9 de junho de 2016

Por que celebrar o Dia Internacional dos Arquivos?

,
Por que celebrar o Dia Internacional dos Arquivos?


Natália Bolfarini Tognoli
Natália Bolfarini TognoliHoje, dia 9 de Junho, é comemorado o Dia internacional dos Arquivos. A data, instituída pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) em 2007, remonta à criação do Conselho pela Unesco em 1948, na referida data. Desde então, as instituições ligadas aos documentos de arquivo (Associações profissionais, cursos de Graduação, Arquivos Públicos) escolheram o dia 09 de Junho para desenvolverem ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos. Mas, porque celebrar esse dia? Melhor, porque celebrar os arquivos?

Os arquivos estão presentes na civilização desde a Antiguidade, quando eram tidos como verdadeiros arsenais de documentos para fins probatórios. Talvez daí nos venha a ideia de que os documentos de arquivo servem para provar. Essa utilidade do arquivo perpassou séculos, diferentes culturas e sociedades.

Na Idade Média, a ideia de recorrer aos arquivos para fins de gestão administrativa ganha fôlego com os Estados tomando para si a responsabilidade de preservação dos arquivos relativos à sua história administrativa e aos territórios conquistados. O arquivo e, consequentemente seus documentos, estavam diretamente ligados a uma política de Estado. Para além de sua utilidade administrativa, funcionando como um instrumento de boa gestão, os arquivos constituíam, também, um instrumento de segurança.

Com a Revolução Francesa houve a abertura dos Arquivos Nacionais à pesquisa histórica. Neste contexto, o arquivo ganha uma terceira utilidade (além de provar direitos e deveres e atestar ações administrativas) que é a de conhecer e compreender o passado. Nesta perspectiva, os arquivos são considerados os testemunhos mais fieis do passado e fonte de conhecimento para a sociedade, dando suporte às pesquisas históricas. Esse passado, vale dizer, não se limita apenas ao passado de um Estado ou País. Arquivos de empresas e arquivos pessoais também são fonte de conhecimento.

A partir do século XX, com as revoluções tecnológicas que propiciam novas formas de produção documental e novos usos das informações e/ou documentos de arquivo, uma quarta utilidade emerge: o arquivo enquanto construtor de identidade. Aqui, os arquivos e seus documentos são utilizados para contar a história de indivíduos, escolas, comunidades, contribuindo para a firmação do sujeito enquanto membro de uma determinada comunidade.

Todas essas utilidades do arquivo e de seus documentos talvez nos passem desapercebidas. Não é raro encontramos no imaginário comum referências a documentos velhos, depósitos mofados, quartinhos do fundo. Até mesmo os profissionais que atuam nos arquivos são estereotipados (pessoas velhas, rabugentas, deprimidas e que odeiam o que fazem). A verdade é que os documentos de arquivo estão inseridos no nosso dia-a-dia de uma forma tão imbricada que não se pode conceber sociedade sem arquivo.

O dia de hoje deve ser celebrado porque o arquivo não é um simples depósito de documentos velhos. O arquivo é fonte de prova, construtor de identidade, guardião da memória, gestor de informações orgânicas. O arquivo serve à administração pública, à administração privada, ao indivíduo, à comunidade. O arquivo serve a todos.   

Natália Bolfarini Tognoli é Professora Assistente Doutora no curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marília.


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Por que celebrar o Dia Internacional dos Arquivos?”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Curso de Manicure e Pedicure

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]