23 de março de 2016

Prefeitura de Registro-SP investe em ações de combate à mortalidade infantil

,
Prefeitura de Registro-SP investe em ações de combate à mortalidade infantil



De 2013 a 2015, o Município reduziu em 50% o índice de mortalidade de crianças menores de 1 ano

Considerado um dos mais sensíveis indicadores de qualidade de vida da população, o índice de mortalidade infantil reflete as condições sociais, econômicas e culturais da comunidade. Em Registro, as ações de combate à mortalidade infantil estão entre as prioridades da Secretaria Municipal de Saúde e trouxeram uma importante conquista com a queda de 50% no índice de óbitos de crianças menores de 1 ano.

Prefeitura de Registro-SP investe em ações de combate à mortalidade infantil
De acordo com dados da Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica, em 2013 foram registrados 21,08 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos, ao passo que no ano de 2015 o índice caiu para 10,47 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos. A taxa de mortalidade infantil em Registro ficou abaixo do índice da Região (DRS-12), que ficou em 10,97, e também do Estado de São Paulo, que registrou 10,79 em 2015, segundo estatísticas preliminares.

“Desde 2013, a Prefeitura tem investido em programas direcionados a melhorar a assistência às gestantes e evitar a mortalidade dos bebês. Reativamos o Programa de incentivo ao aleitamento materno que, em três anos, atendeu 363 mães em encontros com a participação de Enfermeiro (a), Pediatra, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Nutricionista e Assistente Social. Agentes comunitários de saúde e funcionários do Hospital São João também receberam capacitações em aleitamento materno”, revela a Secretária Municipal de Saúde, Jô Rangel, destacando a importância da amamentação para a saúde das crianças.

De fevereiro de 2014 a dezembro de 2015, foram atendidos 1.241 bebês pelo Projeto Vida Nova, que garante a consulta de pediatria nos primeiros 15 dias de vida da criança. “Implantamos o protocolo de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança e promovemos os grupos de gestantes, que se reúnem mensalmente em todas as Unidades de Saúde da Família para esclarecer dúvidas e receber orientações”, acrescenta Jô Rangel.

A Secretária destaca também a Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e os testes rápidos de HIV e Sífilis, garantindo tratamento às gestantes e a consequente proteção dos bebês. “Temos ainda o Programa Preparando para o Parto, com Fisioterapia Obstétrica na UBS Centro e na Academia da Saúde no Arapongal Oeste, e a importante atuação do Comitê Municipal de Vigilância da Mortalidade Materno-Infantil”.

Com auxílio de um médico contratado no ano passado, o Comitê é responsável por investigar as causas dos óbitos de crianças menores de 1 ano de idade, fetais e maternos. “Trabalhamos em parceria com o Hospital São João, Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretarias de Educação e Assistência Social, Pastoral da Criança e Conselho dos Direitos da Criança. Nesse processo de investigação, analisamos as condições de vida da gestante e do bebê, o pré-natal, o parto, os exames realizados, enfim, todo o contexto que envolve a gravidez”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica de Registro, Ezeiza Stockler. Essas informações são importantes para detectar as falhas e nortear as políticas públicas de saúde direcionadas a melhorar a assistência à gestante e às crianças.
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Prefeitura de Registro-SP investe em ações de combate à mortalidade infantil”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

in-article

Mobile

addthis

Consorcio na Valenautico

Curso de Manicure e Pedicure

Contato (13) 3821-6148

Manutenção de celulares - Técnico de Informática

20 Mega de Internet

20 Mega de Internet na Infovale

Clique na imagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]