24 de maio de 2016

Secretaria de Assistência promove ações de conscientização sobre violência contra crianças e adolescentes

,


Secretaria de Assistência promove ações de conscientização sobre violência contra crianças e adolescentes



Panfletagem e rodas de conversa destacaram medidas preventivas e políticas públicas voltadas para combater o problema

Para conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária de Registro promoveu panfletagem e rodas de conversa por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Secretaria de Assistência promove ações de conscientização sobre violência contra crianças e adolescentes

A iniciativa lembrou o Dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.  Os CRAS distribuíram panfletos informativos nos bairros, com os usuários dos serviços de assistência, e o CREAS promoveu Rodas de Conversa para abordar o tema junto aos moradores.

Numa parceria entre CRAS Bloco B e CRAS Vila Nova, as crianças do programa de fortalecimento de vínculos assistiram à animação “O segredo de Nara”, que retrata os medos e dificuldades sofridas por uma criança que sofreu abuso sexual e o caminho até o encontro do auxílio. As crianças conversaram sobre a problemática e demonstraram formas de se defender contra possíveis abusadores. Logo após, saíram em passeata pelas ruas e entregaram a flor símbolo da campanha e folders explicativos aos munícipes.

Secretaria de Assistência promove ações de conscientização sobre violência contra crianças e adolescentes

O CREAS é responsável por atender as vítimas de violência e suas famílias, além de acompanhar crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência que vivenciam violações de direitos por ocorrência de violência física, psicológica e negligencia; violência sexual: abuso e ou/exploração; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono; trabalho Infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; outras formas de violação de direitos.

A equipe do CREAS trabalha o fortalecimento e a articulação junto com as demais políticas públicas, com os órgãos de defesa de direitos junto a Rede de Proteção, através de reuniões com a Saúde, Conselho Tutelar e na Educação municipal e estadual. Atualmente o CREAS acompanha 38 casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, 8 casos de exploração sexual e outros 20 casos suspeitos de abuso/exploração sexual. O bairro com maior incidência é a Vila Nova, com 7 casos de abuso e outros 3 de exploração sexual.

“Enfrentar e combater a violência contra crianças e adolescentes depende de uma rede articulada entre assistência, saúde, educação e órgãos de defesa dos direitos do cidadão. Além disso, toda a comunidade precisa ter consciência de que é preciso se envolver e denunciar os casos de violência e abuso. Todos precisam estar atentos e combater esse mal que ainda faz tantas vítimas”, reflete a Secretária de Assistência, Cristiane Marques.

DENÚNCIAS
As denúncias de violência podem ser feitas pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar (Rua Porto Alegre, 147 – Vila Tupi, telefone 3822-4699). Em casos de emergência, ligue 190 – Polícia Militar.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Secretaria de Assistência promove ações de conscientização sobre violência contra crianças e adolescentes”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Consorcio na Valenautico

Técnico de Informática

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]