6 de junho de 2016

Um profissional que sabe onde pisa

,


José Alexandre de J. Perinotto

Comemorou-se em 30 de maio o Dia do Geólogo. É um reconhecimento a todos os profissionais que trabalham nas várias áreas da GEOLOGIA, como pesquisa mineral, petrologia, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia marinha, geologia ambiental, paleontologia, entre tantas outras.

José Alexandre de J. PerinottoO Dia do Geólogo, no Brasil, é celebrado em 30 de maio em referência à aprovação do Projeto de Lei nº 2028, a partir do qual foi criada a Lei nº 4.076, de 30 de maio de 1962, que regulamenta a profissão de GEÓLOGO, com exercício fiscalizado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

A origem da Terra, sua composição, estrutura e evolução natural desde seu início até os dias de hoje constituem o cerne da atuação do Geólogo. É um profissional capaz de ler a história de nosso planeta escrita pela natureza nas rochas, minerais e fósseis. Neste sentido, o Geólogo desempenha papel de “tradutor” desta escrita para todo o restante da sociedade humana.

Ao desvendar segredos da natureza, o Geólogo amplia fronteiras, busca e viabiliza o aproveitamento dos recursos naturais minerais e energéticos em prol da humanidade, com responsabilidade e respeito ao meio ambiente. Na superfície, no solo e subsolo, o nosso planeta depende da boa atuação deste profissional.

A Unesp, no câmpus de Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, oferece o curso de graduação em Geologia desde 1970. Anualmente são oferecidas 35 vagas. O curso tem duração de 5 anos em período integral e vem sendo sempre muito bem avaliado nas diversas classificações existentes no Brasil. Para saber mais: http://igce.rc.unesp.br/index.php#!/instituicao/diretoria-tecnica-academica/graduacao/cursos/geologia/

Em homenagem a todos os geólogos, reproduzimos o que escreveu Monteiro Lobato na obra 'O poço do Visconde': "O sorriso que tenho nos lábios é um sorriso geológico – o sorriso de quem sabe, olha, vê e compreende”.   

José Alexandre de J. Perinotto, geólogo, é vice-diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro. Este texto é parcialmente baseado no site http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-geologo/
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Um profissional que sabe onde pisa”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Curso de Manicure e Pedicure

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]