6 de julho de 2016

AAPCI RECEBE A VISITA DE REPRESENTANTES DE VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL DE LOJAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA REDECOMSOL PARA INTERCÂMBIO E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS

,


AAPCI RECEBE A VISITA DE REPRESENTANTES DE VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL DE LOJAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA REDECOMSOL PARA INTERCÂMBIO E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS

Nos dias 28 e 29 de junho, a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape – (AAPCI), recebeu, no Mercado de Artesanato e Cultura, a visita de vinte representantes de lojas da Rede ComSol de vários estados do Brasil.

Em um dia intenso de atividades em grupo, palestras e apresentações, os convidados e anfitriões tiveram a oportunidade de falarem sobre suas lojas e trocarem experiências.

As palestrantes Rizoneide Amorim e Rosane Bastos, Coordenadoras da Rede ComSol e Analistas do Instituto Marista de Solidariedade – (IMS), fizeram a apresentação do Projeto Brasileiro de Economia Solidária da Rede ComSol, destacando a importância do intercâmbio entre as lojas de Economia Solidária, principalmente as de artesanatos como a da AAPCI. O evento também contou com a presença de Antônio Silvestre Leite, Gestor Público de Osasco, que trabalha com Economia Solidária há mais de quinze anos e foi convidado,  para falar sobre alguns aspectos históricos do artesanato, o papel do artesão e sua situação financeira e como compartilhar seu trabalho dentro da economia solidária.
Anísia Lourenço, coordenadora de projetos da AAPCI, apresentou aos visitantes um resumo da história da associação no decorrer dos seus doze anos, desde a sua fundação em 2004, falando sobre os projetos aprovados, as dificuldades enfrentadas pela AAPCI, os objetivos da associação e as experiências com a gestão da loja, hoje denominada “Mercado de Artesanato e Cultura”. 

RECONHECIMENTO COMO EXEMPLO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – Para Rizoneide Amorim, o objetivo principal do intercâmbio foi a troca de experiências entre as lojas de vários estados do Brasil com os artesãos da AAPCI. “Para nós foi uma alegria muito grande estar em Iguape e saber que, por meio da Rede ComSol, o Mercado de Artesanato e Cultura já vinha aplicando os conceitos de economia solidária e que os artesãos da AAPCI se reconhecem como exemplo de Economia Solidária”, fala a coordenadora. “Foi muito emocionante ver o depoimento destes artesãos contando sobre experiências tão ricas dos artesanatos, cultura e valorização da tradição local, bem como na realização de diversas atividades, como o Sarau Literário, na promoção da cultura local e da região do Vale do Ribeira”, finaliza.

VIVÊNCIA RIQUÍSSIMA – A analista, Rosane Juraci Bastos, falou sobre o Projeto da Rede ComSol: “O projeto tem 195 pontos fixos de comercialização e destes, 95 são lojas. Vão ser cinco intercâmbios no total”, fala. “Nós tivemos outros dois encontros também de lojas, um em setembro do ano passado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul na Central de Comercialização e o outro, no mês de junho, dos Centros Públicos em Itajaí, Santa Catarina. E agora, o terceiro intercâmbio de lojas aqui em Iguape”, explica Rosane. “Em Iguape no Mercado de Artesanato e Cultura, estamos com grupos de vários estados, com vinte pessoas de quatro regiões do Brasil; e durante estes dois dias, houve uma vivência riquíssima de experiências. O propósito deste intercâmbio é mesmo esta troca de conhecimentos, de fazeres e saberes, e nós tivemos a grata satisfação de ver, no Sarau Literário, poetas e artistas contribuindo e fazendo esta troca cultural”, comenta. “Um dos motivos que nos levou a trazer este intercâmbio para Iguape foi exatamente esta forte presença cultural, de um artesanato local que valoriza a cultura e para os nossos grupos este momento é de uma riqueza imensa”, comenta.

ENCERRAMENTO COM CHAVE DE OURO – Para o poeta Reginaldo Figueiredo, da Vila de Poetas da cidade de Maranguape, Ceará, o encontro foi fantástico: “Nós sentimos a alegria deste encontro e nessa construção, nós percebemos que vamos colocando amor e que a gente consegue viver e transformar a realidade. Este encontro tem sido maravilhoso, pois vou levar experiências daqui de Iguape e pôr em prática na nossa pousada em Maranguape”, finaliza.


A artesã Cibele, da Associação Toque de Anjo de Porto Alegre, viu que os desafios enfrentados pela AAPCI são os mesmos enfrentados por muitos. “Para mim a economia solidária representa muito o ser humano, isto é “SER HUMANO” e desde que eu cheguei em Iguape eu fiquei extasiada com a beleza da cidade e toda esta troca cultural. E os debates que vivenciamos foram muito intensos!” 

“Como vimos, os depoimentos que tivemos mostraram que o propósito de articular e promover esses momentos com o intuito de fortalecer essas trocas e este movimento de economia solidária foi realmente um sucesso. Para nós, encerrar a noite com o Sarau Literário foi um momento riquíssimo de poesias lindas, com teatro, música e trocas de produtos fortalecendo que cada um leve um pouquinho do conhecimento que aqui obteve e trocou. Podemos dizer que encerramos a noite com “chave de ouro”!, finaliza Rosane
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “AAPCI RECEBE A VISITA DE REPRESENTANTES DE VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL DE LOJAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA REDECOMSOL PARA INTERCÂMBIO E TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]