4 de agosto de 2016

Confiança gera confiança

,
Paulo Skaf  Presidente Sebrae-SP


Após tantos meses conturbados, o Brasil parece estar devagar voltando aos trilhos. Nessa semana, divulgou-se que, pelo quarto mês consecutivo, a produção industrial nacional cresceu. Em junho, o índice foi positivo em 1,1%, na comparação com maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pequenas empresas do varejo e de serviços também disseram estar mais confiantes nos rumos da economia, registrando maior índice em 15 meses, de acordo com estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). E pesquisa do Sebrae-SP junto aos microempreendedores individuais (MEIs) paulistas mostra que cerca de 40% acreditam que seu faturamento e a economia vão melhorar nos próximos seis meses.

Ainda estamos longe de chegar aos patamares de anos anteriores, mas tudo indica que começamos a sair do fundo do poço. Muita gente desconfia dos indicadores, mas, em minhas andanças por aí, tem sido possível perceber sinais de retomada. É só olhar com um pouco mais de atenção para o dono da padaria, do restaurante, da oficina mecânica, do salão, da pequena indústria. Aos poucos, a confiança começa a permear as conversas dos empresários, de todos os portes.

Um dia desses, conversei com um casal empreendedor, que me disse algo bem interessante: confiança gera confiança. Eles confiaram que tinham encontrado um bom nicho de mercado, planejaram, buscaram capacitação e dedicam-se 24 horas do dia ao negócio. Ao entregar o produto e um serviço a mais - ajudam os clientes a fazer gestão do estoque – geraram uma relação de confiança com seus clientes. Cliente satisfeito é o melhor propagandista, e a carteira cresceu, inclusive extrapolando os limites da cidade sede da empresa. Mais consumidores, mais empregos gerados. E mais confiança em investir. É o clássico exemplo do ciclo virtuoso do desenvolvimento, que queremos ver se espalhar por todo o país.

Por isso, venho insistindo que os governos, em todas as esferas, têm que fazer sua lição de casa. Como o casal empreendedor que encontrou o equilíbrio ao gerenciar seu fluxo de caixa diariamente – e leva seus clientes a adotar o mesmo procedimento – o setor público tem que apertar o cinto, reduzir desperdícios, e trabalhar diuturnamente para minimizar um déficit que, hoje, chega a R$ 170 bilhões. Ao fazer isto, abrimos o sinal verde da confiança aos investidores nacionais e estrangeiros. Mais investimentos, mais riqueza e divisas geradas. É sabido que a cada acréscimo de um ponto percentual do PIB, gera-se um ponto e meio percentual em tributos.
É assim que se aumenta arrecadação. Não com a lógica reversa de tapar o buraco gerado pela incompetência no gerenciamento das contas públicas e pela corrupção com o aumento de impostos.

Todos nós já entendemos isto. Uma pesquisa recente da Fiesp, realizada junto a 1,2 mil brasileiros, mostrou que 88% acreditam que a melhor opção para reequilibrar o orçamento federal é o corte de gastos. Não é nem criar, nem elevar impostos. E, já que estamos falando em confiança, 84% não acreditam que um novo imposto seja temporário. Como dizer que estão enganados, sendo que somente no primeiro semestre deste ano os governos já arrecadaram mais de R$ 1 trilhão?

Está em nossas mãos não só reverter esse quadro, mas manter o Brasil no prumo por muitos anos. Vamos continuar fazendo nossa lição de casa, e exigindo, em alto e bom som, que os governantes também façam seu dever. Porque confiança gera confiança, que gera investimento, emprego, renda e divisas.

Paulo Skaf
Presidente Sebrae-SP

Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Confiança gera confiança”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Google+

Site Registro-SP

Site Registro-SP
Cotação da Banana
Cotação da Banana
20 a 27 de março

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida

Receitas do Vale

Receitas do Vale

Sites Oficiais


Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]