17 de junho de 2016

Empreendedorismo: Por que as empresas fracassam

,
Empreendedorismo: Por que as empresas fracassam

Bruno Assunção

Tendo em vista o sonho de possuir o próprio negócio e a necessidade do empresário ter uma visão empreendedora, surge uma questão pertinente. “Por que as empresas fracassam?”. A resposta não é trivial, mas esboçamos aqui uma percepção. Mais que isso, respondendo esta pergunta você entenderá melhor a importância de pessoas, de processos e produtos para sua empresa. Se você quer empreender ou já tem o próprio negócio, este texto é pra você!

Segundo o monitoramento do SEBRAE-SP, 27 em 100 empresas paulistas fecham no 1º ano e 58% fecham até o 5º ano, ou seja, menos da metade sobrevive. É um número muito expressivo. Nem você e nem eu queremos fracassar, por isso pare por um minuto e responda a si mesmo: “Por que, então, as empresas fracassam?”. Sem pressa, temos tempo. Pense, qual seria o principal motivo alegado pelos empreendedores. A resposta campeã, em geral, é “Falta de cliente”.

Se você acertou, parabéns! Mas não é exatamente isso. Na verdade, o termo correto, segundo a pesquisa, é “Falta de Planejamento”. Eu chamo de: “Síndrome do Sabe Tudo”. Não falta cliente para quem planejou. Sem dúvida, este é o principal motivo pelo qual as empresas não têm sucesso ou vivem em dificuldade. É cultural achar que sabe de todas as coisas e que passar sua excelente ideia para o papel é só um detalhe. Não basta ter a ideia, produzir e vender! Desprezar o planejamento é desprezar o próprio produto. Qual lado da estatística de mortalidade das empresas você quer estar?

Vamos começar com o 1º passo: PLANO DE NEGÓCIO. Este processo é o início para abrir o negócio. Basicamente, você responde algumas perguntas como: O que é a empresa? O que é seu produto? Quanto custa para produzir? Para quem e como vai vender? Que meio divulgar? Quem são os concorrentes? Como agem? Quais preços praticam? Qual seu diferencial? Quais seriam os pontos fortes e fracos? Como solucionar os pontos fracos? Quais riscos? Como resolvê-los?

Avalie tudo e seja realista. Há muito mais a ser respondido, entretanto as poucas linhas me permitem apenas indicar o caminho. Seguir ou não vai depender de quanto você acredita e ama sua (futura) empresa.     

Bruno Assunção é Coordenador da Área de Pequenos Negócios do Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Empreendedorismo: Por que as empresas fracassam”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]