17 de setembro de 2015

ABAVAR comemora Dia Mundial da Banana

ABAVAR comemora Dia Mundial da Banana


Produção da fruta é carro-chefe da economia local onde 60 mil famílias trabalham direta ou indiretamente com a produção da banana

Em comemoração ao Dia Mundial da Banana, no próximo dia 22 de setembro, A ABAVAR – Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira promove atividades alusivas à data, em sua sede, em Registro. Haverá exibição de vídeo sobre os benefícios da fruta para a saúde, e também uma pequena discussão sobre a produção no Vale do Ribeira, onde é o carro-chefe da economia local.

A bananicultura no estado de São Paulo está distribuída por aproximadamente 56 mil hectares, sendo que aproximadamente 36 mil hectares, segundo dados da Secretaria da Agricultura, localizam-se no Vale do Ribeira.  Emprega aproximadamente 60 mil famílias diretas no Estado de São Paulo, onde somente no Vale do Ribeira, 40 mil famílias trabalham diretamente na cultura agrícola da banana.

Em 2014, a título de salários, distribuíram rendas no importe de aproximadamente R$ 400 milhões anuais; proporcionalmente é a cultura agrícola que mais distribui rendas por hectare em todo o Brasil. “A bananicultura para o Vale é principalmente na geração de emprego e distribuição de renda”, reforçou o diretor da ABAVAR, Jeferson Magário.

O diretor da ABAVAR lembra que a bananicultura ainda é a principal atividade econômica da Região, mas a preservação ambiental é necessária e a busca de alternativas também deve ser uma preocupação para o produtor. A bananicultura ocupa apenas aproximadamente 36 mil hectares e não utiliza irrigação para o seu cultivo e nesta cultura, 60 mil famílias trabalham direta e indiretamente com a fruta.

Saúde – Conforme estudos comprovados, comer uma banana ao dia, ajuda a regular o intestino, diminui o estresse e a irritabilidade em mulheres no período pré-menstrual; possui menores quantidades de açúcar do que o cereal matinal; ajuda no combate à insônia; relaxante muscular natural; ajuda a reduzir câimbras e tem cinco vezes mais que o alface.

Para repor energia não há melhor que a banana, contendo três açucares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. A fruta também ajuda a curar ou prevenir grande número de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária.

Por Adilson Cabral


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!