10 de maio de 2016

MÚSICA E POESIA ABRILHANTARAM A NOITE DO LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DE PRODUTOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS E PRODUTORES CASEIROS DE IGUAPE – (AAPCI)

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MÚSICA E POESIA ABRILHANTARAM A NOITE DO LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DE PRODUTOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS E PRODUTORES CASEIROS DE IGUAPE – (AAPCI)



Em noite memorável, aconteceu no último dia 29 de abril, o lançamento do catálogo “Artesãos da AAPCI” da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape – (AAPCI), encerrando com “chave de ouro” o primeiro ano de atividades do projeto Gerando renda, motivando cidadãos sob o patrocínio da Petrobras.


A organização do evento ficou a cargo dos próprios artesãos que, por vários dias da semana, dedicaram um pouco do seu tempo para preparar uma calorosa recepção aos convidados e autoridades presentes.


O evento foi abrilhantado pelo grupo de choro iguapense “Janelas e Beirais”, pela poesia e cantigas caiçaras de Júlio Cesar Costa e do cantor e compositor Antônio de Lara Mendes do grupo musical, “Batucajé do Vale”.
MÚSICA E POESIA ABRILHANTARAM A NOITE DO LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DE PRODUTOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS E PRODUTORES CASEIROS DE IGUAPE – (AAPCI)


Estiveram presentes no evento, o prefeito de Iguape, Joaquim Antônio Coutinho Ribeiro, os vereadores Wilson de Almeida Lima e João Carlos Spínula, Guilherme Procópio, fiscal e gestor do projeto da Petrobras e o professor doutor Antônio Carlos de Santana Diegues do NUPAUB/USP, entre outros.

Anísia Lourenço, coordenadora de projetos da Associação de Produtores Caseiros de Iguape – (AAPCI), fez o cerimonial e, com a voz embargada pela emoção, falou sobre a história da AAPCI, os projetos conquistados nos últimos doze anos desde a fundação da associação e sobre o projeto Gerando renda, motivando cidadãos, que lhes proporcionou a oportunidade da divulgação do trabalhos dos artesãos e produtores caseiros com o catálogo impresso e digital, além da promoção do protagonismo, autonomia e capacitação dos associados por meio de oficinas, rodas de conversas e workshops.

REALIZAÇÃO DE UM SONHO --  Segundo a coordenadora Anísia, foi uma noite muito especial para todos. “Esse catálogo foi sonhado há muito tempo e com o patrocínio da Petrobras pudemos realizar esse grande sonho”, fala a coordenadora. “O catálogo tem três grandes objetivos, que são: a valorização de todos os artesãos e produtores caseiros, o registro da nossa cultura e a oportunidade de abrir as portas para comercialização dos nossos produtos”, explica. “Foram impressos 1000 catálogos que serão distribuídos gratuitamente a todos os associados, parceiros e bibliotecas. Além disso, foi lançado, simultaneamente, uma versão digital do catálogo com o objetivo de se divulgar os produtos e artesanatos dos associados a todos os cantos do mundo e pretendemos atualizá-lo sempre que necessário”, finaliza. 

SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO -- O compositor e cantor Antônio de Lara Mendes, responsável pela pesquisa e os textos sobre os associados e seus trabalhos, declarou: “Como é bom a gente poder servir, ser útil de alguma forma. Eu fico feliz em fazer parte da equipe que elaborou o catálogo da AAPCI”, fala. “Foram dias de muito trabalho, de discussões, dúvidas, mas também de alegrias e a certeza que tudo estava sendo feito com muito carinho, dedicação e empenho para fazer um bom trabalho. Sob a orientação e inspiração da organizadora Anísia, fomos escrevendo e compondo um catálogo que não fosse apenas uma mostra do artesanato, mas que, também, revelasse a história e a identidade de cada artesão”, explica. “Sinto-me realizado com o resultado e com o sentimento de dever cumprido. E parabenizo toda a equipe”, finaliza Lara.

Petrobras – “Essas cerimônias são essenciais para marcar fases de projetos profissionais e pessoais. A impressão do catálogo não só concretiza um produto que pode impulsionar o trabalho desses artesãos, como representa o fim de um primeiro ciclo de aprimoramento de técnicas de artesanato, de gestão e de visão de coletividade desses trabalhadores.” Guilherme Procópio, fiscal e gestor do projeto Gerando Renda, Motivando Cidadãos na Petrobras.


A Petrobras, por meio do PPSA,  patrocina 13 projetos sociais do litoral paulista, incluindo o Vale do Ribeira. O investimento é de R$ 3,8 milhões, no período de dois anos, para iniciativas dos municípios de Iguape, Ubatuba, Cananéia, Ilhabela, Peruíbe, Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. No estado de São Paulo, a seleção pública contemplou 32 projetos socioambientais de 26 cidades paulistas, somando R$ 9,2 milhões em investimentos.
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