21 de agosto de 2016

Relato de uma voluntária nos Jogos Olímpicos

,
Relato de uma voluntária nos Jogos Olímpicos


Maria Victória Bernardo Pereira

Na infância, minha mãe já incentivava a prática de esportes. Aos 4 anos, na academia mais próxima de casa, fazia natação e ballet, mais tarde com 7 anos praticava tênis na escolinha do Guga Kuerten que tinha parceria com a escola pública em que estudei da 1ª até a 4ª série, e como a escolinha ficava no Ginásio do Ibirapuera, lá eu acabei conhecendo o atletismo e a Ginástica Olímpica, e aos 10 anos essas modalidades faziam parte das minhas tardes que eram preenchidas pela prática de esportes, brincadeiras, amizades e aprendizados.  Aos 12, minha mãe ficou sabendo de uma peneira de Basquete feminino que iria acontecer no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - COTP, e lá fomos nós, eu e minha irmã passamos na peneira e começamos na escolinha, lá fui federada e permaneci por 5 anos.

Sem dúvida, o esporte marcou minha vida de várias maneiras e me trouxe valores importantes que carrego até hoje. Quando soube que as olimpíadas seriam no Brasil a expectativa de querer prestigiar e assistir as competições era grande. Há um ano atrás quando saiu o formulário para se candidatar a voluntário nos jogos olímpicos não pensei 2 vezes.

Acabo de voltar dessa experiência de 10 dias trabalhando como Event Services- EVS na Arena Olímpica do Rio onde ocorreram as competições de Ginástica Olímpica, minha função foi explicar, orientar e ajudar os visitantes da Arena durante as competições, o que me permitiu conversar com pessoas de várias as partes do mundo. A organização de um evento grande como esse é trabalhosa e pude sentir a responsabilidade de ser um voluntário.

Presenciei as dificuldades enfrentadas pela falta de planejamento pois tudo ocorreu bem nos eventos testes mas o despreparo diante do evento oficial com o triplo de visitantes no parque olímpico foi claro. Principalmente os voluntários que vieram do exterior ou de outras cidades, que não a do Rio de Janeiro, não tiveram treinamentos presenciais e eu fui uma dessas voluntárias. Aprendemos tudo na hora e conforme as situações iam acontecendo, o que também foi um aprendizado muito grande.

O que me surpreendeu foi o respeito à alegria e o entusiasmo diário entre os voluntários EVS e de nós para com o público, todos ou pelo menos a maioria fazendo o seu melhor pelos jogos e pelo Brasil e foi o que possibilitou que tudo melhorasse com o passar dos dias.

Nas reuniões que aconteceram os coordenadores sempre atenciosos nos passavam tudo o que estava acontecendo de ruim, de bom, nos incentivavam e agradeciam pela disponibilidade de estar ali. Nos 2 primeiros dias de evento trabalhamos com aproximadamente 40% dos voluntários inscritos, brincamos que aconteceu um milagre.

Hoje minha vontade é poder ter a experiência de ser voluntária das Olimpíadas em outro país pois quero poder comparar experiências e viver muitas novas.
Ser voluntário é muito mais que trabalhar de graça como muita gente pensa, é ajudar, é mudar realidades, é fazer a diferença, é fazer acontecer e é a transformação por dentro do ser humano e em toda a sua volta.       

Maria Victória Bernardo Pereira, paulistana, há 3 anos mora em Araraquara onde cursa Administração Pública na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp e atua no Projeto Centro de Línguas.  
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Relato de uma voluntária nos Jogos Olímpicos”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
22 a 29 de maio

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]