10 de agosto de 2016

Deputado André do Prado prestigia lançamento da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário em Brasília

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 Deputado André do Prado prestigia lançamento da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário em Brasília



Presidida pelo deputado federal Marcio Alvino, o evento de lançamento contou com a presença do deputado estadual André do Prado, coordenador de colegiado semelhante na Assembleia Legislativa, e do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa  


 Deputado André do Prado prestigia lançamento da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário em Brasília
Cumprindo agenda em Brasília nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, o líder do Partido da República na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, participou da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Federal de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, presidida pelo deputado Marcio Alvino.

Em seu discurso, o deputado estadual André do Prado fez questão de ressaltar a importância da malha ferroviária para o desenvolvimento do Brasil e do estado de São Paulo, principalmente para o transporte da produção cafeeira até os portos, visando a exportação. Além disso, o parlamentar, que é coordenador de Frente Parlamentar com objetivo semelhante na Assembleia Legislativa Paulista, fez questão de destacar que os dois colegiados irão trabalhar em parceria, visando apresentar um bom trabalho para a população.

“É inegável a importância da ferrovia para o desenvolvimento do Brasil e, de modo particular, do estado de São Paulo. Numa época em que havia grande dificuldade para o transporte da produção nacional, boa parte de nossas riquezas eram transportadas sobre trilhos.  Quantos caminhões cabem nos vagões de um trem? Precisamos repensar os rumos. Os colegiados, coordenados pelo deputado federal Marcio Alvino, em Brasília, e por mim, em São Paulo, vão resgatar a nossa memória e transformar o patrimônio em algo digno de visitação”, afirmou André do Prado.

O deputado federal Marcio Alvino, por sua vez, destacou que o patrimônio ferroviário de outrora pode ser transformado em pontos de visitação para turistas, proporcionando e incrementando o turismo dos municípios.

“Guararema, minha cidade natal, é um bom exemplo da importância das locomotivas para a atividade turística. A “Velha Senhora” tem realizado viagens lotadas em todos os finais de semana. Quem utilizou o trem como meio de transporte em sua juventude, hoje, pode matar a saudade por meio de uma viagem turística. Quem nunca tinha andado de trem, está podendo conhecer como era mágica essa viagem. Não obstante, a circulação da Maria Fumaça 353 – Velha Senhora tem atraído a atenção de nossas crianças. Tenho certeza de que outros municípios poderão fazer o mesmo que nós fizemos lá”, comenta o deputado federal Marcio Alvino.

No estado de São Paulo foram construídas mais de 900 estações de trens, no auge da expansão da ferrovia, mas, somente, 29 foram tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Algumas foram restauradas ao longo do tempo, mas, a maioria, ainda, carece de maior atenção, visando preservar a história e o patrimônio público paulista.

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, também, fez questão de prestigiar a cerimônia de lançamento e deixou claro que apoia as iniciativas dos deputados guararemenses.  

A partir de agora, serão realizadas reuniões conjuntas em Brasília e em São Paulo com o objetivo de facilitar a tramitação burocrática da destinação dos imóveis pertencentes a antiga malha ferroviária aos municípios interessados em restaurar os imóveis, com a finalidade de transformá-los em locais de visitação. Outro objetivo dos colegiados é, também, verificar a possibilidade de mais cidades terem como atrativos turísticos: viagens de trens e, sobretudo, apoiar aquelas cidades que já possuem esta atividade, além de discutir a utilização deste modal de transporte que, no passado, foi importante, e, no futuro, pode ser um bom investimento.
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