30 de março de 2016

SP antecipa vacinação contra gripe para 3,5 milhões de pessoas

,
Primeiras doses da vacina deste ano serão encaminhadas aos profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e Grande São Paulo; idosos, gestantes e crianças também terão a vacinação antes da campanha nacional

Primeiras doses da vacina deste ano serão encaminhadas aos profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e Grande São Paulo; idosos, gestantes e crianças também terão a vacinação antes da campanha nacional

         A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu antecipar a vacinação contra gripe deste ano para cerca de 3,5 milhões de paulistas.  As doses, que já vão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane), começam a ser distribuídas no início da próxima semana.

Inicialmente receberão a vacina 532,4 mil profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e região metropolitana da grande São Paulo. Até 8 de abril, sexta-feira, todos os hospitais desses municípios receberão as doses para a realização de campanhas internas.

Já a partir do dia 11 de abril, a vacinação será ampliada para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), para as gestantes (179 mil) e aos idosos (1,83 milhão) da capital e grande São Paulo, totalizando quase 3 milhões pessoas imunizadas.

Para as demais cidades do estado e outros demais públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários dos sistema prisional e a população privada de liberdade), a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril. 

“Essa antecipação é muito importante já que, no caso dos profissionais de saúde, eles terão contato direto com um grande número de pessoas que podem estar com o vírus e precisam estar protegidos, até para continuar cuidando dos pacientes. Já em relação aos idosos, crianças e gestantes, a importância se deve pela relação mais direta que esse público tem com os casos mais graves da doença”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Além disso, em razão da prevalência no número de casos, desde o dia 23 de março os 67 municípios da região de São José do Rio Preto iniciaram uma vacinação extra contra a gripe, com doses remanescentes de 2015.  No entanto, neste caso específico, quem tomar a vacina agora, não estará desobrigado de também tomar durante a campanha nacional uma vez que tratam-se de vacinas diferentes.

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, apenas os casos graves de gripe, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), devem ser notificados obrigatoriamente pelos serviços de saúde.

Neste ano, até 22 de março, foram notificados 324 casos e 42 óbitos por SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 260 casos e 38 óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1). Em 2015, foram 342 casos de SRAG notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2). Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2). 

A vacina contra a gripe distribuída na rede pública é produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à pasta, por meio de um processo de transferência de tecnologia. 
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “SP antecipa vacinação contra gripe para 3,5 milhões de pessoas”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Empregos no Japão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]