11 de agosto de 2016

Registro-SP recebe Dança à Deriva - Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea

,



Registro-SP recebe Dança à Deriva - Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea

Mostra será realizada neste final de semana no espaço do K.K.K.K., com entrada franca

Neste sábado e domingo, 13 e 14 de agosto, acontece a Dança à Deriva 2016 – Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea, no espaço do K.K.K.K., escolhido para receber espetáculos, performances e rodas de conversa de 4 coletivos artísticos dos 19 que se apresentarão antes em São Paulo, onde países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Paraguai estarão presentes. A edição pocket em Registro contará com a participação de Dual Cena Contemporânea (São Paulo), HombreBuho (Colômbia), Amaranto e EnNingunLugar (Colômbia-México), e Colectivo Canino Danza y No Danza (México), com apresentações a partir da 17h. A entrada é franca.

Registro-SP recebe Dança à Deriva - Mostra Latino-Americana de Dança ContemporâneaA Mostra, que se dá sempre com o propósito de facilitar e estimular trocas de experiências entre os artistas, fomentando o diálogo entre as nações por meio da linguagem da dança, traz para a cena espetáculos que evidenciam processos de pesquisa de linguagem que arriscam novas estéticas e outros novos modos de se relacionar artisticamente com o corpo e com as ideias nele perpassadas.

O evento também potencializa coletivos que buscam alternativas para realizar seus projetos poéticos numa perspectiva mais horizontal, de parcerias e estratégias. Desenha, assim, um novo mapa de possibilidades, fortalece processos colaborativos de criação e de produção e, sobretudo, abre caminho para que as produções nacionais possam circular por outros países deste continente diverso e multifacetado, dando espaço para o que pouco se discute na dança: a internacionalização.

Numa realização da Radar Cultural Gestão e Projetos, sob a direção geral de Solange Borelli, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Registro, Dança à Deriva – Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea se consolida cumprindo a sua principal vocação: preservar os vínculos estabelecidos durante a mostra para dinamizar e fortalecer o intercâmbio artístico-cultural entre grupos dos países da América Latina.

PROGRAMAÇÃO
13 de agosto  - sábado

1 - COLECTIVO CANINOS (MÉXICO)
17h – GALPÃO KKKK
“MOR, Sutilezas del sueño”
“MOR, Sutilezas del sueño” é um jogo basead​​o no conto “7 coisas que você deve saber sobre Jeronimo”, do escritor mexicano Ruy Feben. Na história, um especialista em Súbito Movimento Ocular (MOR) narra a vida de Jerônimo, homem rico e poderoso que frequenta uma empresa de sonhos com o desejo de superar um trauma da infância, viajando em um mar de possibilidades, memórias, ficção e realidade.

2 - COMPAÑÍA HOMBREBUHO (Colômbia)
18h – GALPÃO KKKK
“Elogio de Guerra”
Apresentado e dirigido por Yenzer Pinilla, bailarino e mestre da academia superior de artes de Bogotá, e da faculdade de artes da Universidad distrital Francisco José de Caldas, é um artista envolvido com a direção de alguns dos mais representativos coletivos de dança da capital da Colômbia. Em 2015, motivou-se por montar sua própria companhia com o propósito de abrir novas portas criativas para sua pesquisa de linguagem e composição coreográfica. Com “Elogio de Guerra”, trata das angústias do homem contemporâneo, forçado a percorrer, inerte, um caminho que não escolheu em contraposição aos seus desejos mais profundos e prementes.

3 - enNingunlugar & AMARANTO (COLOMBIA-MÉXICO)
19h – GALPÃO KKKK
“Re-Construcción de los hechos”
"Comece com a morte refazendo o caminho para a vida e, finalmente, regressar à morte ... Um mundo onde tudo é duplo, onde a mesma coisa acontece duas vezes ..."
“A Invenção da Solidão, Paul Auster”
Projeto de pesquisa cênica e fotográfica mutável e adaptável, “Re-Construcción de los hechos” inspira-se no ciclo da água como metáfora e necessidade real para a vida e a morte. A partir de ângulos diferentes, a peça explora a reconstrução, redefinição e re-significação constantes a que estão submetidos nossos corpos físico e mental.

14 de agosto - domingo

1 - DUAL Cena Contemporânea (BRASIL)
17h – GALPÃO KKKK    

“Duo para Dois Perdidos”
Baseado no universo do texto teatral “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, de Plínio Marcos, o espetáculo de dança Duo Para Dois Perdidos aborda a relação entre dois mundos corporais extremamente distintos em choque e diálogo a partir de suas singularidades. O espetáculo propõe uma interface com o teatro e lança olhares sobre a desigualdade, a exploração e a injustiça social, contracenando sob um léxico característico do cidadão urbano brasileiro. Investigando elementos da cultura hip hop, os dois bailarinos propõem uma escrita dramatúrgica que descola a superfície da realidade para revelar o brilho do ser humano em sua condição essencial e em suas singelezas mais plenas.

2 - CIA. HOMBREBUHO & enNingunlugar (COLOMBIA-MÉXICO)
18h - GALPÃO KKKK

"Intromisiones Insatisfactorias"
O espetáculo investiga os problemas de comunicação entre dois homens que habitam o mesmo espaço. Representa um "não-lugar", um espaço absurdo onde dois indivíduos, sem saber como ou porque, despertam um dia completamente colados. Incapazes de serem percebidos pelos outros, tentam resolver o seu estado por meio de incessantes debates e inevitável viagem interna que implica em reconhecer-se através do outro.

3 - DUAL CENA CONTEMPORÂNEA (São Paulo – Brasil)  
19h - GALPÃO KKKK 

“Profetas da Selva”
Espetáculo criado a partir do envolvimento dos integrantes da Dual com a rotina de trabalho, de rituais e danças na casa sagrada, da religiosidade, da música e das pinturas corporais das aldeias Guarani Guyrapa-Ju e Krukutu, ambas situadas no Estado de São Paulo, “Profetas da Selva” propõe a recomposição de danças praticadas pelas etnias Tupi e Guarani no século XV, para evocar a mitologia ao redor do chamado "profetismo tupi-guarani", cujo tema principal consistiria nas grandes migrações "místicas" dirigidas por xamãs em busca de uma terra maravilhosa – ‘Yvy Marã ey’, Terra Sem Mal –, onde deuses e homens seriam iguais e cujo acesso se daria através de jejuns e de danças, conduzidos por profetas.
Após a apresentação, bate-papo sobre a temática e o processo de criação.

Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Registro-SP recebe Dança à Deriva - Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]