12 de setembro de 2016

A segurança norte-coreana e o poder de Kim Jong-Un

,
A segurança norte-coreana e o poder de Kim Jong-Un

A Coreia do Norte realizou, no dia 9 de setembro, seu quinto teste nuclear, que parece ter sido o maior até o momento, atingindo aproximadamente 10 kilotons. Desde o começo de 2016, que se iniciou com outra explosão nuclear, o país tem dado repetidas mostras dos elevados investimentos para o desenvolvimento de sua capacidade nuclear, não apenas na produção de explosivos, mas também dos meios de entrega, incluindo lançamentos de mísseis e avanços na sua capacidade de lançamento por submarinos.

Devido à intensa censura que opera dentro do país e da dificuldade de acesso a informações confiáveis sobre seu contexto doméstico, é difícil identificar com clareza os fatores que motivam a postura nuclear norte-coreana. É possível, contudo, sugerir algumas conjecturas. Primeiro, essa postura pode ser fruto do contexto de segurança da Coreia do Norte, conforme as justificativas manifestadas pelo próprio governo de Kim Jong-un. Assim, o desenvolvimento do arsenal nuclear decorreria da insegurança gerada pela presença dos Estados Unidos na península coreana e sua histórica aliança com a Coreia do Sul. De fato, em julho deste ano, foi anunciado o estabelecimento de um escudo antimísseis em território sul-coreano, como forma de conter a ameaça do Norte na região. Além disso, a posição de extremo isolamento internacional do regime de Kim contribui para sua percepção de que a capacidade nuclear constituiria um elemento dissuasor fundamental, desencorajando futuras intervenções externas para a promoção de uma mudança de regime no país (algo com amplos precedentes na história recente do Oriente Médio).

A segunda conjectura é diplomática. O desenvolvimento de explosivos nucleares e de mísseis de maior alcance seria uma estratégia para pressionar a retomada das negociações com os vizinhos asiáticos e com os Estados Unidos. Essas novas negociações poderiam resultar na suspensão das pesadas sanções que são, há anos, impostas à Coreia do Norte. Parece claro, no entanto, que as repercussões deste novo teste nuclear serão contrárias a essa esperança, ao menos em um primeiro momento, já que uma nova onda de sanções deve ser anunciada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que se reuniu em caráter emergencial após o anúncio da explosão.

Finalmente, a terceira hipótese sobre o que motiva a postura nuclear norte-coreana é doméstica. Desde a morte de seu pai, o atual ditador Kim Jong-un tem buscado se firmar como líder do regime, frente às pressões do alto escalão do Partido dos Trabalhadores da Coreia. De fato, em maio deste ano, Kim realizou o Sétimo Congresso do Partido, o primeiro a ser convocado em mais de 35 anos. Esse evento, de proporções faraônicas, parece ter sido orquestrado para celebrar a liderança de Kim Jong-un, que foi investido dos poderes do recém-criado cargo de presidente do Partido. Nesse contexto, os avanços militares e os frequentes anúncios de novos testes de mísseis são uma mostra de força do regime, e uma ameaça velada às potenciais concorrências políticas que possam emergir no cenário doméstico.

O mais provável é que a postura nuclear da Coreia do Norte seja resultado não de um único fator, mas de todo esse contexto. Independentemente de suas motivações, no entanto, cada novo passo norte-coreano rumo à consolidação da sua capacidade nuclear torna mais difícil a reversão do seu curso de ação. Afinal, é sempre mais fácil convencer um país a desistir de uma capacidade que ainda não tem do que abrir mão daquilo que já está em sua posse.

Raquel Gontijo é doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES).
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “A segurança norte-coreana e o poder de Kim Jong-Un”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]