1 de junho de 2016

Complexo da Vale Fertilizantes em Cajati inova em iniciativa para economia de água

,
Complexo da Vale Fertilizantes em Cajati inova em iniciativa para economia de água

Melhorias nessa linha são pensadas constantemente na empresa e não apenas na semana do meio ambiente 
Atenta às oportunidades de inovação e aperfeiçoamento de processos, a Vale Fertilizantes valoriza o uso racional de água e acredita que essa é uma tarefa contínua. Um exemplo é a melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Complexo Mineroquímico de Cajati (SP).
 
A ETA é responsável pelo tratamento da água captada no rio para utilização nos processos industriais e consumo humano. Periodicamente, é necessário realizar retrolavagem nos filtros de areia para eliminar do sistema os sólidos extraídos da operação de filtração da água. Toda água que era utilizada nesta etapa acabava sendo descartada e inutilizada.  
 
Para modificar esse cenário e promover a economia de água na unidade, o Complexo instalou um tanque para a captação da água descartada, associada a um processo de separação de partículas sólidas, chamada flotação. “Essa recuperação garante uma melhor qualidade da água que alimenta o processo, além de diminuir o volume de água captada e de líquido gerado”, explica o engenheiro de processos da Vale Fertilizantes Gláucio Tadeu de Queiroz.
 
O novo sistema possibilitou a retirada de resíduos da água da retrolavagem, fazendo com que praticamente toda a água que era inutilizada retornasse ao processo industrial em boas condições de uso. 


Segundo Mario Sena, gerente Industrial de Cajati, o novo projeto aumentou o reúso de água e reduziu a captação de água proveniente do rio. “Este processo, chamado de adensamento de sólidos, é realizado de forma simples e sem a utilização de produtos químicos. Com essa iniciativa, reduzimos a captação de água do rio em 20% para essa operação, o que significa 720m3 de água, que é equivalente ao consumo médio diário de cerca de 6500 pessoas", afirma.  
 
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Complexo da Vale Fertilizantes em Cajati inova em iniciativa para economia de água ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]