3 de agosto de 2016

Em visita à Ilha Comprida, especialista em alimentos do Japão faz intercâmbio no Vale do Ribeira

,


Em visita à Ilha Comprida, especialista em alimentos do Japão faz intercâmbio no Vale do Ribeira



Ilha Comprida - O especialista em Alimentos, professor Kazumi Osako, da Tokyo University of Marine and Technology, esteve na Ilha Comprida, na semana passada,  para ensinar aos aprendizes da Unidade Municipal de Beneficiamento e Processamento de Pescados, as técnicas de preparo do “surimi” - massa sólida de peixe. No processo também chamado de Carne Mecanicamente Separada (CMS), o peixe é desossado, triturado e lavado, sem perder suas características nutricionais. Seu preço acessível contribui para o aumento do consumo de pescado. 

Na processadora da Ilha, o professor fez experimentos e preparou três diferentes massas, uma “in natura” e outras duas com especiarias. Elas podem  ser aproveitadas para produção de “Kamaboko”, bolinhos e outros derivados do CMS. Os moradores da Ilha Neiva Terezinha Maçaneiro Batista e Silvio Batista Filho auxiliaram o especialista em seus experimentos.

Segundo o professor, estudos feitos no Japão indicam que quanto mais se consome peixe, maior é a longevidade das pessoas. O peixe é a matéria prima principal da comida japonesa e pode ser melhor aproveitado também no Brasil.“O peixe é uma matéria prima em abundância no Brasil e tem custo baixo, isso favorece o consumo e sua industrialização”, afirmou Osaka. 

Em visita à Ilha Comprida, especialista em alimentos do Japão faz intercâmbio no Vale do RibeiraSobre a Unidade da Ilha, o professor considerou o local adequado e higiênico, o comparou a empresas do seu país e sugeriu a aquisição de dois equipamentos para completar a linha de produção: uma centrifugadora e um misturador industrial. A agenda do professor Kazufumi Osako também contou com visita aos projetos de cultivo marinho da cidade e à Unesp, em Registro.

Unesp –No campus Experimental de Registro, Kazumi Osako e comitiva da Ilha foram recepcionados pelo coordenador executivo da unidade, o professor Dr. Reginaldo Barboza da Silva e pelo professor Dr. de Engenharia de Pesca, Eduardo Antônio Sanches. A reunião aconteceu na quinta-feira, 28/07 e contou ainda com a presença dos professores Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, Marília Cunha Lingdon, Domingos Garrone Neto, Lilian Cristina Makino, Erico Tadao Teramoto e Vilmar Rodrigues. 

A busca pela parceria com a Unesp é uma iniciativa do município de Ilha Comprida para que tenha continuidade, independente de ciclos governamentais. Na oportunidade, ficou claro que a vinda do especialista japonês foi espontânea e o seu interesse em viabilizar esta parceria, que também vem de encontro com a Internacionalização da Universidade em firmar Acordos de Cooperação entre Universidades de outros países, incentivados pela Unesp. 

 O professor Dr. de Engenharia de Pesca Eduardo Antônio Sanches destacou a importância da visita do técnico do Japão ao Brasil:  “Esse intercâmbio abrirá um leque muito importante não só para a sociedade acadêmica como para a sociedade em geral porque os futuros profissionais que serão formados pela Universidade atuarão diretamente no setor. O Vale do Ribeira é uma das regiões mais promissoras com relação à produção de pescados (continental, estuarino e marítimo), ou seja, não só peixe como camarão, mexilhão, ostras, entre outros. Podemos estar limitados a algumas espécies, organismos ou substâncias e essa troca de informação ampliará esses estudos. A iniciativa do município de Ilha Comprida beneficiará toda a região”. 

Por Marcia Colla


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Em visita à Ilha Comprida, especialista em alimentos do Japão faz intercâmbio no Vale do Ribeira”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]