4 de abril de 2016

ANALISTA SOCIAL DO INSTITUTO MARISTA DE SOLIDARIEDADE – (IMS) – REDE COMSOL, MINISTRA OFICINA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE VIDA DA LOJA DA AAPCI.

,
ANALISTA SOCIAL DO INSTITUTO MARISTA DE SOLIDARIEDADE – (IMS) – REDE COMSOL, MINISTRA OFICINA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE VIDA DA LOJA DA AAPCI.


Em sua terceira visita técnica, o Instituto Marista de Solidariedade – (IMS) – Rede COMSOL, envia um analista social a Iguape para assessorar a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape – (AAPCI) na elaboração do Plano de Vida da sua loja.

A realização da oficina, que aconteceu nos dias 23 e 24 de março, teve como objetivo dar continuidade a elaboração do Plano de Vida da loja da AAPCI. Segundo a analista social do IMS, a oficina foi mais uma das muitas atividades realizadas com os 200 pontos fixos do projeto Rede Brasileira de Comercialização Solidária – Rede COMSOL.

TRABALHOS EM GRUPO E DEFINIÇÃO DE METAS E OBJETIVOS – De acordo com a ministrante, o propósito dos trabalhos em grupos, realizados na oficina, era para que cada membro da AAPCI, contribuísse na elaboração do Plano de Vida do seu ponto fixo (Loja) e que cada um pudesse entender o processo e o projeto onde está inserido. “Os grupos de trabalhos, bem como as oficinas de modo geral, são importantes momentos de troca de experiências, de formação para as pessoas desses grupos, momentos de partilha e de construção do seu plano de vida da forma mais participativa possível”, explica a analista Rosane Juraci Bastos.

Formada em Ciências Biológicas, Rosane Bastos, atua há de mais de 20 anos como assessora técnica, trabalhando com os movimentos sociais, agricultores familiares, comunidades indígenas, pescadores/ribeirinhos e com Economia Solidária, tanto com grupos urbanos quanto rural, elaborando e coordenando projetos junto a essas comunidades. Atualmente, trabalha como analista social do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) desde 2009, e fala sobre o trabalho do IMS e da Rede COMSOL:

IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO IMS E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA JUNTO AS ENTIDADES “Acreditamos que o assessoramento técnico, realizado pelo IMS, junto aos grupos de economia solidária, contribuem diretamente para o fortalecimento desses grupos e do movimento de Economia Solidária. Todos os projetos realizados pelo IMS, em parceria com os grupos e comunidades, têm por objetivo contribuir para a autogestão desses, seu desenvolvimento local e a promoção da visibilidade, proporcionando aos mesmos, um constante processo formativo e de encontro entre seus pares”, explica Rosane.

QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS DA AAPCI COM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E DO PROJETO DO IMS/REDE COMSOL? – “A AAPCI já tem todo um histórico de atuação no movimento de Economia Solidária, participando dos fóruns, atividades, seminários entre outros”, diz Rosane. “E os próximos passos com relação ao projeto, Rede COMSOL, é o recebimento dos itens gráficos. A AAPCI já recebeu a logomarca e em breve irá receber os demais itens gráficos.  Teremos, ainda, o seminário estadual da Rede COMSOL, que provavelmente será na 1ª quinzena de novembro e também, a entrega do Plano de vida finalizado em formato digital e impresso”, finaliza.

PARCERIA E BENEFÍCIOS –  A parceria da AAPCI com o Instituto Marista de Solidariedade iniciou-se em 2015, que por meio de um edital, passou a fazer parte da Rede Brasileira de Economia Solidaria – REDE COMSOL, que possui espaços de venda em todo Brasil.

Para a coordenadora de projetos, Anísia Lourenço, essa parceria tem trazido grandes benefícios para a AAPCI e proporcionado capacitação e formação dos associados. “A cada encontro, os analistas sociais do IMS apresentam um novo desafio a ser alcançado e, com este projeto, foi possível a definição e criação do logo da loja e de todo material de comunicação”, conta. “Neste último encontro, nós conseguimos definir a missão, a visão, os valores da associação e o plano de vida da loja, que será colocado em prática. Eu entendo que toda entidade, como a nossa, deveria ter esse acompanhamento técnico, pois a formação e a capacitação dos associados é de suma importância para que as entidades do terceiro setor possam avançar e atingir seus objetivos”, fala a coordenadora. “Nós estamos felizes com essa parceria com o Instituto Marista, que possibilita à nossa associação subir mais um degrau em relação a nossa autogestão e, também, na autonomia dos associados, pois acredito que é através do conhecimento que podemos evoluir”, finaliza.

Eliana Rocha

Assessora de comunicação
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “ANALISTA SOCIAL DO INSTITUTO MARISTA DE SOLIDARIEDADE – (IMS) – REDE COMSOL, MINISTRA OFICINA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE VIDA DA LOJA DA AAPCI.”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]