26 de julho de 2016

OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE PEÇAS ARTESANAIS COM FIBRAS NATURAIS EM IGUAPE

,



OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE PEÇAS ARTESANAIS COM FIBRAS NATURAIS EM IGUAPE



OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE PEÇAS ARTESANAIS COM CAIXOTES DE MADEIRA E DE PAPEL ARTESANAL COM FIBRAS NATURAIS FAZEM PARTE DAS ATIVIDADES DE JULHO E AGOSTO DO PROJETO GERANDO RENDA, MOTIVANDO CIDADÃOS

OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE PEÇAS ARTESANAIS COM FIBRAS NATURAIS EM IGUAPE

Em continuidade ao projeto das Oficinas de Transmissão de Saber do projeto Gerando renda, motivando cidadãos, acontecem nos meses de julho, agosto e setembro, as Oficinas de Construção de Peças Artesanais com Caixotes de Madeira e a de Papel com Fibra naturais, oferecidas gratuitamente pela Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros – (AAPCI).


A Oficina de Construção de Peças Artesanais com Caixotes de Madeira, será ministrada pela artesã Thelma Araújo.

Associada da AAPCI há mais de quatro anos, Thelma trabalha com entalhe em madeira e com caixotes. Segundo a artesã, o objetivo da oficina é passar às pessoas o conhecimento para criarem as suas próprias peças e terem a oportunidade de ganhar dinheiro com elas. “Este mercado de caixas de madeira cresceu muito”, diz Thelma. “Hoje em dia, a procura por caixas de frutas e pallets é grande e você tem muitas alternativas de fazer coisas lindíssimas com os pallets, por exemplo, que são muito procurados”, explica. “Para fazer uma bandeja, eu costumo usar em torno de três caixas de madeira, pois é preciso ter todo o cuidado e usar as ferramentas certas para não rachar a madeira e precisa-se lixar a madeira e passar uma seladora. E, tudo isto eu vou ensinar, explicando o passo a passo de como trabalhar com caixotes de madeira, quais as ferramentas certas e montagem das peças até o acabamento final. O resto vai ficar a critério do aluno de usar a sua criatividade para fazer uma peça bonita e útil. Eu estou muito animada com esta oficina e vai ser muito gratificante para mim”, finaliza a artesã.

As aulas tem início dia 27/07 e serão todas às quartas-feiras das 14 às 18 horas no Espaço Cultural da AAPCI – Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape que está situado a Rua XV de novembro, 131 no centro de Iguape - SP e terá a duração de mais ou menos oito semanas.


Oficina de  Papel com Fibra Naturais -- A oficina será ministrada pela artesã e co-fundadora da AAPCI, Maria das Dores, conhecida por Da Maria do Papel de Iguape.
Da Maria do Papel, trabalha com papel artesanal desde o ano 2.000, quando participou de um projeto da senhora Lumi Cabral, que buscava ensinar e empregar cerca de quarenta pessoas para trabalhar com fibras da cebola, alho, macela, taboa, folha de bananeira e outros tipos de fibras e de papel reciclado para a fabricação de papel artesanal.

“ Eu comecei a trabalhar com todos os tipos de fibras e através disto a gente ia fazendo embalagens, envelopes, papel e vendia muito para fora”, conta Da Maria. “Aí um dia o Guilherme, que era um engenheiro agrônomo que trabalhava com a gente, trouxe um papel grande feito só com o tronco da bananeira e, então eu disse para ele que um dia eu iria trabalhar com aquele papel”, fala. “Depois de dezesseis anos, das quarenta pessoas que começaram no projeto, só ficou eu. E hoje, eu trabalho apenas com a fibra de bananeira”, conta a artesã.

“Na oficina, eu vou ensinar como fazer o papel com a fibra do tronco da bananeira e outras fibras, mostrando passo a passo, como eu aprendi. Isto é, catando o tronco da bananeira, pondo para cozinhar e depois disto descolorir a fibra e colorir para fazer o papel. E depois, como fazer embalagens e envelopes com os papeis que foram feitos na oficina”, explica a artesã;

“Com esta oficina eu quero passar o meu conhecimento à outras pessoas, pois eu já tenho 73 anos e estou trabalhando sozinha e gostaria muito de poder contar com mais pessoas para me ajudar a confeccionar o papel e assim, poder vender mais aqui e para outras cidades”, finaliza Da Maria.

A oficina terá início no dia 16/08 e será às terças-feiras das 14 às 16 horas e aos sábados no mesmo horário e terá a duração de dois meses. A oficina vai acontecer no espaço onde Dona Maria trabalha, que fica no Centro de Eventos de Iguape.

Inscrições e informações:

As oficinas de Papel com Fibras Naturais  e de Construção de Peças Artesanais com Caixotes de Madeira encontram-se com as inscrições abertas e os interessados devem procurar o Mercado de Artesanato e Cultura pessoalmente ou pelo telefone (13) 3841-1016.

O projeto Gerando renda, motivando cidadãos, é coordenado e executado pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape (AAPCI), sob o patrocínio da Petrobras.

A Petrobras, por meio do PPSA, patrocina 13 projetos sociais do litoral paulista, incluindo o Vale do Ribeira. O investimento é de R$ 3,8 milhões, no período de dois anos, para iniciativas dos municípios de Iguape, Ubatuba, Cananéia, Ilhabela, Peruíbe, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. No estado de São Paulo, a seleção pública contemplou 32 projetos socioambientais de 26 cidades paulistas, somando R$ 9,2 milhões em investimentos.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE PEÇAS ARTESANAIS COM FIBRAS NATURAIS EM IGUAPE ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]