25 de maio de 2016

O Núcleo Pé de Zamba apresenta no Vale do Ribeira

,
Para lá das palavras” em bibliotecas paulistas no mês de junho.

O Núcleo Pé de Zamba apresenta no Vale do Ribeira

                                                                                                                                 Foto: Marcelo Soares
           
Com objetivo de fomentar o hábito da leitura, o cleo Pé de Zamba vai rodar por dez cidades do interior paulista com o divertido espetáculo Para lá das palavras. As apresentações da trupe, formada pelos atores e músicos Andrea Soares, Cristiano Meirelles e Leandro Medina, acontecem gratuitamente durante todo mês de junho em Bibliotecas Municipais do Estado de São Paulo.
            Para lá das palavras tem caráter interativo e lúdico e traz ao público diferentes conteúdos que podem ser encontrados nos livros: narrativas, poesia, literatura popular e curiosidades sobre a língua portuguesa, apostando na leitura como uma grande aliada da criatividade e do aprendizado como um todo.

O Núcleo Pé de Zamba apresenta no Vale do Ribeira

            Na trama, os personagens Professor Dilson Nário, Contônio e Cordélia Poesina aparecem preocupados com o desinteresse das pessoas pela leitura – fato que pode provocar o desaparecimento deles e de outros companheiros da literatura. Por este motivo, decidem sair mundo afora com a missão de mostrar a quantidade de coisas interessantes que existem dentro dos livros.

            A ideia é difundir o quão divertida a leitura pode ser, e o quanto se pode aprender através dos livros. Dentro desta jornada, os personagens trazem trava-línguas, adivinhas, curiosidades sobre a língua portuguesa, rimas e quadrinhas e narrativa de estórias, todas regadas à sica e dança, fazendo com que o público atue conjuntamente com os artistas na construção do espetáculo.    
       
            Com música ao vivo, Para lá das palavras foi concebido para ser apresentado em espaços não convencionais. Inspirado nas manifestações populares da cultura brasileira, o cleo Pé de Zamba traz para a cena algumas de suas premissas, que também são a fonte de pesquisa de linguagem: a interação de linguagens artísticas – dança, música e teatro – a múltipla possibilidade de utilização espacial e o jogo com o improviso, que se constitui também na interatividade com o público. A organização do conteúdo e concepção temática é de Leandro Medina e a direção é coletiva, sendo assinada pelo próprio elenco.

            O espetáculo surgiu através de um convite da Coordenadoria de Bibliotecas de São Paulo, para a reinauguração dos Ônibus-biblioteca. A experiência de transitar por diversos bairros da cidade, deparando-se com diferentes realidades, serviu como impulso para uma criação que pudesse levar ao público um olhar divertido e cativante sobre os livros e a leitura. A partir daí, Para lá das palavras tem sido amplamente apresentado, integrando atividades artísticas vinculadas ao letramento e à leitura, como apresentações em diversos pontos do Ônibus-Biblioteca e unidades do SESCSP, o encerramento da Olimpíada da Língua Portuguesa” (2014), do Bienal do Livro de São Paulo (2012), Circuito Cultural Paulista (2013), entre outros.

            A primeira cidade a receber ocleo Pé de Zamba será Eldorado (06/06, 15h), seguida por Ilha Comprida (07/06, 14h), Cananéia (09/06, 10h), Águas de Lindóia (13/06, 10h), Monteiro Lobato (14/06, 15h), Ubatuba (16/06, 8h30), Anhumas (21/06, 8h30), Presidente Prudente (22/06, 14h), Franca (28/06, 8h), finalizando a maratona de apresentações em Batatais (29/06, 9h).

            O projeto Para lá das palavras: Bibliotecando! foi contemplado pelo Edital 36/2015, de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais, do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. 

Temporada gratuita.
Classificação: Livre.
Duração: 50 min.
Bate-papo de 30 min. com o elenco após as apresentações.

Ficha Técnica
Autoria: Leandro Medina
Direção: Andrea Soares, Cristiano Meirelles e Leandro Medina
Elenco: Andrea Soares, Cristiano Meirelles e Leandro Medina
 
Figurinos: Marcondes Lima
Adereços: Du-eholic e Andrea Soares
Arte gráfica: Bruno Souza
Fotografia: Marcelo Soares
Assessoria de imprensa: Vanessa Lopes | INdependente
Produção: Andrea Soares e Leandro Medina
Realização: Núcleo Pé de Zamba da Cooperativa Paulista de Teatro

cleo Pé de Zamba
Criado em outubro de 2009 a partir das pesquisas de sua fundadora, Andrea Soares, junto às culturas tradicionais brasileiras, o Núcleo Pé de Zamba busca, dentro de uma pesquisa contemporânea para o movimento expressivo, a constante descoberta do corpo presente e consciente, como base para elaboração de trabalhos que trafeguem por uma ou outra linguagem, sem nunca perder o referencial das demais.
A ideia do Núcleo é gerar criações que podem ou não girar no universo temático da cultura popular, mas que estão sempre ligadas a matriz estética da cultura tradicional brasileira, produzindo uma linguagem cênica onde a contemporaneidade e tradição se encontram, gerando novas matizes expressivas.


AGENDA:

06/06, Eldorado, às 15h.
Biblioteca Pública Municipal Carlos Paiva.
Endereço: Rua Nove de Julho, s/n, Centro - Aldeia Cultural.
Informações: (13) 3871-1552.
30 lugares. Entrada livre.

07/06, Ilha Comprida, às 14h.
Biblioteca Municipal Romeu Cabeça.
Endereço: Av. São Paulo, 1000, Balneário Adriana.
Informações: (13) 3842-2124.
20 lugares. Entrada livre. Acessível para público PNE.
Estacionamento próprio.

09/06: Cananéia, às 10h.
Biblioteca Municipal Eduardo Boechat Ramos.
Endereço: Rua Frederico Trude da Veiga, s/n, Centro.
Informações: Departamento de Cultura (13) 3851-1930| Biblioteca (13) 3851-1362.
50 lugares. Entrada livre. Acessível para público PNE.


Comentários
0 Comentários
0 comentários to “O Núcleo Pé de Zamba apresenta no Vale do Ribeira ”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]