19 de julho de 2016

Praça dos Expedicionários de Registro-SP recebe atividades de prevenção a hepatites neste sábado, 23/07

,
Praça dos Expedicionários de Registro-SP recebe atividades de prevenção a hepatites neste sábado, 23/07
Ação da Secretaria Municipal de Saúde de Registro-SP faz parte da Campanha Julho Amarelo



A Secretaria Municipal de Saúde de Registro aderiu à Campanha Julho Amarelo e promoverá uma grande mobilização neste sábado, 23 de julho, com atividades na Praça dos Expedicionários. Além de ter orientações sobre as Hepatites, a população poderá realizar o Teste Rápido para Hepatite B e C e receber a vacina contra Hepatite B (importante levar a carteirinha de vacinação). As atividades acontecerão das 9 às 16h.

O mês de julho foi escolhido para conscientizar a população sobre a importância da prevenção às hepatites. Como parte da estratégia da Organização Mundial de Saúde, foi criado o Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais. A data de 28 de julho foi escolhida em homenagem ao descobridor da Hepatite B, professor Baruch Samuel Blumberg.

“Nosso grande objetivo é chamar a atenção para os riscos de contrair as diferentes formas de Hepatite, especialmente a Hepatite C, que pode ser contraída através do ato sexual sem proteção, uso compartilhado de drogas injetáveis e utensílios como o alicate de unha”, enfatiza a Chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Ezeiza Stockler.

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. 

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

·         Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
·         Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);
·         Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D)
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Praça dos Expedicionários de Registro-SP recebe atividades de prevenção a hepatites neste sábado, 23/07”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]