois anos, para iniciativas dos municípios de Iguape, Ubatuba, Cananéia, Ilhabela, Peruíbe, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. No estado de São Paulo, a seleção pública contemplou 32 projetos socioambientais de 26 cidades paulistas, somando R$ 9,2 milhões em investimentos.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE IGUAPE FIRMA PARCERIA COM ENTIDADES DA BARRA DO RIBEIRA PARA A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE VIOLA CAIÇARA”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]