18 de julho de 2016

VALE DO RIBEIRA PASSA A TER ACESSO ÀS ATIVIDADES DO SESC A PARTIR 23/07

,


VALE DO RIBEIRA PASSA A TER ACESSO ÀS ATIVIDADES DO SESC A PARTIR  23/07

A unidade do Sesc Registro-SP do Vale do Ribeira  funcionará inicialmente aos finais de semana,  das 10h às 19h e receberá atividades culturais e esportivas   

VALE DO RIBEIRA PASSA A TER ACESSO ÀS ATIVIDADES DO SESC A PARTIR  23/07

A partir do próximo sábado, 23, o Sesc – Serviço Social do Comércio passa a administrar o Complexo  K.K.K.K., em Registro. A cessão de uso real do solo do Complexo foi assinada no último dia 22 de junho na presença do Presidente do Conselho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo, Abram Szjaman e do prefeito de Registro, Gilson Fantin. Esteve presente ao ato o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. 

VALE DO RIBEIRA PASSA A TER ACESSO ÀS ATIVIDADES DO SESC A PARTIR  23/07

A programação sociocultural estará voltada, como é característico dos projetos de ação do Sesc, para toda a população da cidade e da região e para todas as idades. Danilo Santos de Miranda reforça que “esta é a primeira unidade a ser instalada na Região do Vale do Ribeira e o Sesc ocupará um dos mais belos cartões postais que o Município possui”. Portanto, “os trabalhos serão direcionados ao fomento de atividades importantes nas áreas de esporte, cultura, cidadania e arte”, afirma Miranda.  

VALE DO RIBEIRA PASSA A TER ACESSO ÀS ATIVIDADES DO SESC A PARTIR  23/07
A programação de abertura do teatro para o público acontece nos dias 23 e 24 com o espetáculo infantil O Senhor dos Sonhos, da Cia. Truks, às 11h30. Para encerrar as atividades do primeiro e do segundo dia, o Sesc Registro recebe no teatro o cantor e compositor Arnaldo Antunes com o show intimista A Casa é Sua, acompanhado pelos músicos André Lima e Chico Salém, às 20h no sábado e às 18h no domingo. Para estas atividades será necessária a retirada de ingressos com 1h de antecedência no local. 

Na área de convivência funcionará o espaço de leitura e a programação será aberta, no dia 23, com a apresentação de um sarau literário com o rapper Thaíde e o escritor Paulo Lins, autor do livro e roteirista do filme Cidade de Deus. 
   

Nas artes visuais, a partir das 10h30 será realizada um ateliê para a família com atividades manuais que promovem a interação entre gerações. Às 14h30, a Unidade recebe o Gabinete de Curiosidades e Habilidades com oficinas, espaço de leitura e exibições de curtas. No sábado 23, às 19h haverá projeções artísticas (videomapping) na fachada do Complexo com o coletivo Visual Farm.  

Na área de circo, no último final de semana de julho, às 11h30 e às 15h, o grupo paulista Arena Circus apresenta o espetáculo de variedades Magnífico, com números raros de habilidades circenses. 
Na área de dança, no domingo, 31, Denise Stutz apresenta o espetáculo Finita que traz reflexões sobre o tempo, o fim das coisas e o que não existe mais e questiona como construir uma dança a partir da presença e da ausência. 

O público terá acesso às atividades físico-esportivas em dois espaços: Sala de Ginástica Multifuncional, onde haverá orientação com instrutores sobre o programa de exercícios físicos do Sesc e a Praça Esportiva que apresentará diversas modalidades como badminton, frescobol, vôlei, basquete, tênis, entre outros. 

Na área de sustentabilidade e valorização social a atividade Mosaico de Saberes - Mostra de Boas Práticas abre espaço para os expositores locais, da região e da capital, para troca e difusão de experiências e de ideias. A oficina Registros de Registro  estimulará a coleta de narrativas dos moradores da região e público visitantes que irão compor um painel de ilustrações e memória. Haverá também ficinas de bordado e de plantio, expedição para conhecimento da flora e da fauna local e conversas ao pé da árvore.  

Para os idosos serão realizadas atividades de sensibilização sobre o envelhecimento como a instalação Era uma Casa nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada que integrou a campanha de Prevenção de Quedas com dicas e informações úteis, que de forma lúdica chamam a atenção para situações de risco presentes no cotidiano e o Jogo da Casa Segura com o grupo Cria Ludis. O ceramista e performer Luciano Almeida desenvolverá uma escultura em tempo real mostrando o processo de envelhecimento. Para incentivar a relação intergeracional o projeto Avós e Netos realiza a vivência Cirandas do Brasil com o grupo EME Cultural. A intervenção Possíveis Janelas Para Ver o Tempo Correr, com a Cia Opovoempé, provoca o público e busca refletir sobre as sensações do envelhecer. 

Futura Unidade 

Sigla para “Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha”, K.K.K.K. é a Companhia Ultramarina de Desenvolvimento, nascida em Tóquio em 1913 com o objetivo de apoiar e instrumentalizar os imigrantes japoneses a caminho do Brasil. Marco da imigração nipônica na região do Vale do Ribeira, o conjunto arquitetônico foi construído em 1919, às margens do Rio Ribeira. É composto por 4 armazéns, somando mais de dois mil metros quadrados, com um edifício de engenho que, na época, era utilizado para o beneficiamento do arroz e que centralizou, durante suas atividades, a infra-estrutura industrial e comercial da região. 
   


Funcionou até 1939, quando interrompeu temporariamente suas atividades em função da II Guerra Mundial. Em seguida, retomou suas atividades fabris a pleno vapor e, com diversas adaptações, seus galpões tiveram finalidades sociais e culturais ao longo das décadas. Tombado em 1987 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), foi restaurado no início dos anos 2000 pela equipe do arquiteto Marcelo Ferraz.  

Os edifícios abrigaram o Memorial da Imigração Japonesa, que ora aguarda a finalização de sua futura sede, e receberam shows e atividades culturais. Símbolo da tradição e história para a comunidade de Registro, o K.K.K.K. agora se prepara para ser espaço privilegiado para o trabalho a ser desenvolvido pelo Sesc SP na cidade de Registro.  

Sobre o SESC 

Esporte, Cultura, Lazer...As ações do Sesc - Serviço Social do Comércio – são fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação pelo empresariado do comércio e serviços em 1946, a marca da inovação e da transformação social.  

Ao longo dos anos, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais.  

Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradouras e significativas.   No Estado de São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 36 unidades, em sua maioria centros culturais e desportivos. Oferece também atividades de turismo social, programas de saúde e de educação ambiental, programas especiais para crianças e terceira idade, além dos pioneiros Mesa Brasil Sesc São Paulo, de combate à fome e ao desperdício de alimentos, e Internet Livre, de inclusão digital. Além disso, a instituição conta com o Portal SescSP, o SescTV, as Edições Sesc e o Selo Sesc, e diversas revistas - Em Cartaz, Mais 60, Problemas Brasileiros e Revista E - para registrar e divulgar suas ações, ampliando assim o acesso de suas programações e aos bens culturais que produz.   O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir. 

VALE DO RIBEIRA PASSA A TER ACESSO ÀS ATIVIDADES DO SESC A PARTIR  23/07

Sobre Registro 
Registro é um município brasileiro da Microrregião de Registro, na Mesorregião do Litoral Sul Paulista, no estado de São Paulo. Conhecida como a capital do Vale do Ribeira, situa-se entre 0 e 25 metros acima do nível do mar e seu clima é classificado como subtropical úmido. 
A região original do Município era um centro de fiscalização do ouro explorado no Alto Ribeira no século XVII. Era o Porto de Registro de Ouro. O povoado cresceu, desenvolveu
   

se e passou a ser conhecido, em 1934, como Distrito de Paz de Registro, e, em 1945, oficialmente tornou-se Município de Registro. 

Registro possui cerca de 80 bairros distribuídos em 722,411 quilômetros quadrados de área. Em 2014, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 56 203 habitantes[3] . A diversidade cultural e econômica e a concentração populacional fazem com que Registro seja conhecida como "Capital do vale do Ribeira", ou também como "Capital do Chá", em alusão a um dos principais produtos exportados pelo Município, principalmente até meados da década de 1990. 

Conforme Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006, o Município é oficialmente Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo porque teria sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado de São Paulo. O Conjunto Iguape (colônias de Registro, Sete Barras e Katsura ou Giporuva) foi cronologicamente a primeira grande colônia formada por japoneses no Brasil, e também a primeira entre as colônias fundadas por capital privado nipônico. 

Localizam-se no Município bens culturais da imigração japonesa que já são preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como: Sede da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, antigas fábricas de chá e residências de primeiros colonos japoneses, as Igrejas Episcopal Anglicana e de São Francisco Xavier e as primeiras mudas de chá da variedade Assam. Em vários pontos da cidade de Registro estão instaladas esculturas do artista plástico Yutaka Toyota confeccionadas com material das antigas fábricas de chá e dos armazéns e do engenho de beneficiamento de arroz. 

Dia 23 de julho – Sábado 10h – 19h Era uma Casa Nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada - Instalação Prevenção de Quedas 10h – 19h Sala de Ginástica Multifuncional – GMF 10h – 18h Praça Esportiva 10h – 17h Mosaico Saberes: Mostra de Boas Práticas 10h – 17h Espaço Brincar 10h – 17h Espaço de Leitura 10h30 – 12h30 Jogo da Casa Segura (Jogo de tabuleiro) 10h30 – 11h30 Ateliê para Família 11h30 – 12h30 O Senhor dos Sonhos – Teatro de bonecos com Cia Truks – Teatro. Retirada de ingressos 1h antes. 12h30 – 13h30 Intervenções de Dança 13h – 14h Intervenção Envelhecimento 14h – 16h Autorretrato em Argila (Oficina Trabalho Social com Idosos) 14h30 – 16h30 Jogo da Casa Segura (Jogo de tabuleiro) 15h – 17h Cirandas do Brasil (Vivência de canto e dança com EME Cultural) 14h – 18h Gabinete de Curiosidades e Habilidades 16h – 18h Oficina Artes Visuais 17h – 19h Sarau Literário com rapper Thaíde e escritor Paulo Lins 19h – 20h Videomapping com Coletivo Visual Farm 
   

20h – 21h30 – A casa é Sua – show com Arnaldo Antunes, acompanhado por André Lima e Chico Salém – Teatro - Retirada de ingressos 1h antes.  

Dia 24 de julho - Domingo 10h – 19h Era uma Casa Nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada - Instalação Prevenção de Quedas 10h – 19h Sala Ginástica Multifuncional – GMF 10h – 18h Praça Esportiva  10h – 17h Mosaico Saberes: Mostra de Boas Práticas 10h – 17h Espaço Brincar 10h – 17h Sala de Leitura 10h30 – 12h30 Jogo da Casa Segura (Jogo de tabuleiro) 10h30 – 11h30 Oficina para Família 11h30 – 12h30 O Senhor dos Sonhos - Cia Truks – Teatro. Retirada de ingressos 1h antes. 12h30 – 13h30 intervenções de Dança  13h – 14h Intervenção Envelhecimento 13h – 17h – Possíveis Janelas para Ver o Tempo Correr (Grupo Opovoempé) 14h – 16h Autorretrato em Argila - (Oficina TSI) 14h – 18h Gabinete de Curiosidades e Habilidades 14h30 – 16h30 Jogo da Casa Segura (Jogo de tabuleiro) 16h – 18h Oficina Artes Visuais 18h – 19h30 A Casa é Sua – show com Arnaldo Antunes – Teatro - Retirada de ingressos 1h antes.  

Dia 30 julho - Sábado 10h – 19h Era uma Casa Nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada - Instalação Prevenção de Quedas 10h – 19h GMF 10h – 18h Praça Esportiva 10h – 17h Mosaico Saberes: Mostra de Boas Práticas 10h – 17h Espaço Brincar 10h – 17h Sala de Leitura  10h30 – 11h30 Oficina para Família  11h30 – 12h30 Espetáculo de circo Magnífico (Grupo Arena Circus) 11h30 – 15h30 – Possíveis Janelas para ver o tempo correr (Opovoempé) 14h – 16h Percussão Corporal (Oficina TSI) 14h – 17h Prevenindo Quedas com Exergames 14h – 18h Gabinete  15h – 16h Espetáculo Magnífico (circo) 16h – 18h Oficina Artes Visuais 17h – 18h30 Música de Câmara 19h – 20h Videomapping Coletivo Visual Farm    

Dia 31 - Domingo 10h – 19h Era uma Casa Nada Engraçada, Tinha Tapete, Tinha Escada - Instalação Prevenção de Quedas 10h – 19h GMF  10h – 18h Praça Esportiva 10h – 17h Mosaico Saberes: Mostra de Boas Práticas  10h – 17h Espaço Brincar  
   

10h – 17h Sala de Leitura  10h30 – 11h30 Oficina para Família  11h30 – 12h30 Espetáculo Magnífico (circo)  14h – 16h Percussão Corporal (Oficina TSI) 14h – 17h Prevenindo Quedas com Exergames 14h – 18h Gabinete  15h – 16h Espetáculo Magnífico (circo)  16h – 18h Oficina Artes Visuais 18h – 19h30 – Espetáculo de Dança Finita, com Denise Stuz – Teatro. Retirada de ingressos 1h antes.  
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “VALE DO RIBEIRA PASSA A TER ACESSO ÀS ATIVIDADES DO SESC A PARTIR 23/07”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]