3 de agosto de 2016

Em visita à Ilha Comprida, especialista em alimentos do Japão faz intercâmbio no Vale do Ribeira

,


Em visita à Ilha Comprida, especialista em alimentos do Japão faz intercâmbio no Vale do Ribeira



Ilha Comprida - O especialista em Alimentos, professor Kazumi Osako, da Tokyo University of Marine and Technology, esteve na Ilha Comprida, na semana passada,  para ensinar aos aprendizes da Unidade Municipal de Beneficiamento e Processamento de Pescados, as técnicas de preparo do “surimi” - massa sólida de peixe. No processo também chamado de Carne Mecanicamente Separada (CMS), o peixe é desossado, triturado e lavado, sem perder suas características nutricionais. Seu preço acessível contribui para o aumento do consumo de pescado. 

Na processadora da Ilha, o professor fez experimentos e preparou três diferentes massas, uma “in natura” e outras duas com especiarias. Elas podem  ser aproveitadas para produção de “Kamaboko”, bolinhos e outros derivados do CMS. Os moradores da Ilha Neiva Terezinha Maçaneiro Batista e Silvio Batista Filho auxiliaram o especialista em seus experimentos.

Segundo o professor, estudos feitos no Japão indicam que quanto mais se consome peixe, maior é a longevidade das pessoas. O peixe é a matéria prima principal da comida japonesa e pode ser melhor aproveitado também no Brasil.“O peixe é uma matéria prima em abundância no Brasil e tem custo baixo, isso favorece o consumo e sua industrialização”, afirmou Osaka. 

Em visita à Ilha Comprida, especialista em alimentos do Japão faz intercâmbio no Vale do RibeiraSobre a Unidade da Ilha, o professor considerou o local adequado e higiênico, o comparou a empresas do seu país e sugeriu a aquisição de dois equipamentos para completar a linha de produção: uma centrifugadora e um misturador industrial. A agenda do professor Kazufumi Osako também contou com visita aos projetos de cultivo marinho da cidade e à Unesp, em Registro.

Unesp –No campus Experimental de Registro, Kazumi Osako e comitiva da Ilha foram recepcionados pelo coordenador executivo da unidade, o professor Dr. Reginaldo Barboza da Silva e pelo professor Dr. de Engenharia de Pesca, Eduardo Antônio Sanches. A reunião aconteceu na quinta-feira, 28/07 e contou ainda com a presença dos professores Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, Marília Cunha Lingdon, Domingos Garrone Neto, Lilian Cristina Makino, Erico Tadao Teramoto e Vilmar Rodrigues. 

A busca pela parceria com a Unesp é uma iniciativa do município de Ilha Comprida para que tenha continuidade, independente de ciclos governamentais. Na oportunidade, ficou claro que a vinda do especialista japonês foi espontânea e o seu interesse em viabilizar esta parceria, que também vem de encontro com a Internacionalização da Universidade em firmar Acordos de Cooperação entre Universidades de outros países, incentivados pela Unesp. 

 O professor Dr. de Engenharia de Pesca Eduardo Antônio Sanches destacou a importância da visita do técnico do Japão ao Brasil:  “Esse intercâmbio abrirá um leque muito importante não só para a sociedade acadêmica como para a sociedade em geral porque os futuros profissionais que serão formados pela Universidade atuarão diretamente no setor. O Vale do Ribeira é uma das regiões mais promissoras com relação à produção de pescados (continental, estuarino e marítimo), ou seja, não só peixe como camarão, mexilhão, ostras, entre outros. Podemos estar limitados a algumas espécies, organismos ou substâncias e essa troca de informação ampliará esses estudos. A iniciativa do município de Ilha Comprida beneficiará toda a região”. 

Por Marcia Colla


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Em visita à Ilha Comprida, especialista em alimentos do Japão faz intercâmbio no Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]