Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.

29 de abril de 2012

Fotos Craveiro e Cravinho em Registro-SP - Roda de Violeiros no Ito Correa

,
Show da dupla Craveiro e Cravinho em Registro-SP na Roda de Violeiros no salão do Ito Correa no  dia 29 de abril de 2012.








Continue lendo >> Deixe seu comentário

Vídeo da dupla Craveiro e Cravinho em Registro-SP

,
    



Show da dupla Craveiro e Cravinho em Registro-SP na Roda de Violeiros no Salão do Ito Correa dia 29 de abril de 2012.
Continue lendo >> Deixe seu comentário

27 de abril de 2012

Inscrições abertas para vagas do Conselho Tutelar em Iguape

,
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguape, informa a todos os interessados em participar do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar do município, que está aberta a inscrição para as vagas do Conselho Tutelar (Triênio 2013 à 2015), no período de 07 a 11 de maio de 2012.

Informações: Rua Tiradentes, 315 - Centro - das 8h às 11h e das 14h às 17h - Tel: 3841-1248.



Por Katia Rodrigues
Continue lendo >> Deixe seu comentário

IV SIPAT integrada do CONSAÚDE bate recorde de participação e traz teatro aos funcionários

,

  IV SIPAT integrada do CONSAÚDE bate recorde de participação e traz teatro aos funcionários

Participação do Grupo de Teatro Caixa Preta permitiu que muitos dos presentes vissem modalidade pela primeira vez em sua vida

Em três dias de evento, aproximadamente 700 colaboradores de várias unidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira prestigiaram a IV Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho integrada, batendo um recorde desde a primeira edição, há quatro (4) anos atrás.

  IV SIPAT integrada do CONSAÚDE bate recorde de participação e traz teatro aos funcionários

Todos os dias o auditório do Hospital Regional esteve lotado e ambientado para receber os participantes das diversas unidades que integram o CONSAÚDE, na região do Vale do Ribeira. Logo na entrada foram apresentados workshops com  inúmeros equipamentos e utensílios de segurança do dia a dia dos funcionários do CONSÓRCIO – uma maneira eficiente de trazer a diferentes setores a conscientização da necessidades de proteção e cuidados no exercício da atividade.
  IV SIPAT integrada do CONSAÚDE bate recorde de participação e traz teatro aos funcionários

A SIPAT integrada teve como motivos principais integrar os funcionários e trazer ao debate a necessidade de maiores cuidados com a saúde e proteção dos servidores em seu ambiente de trabalho.

“Uma festa que mostra uma gestão e trabalhadores unidos, o que é o maior sintoma de que a instituição vai crescer e se destacar perante as demais,” declarou Ruth Gouvea, diretora do CEFORH, na abertura do evento.

Já a diretora Superintendente do CONSAÚDE chamou atenção de que além de integrar, a IV SIPAT trouxe mais cultura aos funcionários da instituição. “Sempre procuramos trazer algo novo aos funcionários, nunca esquecendo o cuidado com sua segurança e a razão deste evento. Procurar fazer o melhor para nossos colaboradores é um desafio constante ao Consórcio.”

A programação deste ano contou com gincanas, concurso de frases, palestras sobre números de acidentes de trabalho na instituição, ginástica laboral, entre outras atividades para interação dos funcionários.

Grupo Caixa Preta, mais cultura para o CONSAÚDE e Vale do Ribeira

Um dos momentos mais inusitados e divertidos no evento foi a chegada da personagem ‘Sidnéia Cavalcante, Psicóloga do Trabalho’ interpretada pelo ator Fernando Barbosa, do grupo de Teatro Caixa Preta de Registro/SP. Para muitos funcionários foi a primeira vez que assistiram ou presenciaram ao vivo uma interpretação teatral – o que demonstra a falta de acesso a cultura em todo nosso país e que esta é uma realidade muito próxima no Vale do Ribeira.

Misturando humor com crítica social, a interpretação chamou atenção para o trabalho em equipe e a necessidade de procurar fazer ‘o bem’ durante o cotidiano na respectiva jornada de trabalho dos trabalhadores do CONSAÚDE.

Para o Presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) e advogado da instituição, Adilson Guimarães: “Foi um evento que vai marcar e ensinar muitas lições a nós cipeiros organizadores e a própria instituição que vem num crescente empenho nas ações junto aos trabalhadores. Ficamos contentes em saber que muitos jamais haviam visto uma interpretação teatral e de que puderem tê-lo através da SIPAT.”

Assessoria de Imprensa do CONSAÚDE
Continue lendo >> Deixe seu comentário

PARA NOSSA ALEGRIA - YASMIN FARIAS

,
     
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Paz nos estádios. Pelo retorno do verdadeiro torcedor

,

Roberto Freire deputado federal por São Paulo, presidente nacional do PPS

ROBERTO FREIRE
Deputado federal por São Paulo, presidente nacional do PPS

 Quanto mais próxima a Copa do Mudo de 2014, mais urgente a reflexão e a discussão em torno de temas como a violência praticada em confrontos entre torcidas organizadas pelo país afora. E não só a discussão, mas a apresentação de propostas concretas.

Como outros países administram a questão? Existe um modelo mais bem sucedido entre tantos? É possível aplicá-lo integralmente ou adaptá-lo à nossa realidade? Criatividade é sempre bem vinda, no entanto, em muitos casos não é necessário reinventar a roda: é preciso encontrar medidas simples e eficientes – não ações simplistas, que tragam pouquíssimo resultado prático, como a mera proibição de bebidas alcoólicas nos estádios ou medidas demagógicas que não passam de pirotecnia.
Dois casos emblemáticos são as medidas adotadas por países completamente diferentes: Argentina e Inglaterra. A Argentina optou pela torcida única: consiste na liberação da venda de ingressos e entrada no estádio, principalmente em finais de campeonatos, apenas à torcida do time que possui o mando de campo.
No Brasil, essa solução foi adotada em Minas Gerais e está sendo discutida em Goiás e na Bahia. No Paraná, a torcida única foi adotada no inicio do ano durante o clássico Atletiba (Atlético x Coritiba), mas sem muito sucesso. O confronto mesmo com uma das torcidas suspensas acabou ocorrendo a alguns metros do estádio.

Esta solução, além de punir a torcida do time como um todo, exigiria ser permanente para dar algum resultado. Também não serve como medida educadora, pois seu caráter é punitivo, além de injusto, uma vez que se estende aos que vão ao estádio para se divertir e festejar e nada têm a ver com a barbárie praticada pelos ditos “torcedores.

A solução inglesa é, a meu ver, a mais acertada. Conhecido pelos altos índices de violência de torcidas organizadas, o país conseguiu reverter esta situação por meio do endurecimento das leis e do emprego de medidas que punem apenas os infratores. São punições que vão desde a suspensão do torcedor até o banimento de sua entrada no estádio (pelo resto da vida!). Resultado: índices de violência nos estádios caíram a quase zero, sem a necessidade de ter apenas uma torcida em dias de jogo. Basta reparar que, na Inglaterra, não existem alambrados entre o campo e o público.

A pacificação das torcidas passa pela punição direta ao torcedor que se envolve em brigas. Para isso, é preciso que ele seja identificado e responsabilizado. Se uma das penas previstas para o sujeito, cujo envolvimento em situações de violência fica provado, é obrigá-lo a apresentar-se em uma unidade policial durante os dias de jogos e lá permanecer até o final partida, é de se duvidar que ele volte a se envolver em brigas.

Não defendo a extinção das torcidas organizadas, desde que deixem de ser vetores da violência. A elas deve ser dada a oportunidade de se adequarem e exercerem o papel que delas se espera, o de parceria com a sociedade na promoção e na participação do espetáculo do futebol. Deve-se também cobrar das diretorias dos clubes e das próprias torcidas organizadas que passem a ter uma função disciplinadora, coibindo e punindo internamente os que se desviarem do objetivo, sob pena da extinção dessas torcidas. No caso de reincidência, a medida estaria mais do que justificada.
  
Além da responsabilização das torcidas, o endurecimento das punições – previstas, inclusive, no Estatuto do Torcedor – podem ter efeito positivo na redução destes conflitos. 
Que os estádios sejam locais aonde vamos acompanhado da família e dos amigos para torcer pelo nosso time de coração contra um time adversário, não inimigo.




Por Sibele Martins
Assessoria de Imprensa
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Campanha de Vacinação contra a Gripe em Iguape

,
Campanha de Vacinação contra a Gripe em Iguape


A Prefeitura de Iguape, através do Departamento de Saúde informa que no dia 05 de maio de 2012, começa a "Campanha Nacional Contra a Influenza para maiores de 60 anos, gestantes e crianças na faixa etária entre 6 meses a 2 anos de Idade".


Postos de Vacinação em Iguape (das 8h às 17h): Unidade Básica de Saúde, ESFs Areia Branca, Aeroporto, Central, Barra do Ribeira, Icapara, itimirim e Jairê.



Por Katia Rodrigues
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Prefeitura de Iguape decreta ponto facultativo, no dia 30/04

,

Prefeitura de Iguape

A Prefeitura Municipal de Iguape informa que em virtude do feriado do Dia do Trabalhador (terça-feira), no dia 1ºde maio, fica decretado ponto facultativo nas reprtições públicas, no dia 30 de abril (segunda-feira). Serão, contudo, mantidos os serviços essenciais à coletividade, a saber: Pronto Socorro, Plantão de Ambulância, Plantão Médico, Sanitários Públicos, Feiras livres e as Divisões de Serviços Urbanos e de Trânsito.

Por Katia Rodrigues
Continue lendo >> Deixe seu comentário

O Povo que faz o Banco do Povo

,

Programa da Secretaria do Trabalho faz o sonho do negócio próprio virar realidade

Quanto custa pra você começar o negócio da sua vida? Aquele que vai tirar a sua condição de empregado e transformá-lo em empresário? O Banco do Povo Paulista (BPP) pode lhe ajudar a construir a sua própria empresa.

“A pessoa vem aqui procurando melhorar e não tem noção do poder que ela tem em mãos, de gerar a própria renda e para outros empregados”, relata a primeira agente de crédito do programa do BPP, Nely Artero.

Nely trabalha com o BPP há 14 anos, desde a sua inauguração em Presidente Prudente. Tem em seu currículo histórias de pessoas que começaram seu pequeno negócio e hoje são grandes empreendedoras na cidade.
O Banco do Povo foi criado em 1998 para gerar emprego e renda no estado de São Paulo. O objetivo é o desenvolvimento de pequenos negócios e a concessão de empréstimos para os empreendedores dispostos a alavancar empresas, e criar novas vagas de emprego.

De 98 para cá, já foram emprestados mais de R$ 930 milhões em mais de 276 mil operações realizadas. O ano de 2012 iniciou com o recorde de R$ 58,4 milhões, um crescimento de 135% de empréstimos em relação ao inicio do ano passado.

Todo esse dinheiro foi dirigido a pessoas que utilizaram dos recursos em seus empreendimentos. Grande parte conseguiu direcionar também a terceiros, aumentou o quadro de funcionários de suas empresas e gerou novos postos de trabalho.

Só no mês de abril a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) inaugurou 8 novos postos do BPP no interior do estado. Nesta sexta-feira, (27/04), a SERT inaugurou duas novas unidades do Banco do Povo Paulista na região de Ribeirão Preto, nas cidades de São José da Bela Vista e Guatapará.

 “É muita satisfação! Antes a minha funcionária me ajudava de uma a duas vezes por semana, hoje, ela vem todos os dias, logo, será minha sócia”, declara a costureira de 55 anos, Mara de Paula.

Após ficar viúva, sem meios de sustentar sua família, passou a costurar em casa. Quando as encomendas cresceram foi orientada a recorrer ao BPP. Há três anos, pegou seu primeiro empréstimo para a compra de três máquinas de costura. Este ano, um novo empréstimo foi feito para a compra de mais uma máquina reta e uma galoneira.

Para Mara a oportunidade de poder gerar a própria renda e manter uma empregada registrada é uma grande honra. Até o final do ano, ela quer empregar mais uma pessoa, já que com a compra dos novos equipamentos, as encomendas aumentaram novamente.

O diretor-executivo do BPP, Antonio Mendonça, explica o perfil de quem procura o microcrédito: “Algumas pessoas não nasceram para ter patrão, pois têm uma veia empreendedora. Nosso trabalho é ajudar essas pessoas a realizarem seus sonhos, oferecendo crédito para montar ou ampliar seu próprio negócio”, declara.

Acalentar um sonho e correr atrás foi o que levou Valdisce Costa, 44 anos, a criar seu negócio de família, “Antes ficava em casa, tive a ideia do negócio e batalhei muito para chegar aonde cheguei”, diz.

Hoje, proprietária de uma Churrascaria, tem 5 empregados, “O empréstimo que fiz foi uma ajuda muito grande para capital de giro. Já indiquei o BPP para várias outras pessoas”, afirma Valdisce.

Se o se sonho custa até R$ 15 mil, procure uma agência do Banco do Povo e torne-se seu próprio patrão.

Por Sueli Correa
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Educação de Cananeia irá participar das Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa e Astronomia

,

 Educação de Cananeia irá participar   das Olimpíadas Brasileiras de   Língua Portuguesa e  Astronomia



Em 2011, os alunos ganharam ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e agora pretendem trazer novamente os títulos para Cananeia

“A escrita que faz a diferença”. Os alunos do ensino fundamental de rede de ensino de Cananéia estão se preparando para participar da Olimpíada Brasileira de Lingua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” e mais uma vez da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em Cananéia irão participar da Olimpíada de Língua Portuguesa com os alunos dos 5º anos do ensino fundamental de todas as escolas municipais da Ilha de Cananéia e dos bairros Porto Cubatão e Itapitangui. Já na OBA também serão os alunos dos 5º anos, porém das Escolas Municipais Geraldo Belletti Brito e Deborah Silva Camargo, sendo que a prova já será realizada no dia 11 de maio. As Escolas também participarão da Mostra de Foguetes (MOFOG) que acontece no mesmo período.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa envolve educadores de diversas regiões do país, que batalham pelo aprimoramento do ensino da leitura e da escrita na educação básica. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para que os professores entrem em contato com uma metodologia de trabalho de leitura e produção de texto articulada aos conteúdos previstos para cada ano escolar. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.

De acordo com a supervisora de ensino, Ivani Topal, “esse tipo de iniciativa faz com que o aluno goste cada vez mais de estudar e se dedique ao máximo para conseguir uma boa colocação. O incentivo a leitura é sempre essencial tanto para os alunos quanto para os professores. Quando conseguimos ver a realização de um de nossos alunos, como na OBA de 2011, sentimos como o nosso trabalho como educadores é gratificante”.

OBA 2011 - foi com muita dedicação e esforço dos alunos, professores e coordenadores que a EMEF "Geraldo Belletti Britto" trouxe para Cananéia duas medalhas a nível nacional da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A Prefeitura de Cananéia e o Departamento Municipal de Educação parabenizam todos os alunos e alunas que estudaram e se empenharam durante essas olimpíadas estudantis e a dedicação dos professores, coordenadores e diretores.

Por  Bárbara de Aquino


Continue lendo >> Deixe seu comentário

Professor da ESAMC Santos é personagem de decisão jurídica excepcional

,

Advogado comprova ineficiência de órgão público e livra empresário santista de pena
 
O professor de Direito da ESAMC Santos, Marcelo Cruz, possui um escritório de advocacia e através de um serviço particular virou personagem de uma decisão jurídica excepcional. Ele comprovou a ineficiência da Polícia Federal em relação a regularização do porte de arma de fogo, livrando assim um empresário santista de sofrer pena por ilegalidade. A sentença saiu no último dia 18.

Tudo começou em um bloqueio de trânsito feito pela Polícia Militar. Nesta abordagem, um empresário santista foi flagrado transportando uma pistola calibre 380 em seu carro com a documentação de porte vencida. Mesmo alegando que havia feito o pedido de regularização há nove meses e que ainda não tinha obtido resposta do órgão competente, o caso foi parar na justiça.

Condenado em primeira instância, Cruz comprovou esta solicitação e viu o seu cliente ser absolvido, por quatro votos a um, pela 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

“Provamos que o cliente vinha requerendo a renovação do seu porte sem sucesso, por conta do tradicional descaso das autoridades para com a população em geral”, afirma o advogado.

Desta forma, o caso abre precedentes para que outras pessoas, que estejam na mesma situação, sejam poupadas da conduta dolosa, prevista no crime de porte de arma.
 
 
Por Emanuelle Oliveira
Jornalista - Mtb 59.151
 
Continue lendo >> Deixe seu comentário

PROJETO “CAPOEIRANDO E ESTUDANDO” TEM LANÇAMENTO OFICIAL EM REGISTRO

,

PROJETO “CAPOEIRANDO E ESTUDANDO” TEM LANÇAMENTO OFICIAL EM REGISTRO


 Criado há 6 anos o Projeto atende quatro bairros e recebe o  apoio da Prefeitura Municipal

No último domingo, (15), aconteceu o lançamento oficial do Projeto “Capoeirando e Estudando” do professor de Educação Física e aluno graduado José Carlos da Silva Oliveira, conhecido por “Robinho” do Grupo Cordão de Ouro Capoeira. O evento, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Pinto Banks, se trata de projeto que atende, desde 2006, crianças, jovens e adolescentes dos bairros Agrochá, Vila Nova, Pedreira e Vila São Francisco.

Ao longo desses seis anos cerca de 250 crianças foram atendidas pelo Projeto “Capoeirando e Estudando”. Segundo Robinho a participação das crianças e jovens no Centro de Cultura Opará colaborou para que o Projeto ganhasse visibilidade e apoio da Prefeitura Municipal. “Na gestão atual a Prefeitura tem olhado para esse Projeto. Por meio do Opará a Prefeita Sandra Kennedy pode conhecer o perfil dos nossos alunos e o envolvimento dos pais e familiares e, desde então, tem nos incentivado com transporte, alimentação e cedendo o espaço físico das escolas municipais para que as aulas aconteçam. Além disso, o Projeto tem levado o nome de Registro para outras localidades onde nos apresentamos”, explicou o professor.

PROJETO “CAPOEIRANDO E ESTUDANDO” TEM LANÇAMENTO OFICIAL EM REGISTRO

O lançamento contou com a presença de Contra Mestres (CM) do Grupo Cordão de Ouro da cidade de São Paulo; CM Gaiola; CM Kuata, Instrutor Petróleo, e graduados Tania Morinaga e Lula. Quem também prestigiou o lançamento foi o Instrutor da cidade de Registro, Rone Capoeira Gospel, o graduado Rogério de Pariquera- Açu e toda a equipe do Centro de Cultura afro-brasileira Opará, conhecidos por serem grandes incentivadores dessa ação social.

PROJETO “CAPOEIRANDO E ESTUDANDO” TEM LANÇAMENTO OFICIAL EM REGISTRO

De acordo com os organizadores do lançamento oficial do Projeto, outro momento importante durante o lançamento se deu com a participação de dezenas de crianças no evento. Além disso, os alunos do Projeto ganharam uma aula especial de movimentações de capoeira com Contra Mestre Kuata, cuja roda ficou sob o comando do, também Contra Mestre, Gaiola.  

PROJETO “CAPOEIRANDO E ESTUDANDO” TEM LANÇAMENTO OFICIAL EM REGISTRO

Todos os convidados receberam camisetas com o logotipo Oficial do Projeto cujo desenho retrata basicamente a educação, reeducação dos educandos e também a sociabilização e inclusão desses alunos na sociedade. 

O grupo Cordão de Ouro reúne 58 mil capoeiristas em todo o mundo. Em Registro as crianças e jovens que queiram participar das aulas podem, acompanhados dos responsáveis, procurar pelo professor durante as aulas que acontecem todos os sábados das 09 às 11:30h na EMEF Josino Silveira; ou ainda na EMEF Anna Pinto Banks às terças e quintas-feiras das 18 às 20h e aos sábados das 15 às 17h. Escolas, empresas e municípios interessados em receber as apresentações com as crianças e jovens do Projeto “Capoeirando e Estudando” podem agendar as apresentações diretamente com o Professor Robinho (email: robinhocbo.rgt@hotmail.com Celular (13) 9624-7859).

O Projeto “Capoeirando e Estudando” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Registro, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura. 
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Palestra sobre Urgências e Emergências em Urologia, em Pariquera-Açu/SP

,


            Programa de Educação Médica Continuada tratará o tema “Urgências e Emergências em Urologia”

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e o SIMESP (Sindicato dos Médicos de São Paulo), Diretoria Regional Vale do Ribeira, promovem a palestra “Urgências e Emergências em Urologia”, dia 27 de abril, na próxima sexta-feira às 19:30.

A palestra ficará por conta do Urologista Rafael Leonardo Bonam do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE).

Médicos, Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, PSF, unidades básicas de saúde e estudantes universitários são esperados para prestigiarem o evento.

Tema: Urgências e Emergências em Urologia
Local: Auditório do HRVR/CONSAÚDE, em Pariquera-Açu/SP
Horário: 19:30hs

Por Roberto Dezorzi
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Alunos do Colégio Adventista de Registro conquistam 1º colocação geral do FECAPS

,

Alunos do Colégio Adventista de Registro conquistam 1º colocação geral do FECASP

Os alunos do Colégio Adventista de Registro, atual campeão dos Jogos da Semana da Pátria (Sempa), competição organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes, sob orientação do professor Felipe Hase e do diretor do colégio, professor Itamar Reis, conquistaram de maneira brilhante a primeira colocação geral do 1º Festival Esportivo dos Colégios Adventistas da Paulista Sul (Fecasp).

Alunos do Colégio Adventista de Registro conquistam 1º colocação geral do FECASP
Os jogos aconteceram entre os dias 22 a 24 de abril, em Hortolândia. Participaram deste evento os 19 colégios Adventistas da Associação Paulista Sul, com mais de mil alunos disputando medalhas nas modalidades de Atletismo, Natação, Tênis de Mesa e Voleibol.
Com garra, disciplina e, acima de tudo espírito esportivo, os alunos registrenses conquistaram 30 medalhas (12 de ouro, 6 de prata e 12 de bronze ), somando no total quase o dobro de pontos do colégio segundo colocado na classificação geral. Um dos destaques do colégio foram as alunas Natalia Martins e Wadad do 7º ano, que conquistaram 7 e 5 medalhas cada uma,  respectivamente. Segundo o professor Felipe, além das medalhas conquistadas, os alunos voltaram da competição com uma experiência de vida inesquecível, e com um espírito de amizade maior.






Por 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Registro



.
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Departamento de Cultura abre inscrições para cursos de Hip Hop, Dança de Salão, Jazz e Oficina de bonecões de balaio

,

Oficina de Hip Hop
As inscrições para as aulas de Dança de Rua (Hip Hop) começam na quarta-feira dia 02 e vai até sexta-feira dia 04 de maio para jovens com idade entre 12 a 18 anos.
As inscrições e a aulas são gratuitas. Vagas limitadas.


Confecção de Bonecões de Balaio
O “Projeto Eternizando Tradições” do governo do estado chega a Juquiá para ensinar a arte de produzir bonecões em parceria com o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal.
As inscrições e aulas são gratuitas. Os interessados devem ter acima de 12 anos de idade. Vagas limitadas. As matrículas estarão abertas de 02 a 18 de maio.


Aulas de Jazz
Inscrições de 02 à 18 de maio para as aulas de Jazz (Dança Livre).
As inscrições e aulas são gratuitas. Os interessados devem ter acima entre 06 e 09 anos de idade. Vagas limitadas.

Aulas de Dança de Salão
Começa no dia 02 e vão até 18 de maio as inscrições para as aulas de Dança de Salão.

Maiores informações sobre todos os cursos e inscrições Casa da Cultura "O imigrante".
Rua 10 de Abril – centro de Juquiá - Próximo a Bradesco.


Daniela Tosatto | Assessoria de Imprensa 
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Campanha de Vacinação Contra Gripe em Juquiá

,

Campanha de Vacinação Contra Gripe em Juquiá

No sábado, (05) as Unidades de Saúde ficarão abertas das 8h às 17h. O objetivo é imunizar idosos, gestantes e crianças de 6 meses à 2 anos. 
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe acontecerá entre os dias 05 e 25 de maio, com proposta principal de imunizar idosos, gestantes e crianças de 6 meses à 2 anos, em todas as Unidades de Saúde, Hospital Santo Antonio e Escola Rute Tavares das Neves.


Campanha de Vacinação Contra Gripe em Juquiá

O sábado, dia 05 de maio, será marcado como “Dia D” da campanha quando as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h (confira abaixo quadro com relação dos locais). Os profissionais de saúde também receberão a vacina, que será aplicada tanto nos profissionais do setor público quanto do setor privado.
Segundo orientações da Secretaria de Estado da Saúde, os portadores de doenças crônicas serão vacinados a partir do dia 14 de maio, com receita médica e na medida em que houver a vacina. Na última semana da campanha, entre os dias 9 a 13 de maio serão vacinados ainda imunideprimidos, cuidadores de idosos acamados e/ou com outros agravos de saúde e doentes crônicos.
De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica do departamento de saúde da Prefeitura de Juquiá, Tânia Cristina Freitas Barbosa, “essa é uma iniciativa que visa imunizar os grupos prioritários contra a gripe comum e a causada pelo subtipo viral H1N1. É uma vacina segura, feita de vírus fragmentado e inativado e com poucos efeitos colaterais. Podem ocorrer reações leves até 48h após a vacinação como febre, reação local e dor muscular. A vacina é contra indicada somente para pessoas com reação anafilática grave em dose anterior ou alergia grave a ovo. Em pessoas que já tiveram síndrome de Guillan Barre, deve haver avaliação médica criteriosa. O adiamento somente será indicado em caso de doença febril aguda”.
Locais de vacinação:
·         Centro de Saúde
·         PSF Vila Sanches
·         PSF Vila Olímpica
·         Posto da Piúva
·         Escola Rute Tavares (em frente a Padaria Bianca)
·         Posto de Cedro
·         Hospital Santo Antônio
·         PSF Colonização
·         PSF Iporanga

Mais informações no (13) 3844-3494.


Daniela Tosatto | Assessoria de Imprensa 
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Encontro Regional do SEBRAE apresenta o primeiro cargo de gerência exclusivo para o Vale

,

No evento em que o SEBRAE inicia uma nova fase para o Vale do Ribeira a Prefeita de Registro recebe promessa de parceria para que agricultores conquistem o SIM e SUASA na Região


O município de Registro foi escolhido como cidade anfitriã no Vale do Ribeira para o “Encontro Regional de Parceiros”, realizado pelo SEBRAE no Bunkyo na última sexta-feira, (13). Na pauta do encontro questões importantes como a apresentação da nova gerente regional, Claudia Noemi Gervasio Bilche; a participação e visita do diretor-superintendente do SEBRAE/SP, Bruno Caetano; e a oportunidade para discutir regionalmente sobre os principais projetos e metas da instituição para 2012 no Vale.  

“O brasileiro tem dois sonhos. O primeiro é ter a casa própria. O segundo sonho é ter seu próprio negócio e, assim, ser seu próprio patrão. As microempresas são responsáveis por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O Vale do Ribeira é visto por muitos como uma região carente, já para o SEBRAE esta é uma região de oportunidades e de desenvolvimento. O que de fato emancipa é o empreendedorismo e é isso que o SEBRAE faz”, afirmou o superintendente do SEBRAE/São Paulo.
No cargo de gerente Cláudia Bilche anunciou as próximas ações da Instituição. “O SEBRAE móvel estará novamente na nossa região do Vale do Ribeira e já possui um calendário. Além disso, os cursos de Educação à distância (EAD) que o SEBRAE oferece gratuitamente são outras importantes ferramentas. Precisamos integrar ferramentas e parcerias, pois o SEBRAE não faz nada sozinho.”, anunciou.

A Chefe do Executivo Sandra Kennedy Viana representou o município no evento e parabenizou a escolha da gerente. “Esse Encontro é de grande importância, pois pela primeira o Vale do Ribeira recebe um gerente exclusivo para a região. É uma escolha certeira a nomeação da Cláudia Bilche com quem, no ano de 2005, trabalhei conjuntamente na construção de uma Agenda 21 para o Vale do Ribeira. Ficamos felizes que alguém que conheça a realidade do Vale do Ribeira, como a Cláudia Bilche, assuma esse cargo. E é preciso também agradecer o excelente trabalho da equipe como por exemplo o senhor Roberto Puppo que contribuiu para a consolidação de importantes parcerias com a Prefeitura de Registro.”

Outro momento importante do Encontro se deu no momento em que a prefeita Sandra Kennedy aproveitou a ocasião para, na condição de coordenadora geral do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Social do Vale do Ribeira (Consad), solicitar o apoio do SEBRAE para as ações voltadas às certificações dos produtos da agricultura familiar do Vale do Ribeira visando fortalecer a comercialização dos produtos do setor, em particular para programas governamentais como para Alimentação Escolar (PNAE) e Aquisição de Alimentos (PAA). A prefeita solicitou que o SEBRAE componha a força tarefa junto com o Ministério da Agricultura e Ministério do Desenvolvimento Agrário, que vem sendo articulados pela Delegacia do MDA no estado de São Paulo voltados para apoiar às certificações dos produtos da Agricultura Familiar nos Territórios da Cidadania do estado, onde o Vale do Ribeira se inclui como um destes territórios.   “A legislação federal diz para que se aplique 30% do recurso repassado pelo Ministério da Educação para alimentação escolar em compras de produtos da agricultura familiar. Em Registro nós não compramos os 30%. Aqui essas compras correspondem a 60%. E nós queremos comprar ainda mais da agricultura familiar, assim como outras prefeituras do estado também querem. Mas para ampliar a oferta dos produtos é preciso que o agricultor tenha a certificação necessária, tais como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Um exemplo de onde precisamos avançar é o proveniente da piscicultura. O piscicultor precisa da inspeção para processar o peixe para vendê-lo para a alimentação escolar. Nós precisamos de parceria e apoio nessa luta”, explicou a prefeita.

As certificações SIM e SUASA permitirão uma maior e mais generalizada formalização dos agricultores de todo o Vale do Ribeira. Diante do pedido de apoio, feito pela Prefeita Sandra Kennedy, o diretor-superintendente do SEBRAE/SP, Bruno Caetano prontificou-se em auxiliar e orientar nestas questões. “O SEBRAE pode sim, juntamente com as prefeituras, auxiliar os empreendedores rurais na aquisição de certificações como o SIM e SUASA”, afirmou o diretor-superintendente.

A nova gerente regional Cláudia Bilche finalizou seu discurso de posse com a seguinte citação de Clodomir Santos de Moraes: “As coisas não são feitas pelo dinheiro, nem pela tecnologia, tampouco pelos papéis dos projetos. As coisas são feitas por homens e mulheres quando estão adequadamente organizados”. Para a nova gerente isoladamente não se alcançam resultados, “é preciso estabelecer parcerias e integrar ferramentas”, enfatizou Bilche.

ENTENDA O QUE É O SUASA - O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), regulamentado em 2006, é um sistema unificado e coordenado pela União, com participação dos municípios, estados, através de adesão. Produtos inspecionados por qualquer instância do sistema Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional. Esse novo sistema de inspeção sanitária permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, o que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro. Com isso, melhor do que o sistema de inspeção anterior, o Suasa impulsiona a geração de postos de trabalhos e de renda entre as famílias envolvidas no processo produtivo. O resultado desse movimento da economia local e o aumento da arrecadação de tributos pelo município, que vem da venda dos produtos industrializados e do aumento da renda das famílias.

Por
 Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Registro


Continue lendo >> Deixe seu comentário

Prefeito Adriano divulga atrativos turísticos de Cananéia na Rádio Guarujá AM

,

Prefeito Adriano divulga atrativos turísticos de Cananéia na Rádio Guarujá AM


A entrevista foi realizada ao Programa Nossa Vida Nossa Gente, apresentado por Douglas Gonçalves, com a participação do jornalista, Renato Nascimento

O Prefeito de Cananéia, Adriano Cesar Dias, participou nesta quarta-feira (25), do Programa Nossa Vida Nossa Gente, apresentado por Douglas Gonçalves, com a participação do jornalista, Renato Nascimento, na Rádio Guarujá AM (1.550).

Durante a entrevista, Adriano aproveitou a oportunidade para divulgar os atrativos turísticos da cidade, a programação de eventos como o show de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra pelo Circuito Sesc de Artes, e a Festa do Mar que 6 a 10 junho. Além disso, ele comentou também a respeito dos projetos nas áreas de turismo, saúde e habitação que estão sendo executados no Município.

“Esta foi uma oportunidade importante de divulgarmos as riquezas naturais e turísticas que Cananeia possui. A ideia é que possamos divulgar a nossa cidade da melhor maneira, em outras regiões importantes do Estado, a fim de que promova o turismo local e, consequentemente, contribua para o desenvolvimento econômico da Cidade”, destacou o Prefeito.

Por Bárbara de Aquino
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Projeto de lei sobre o fim das sacolas plásticas em todo o comércio de Registro será discutido em Maio

,

Projeto de lei sobre o fim das sacolas plásticas em todo o comércio de Registro será discutido em Maio


Prefeitura e a Aciar se unem para aumentar a participação da sociedade na discussão da proposta do Projeto de Lei substitutivo à lei vigente no Município

Ao contrário do que muita gente pensa em Registro é proibida, desde 2009, toda e qualquer embalagem plástica dada, não só pelos supermercados, mas por todos os comércios locais. De acordo coma a Lei Municipal nº956, de 13 de agosto de 2009, até mesmo aqueles sacos plásticos usados para frutas e verduras estão legalmente proibidos. Ocorre que essa lei, aprovada pela Câmara Municipal, está inexecutável, não regulamentada. Se já estivesse sendo aplicada a lei renderia penalidades e infrações para praticamente todos os comerciantes do município. Como essa lei foi aprovada pela Câmara Municipal sem ser discutida com a sociedade, o Poder Executivo encontra dificuldades para regulamentá-la tal como está. Para corrigir os excessos, abrangências e distorções jurídicas presentes na lei nº956 de 2009 e buscar, conjuntamente com a sociedade, alternativas é que na última terça-feira, (24), foi realizada uma reunião sobre o tema na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciar) de Registro.

Na reunião foi apresentado um panorama sobre como é a lei nº956 de 2009 e também explicar como e por quais razões a Prefeitura de Registro, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Secretaria de Assuntos Jurídicos, possui uma proposta de Projeto de Lei que substitua a lei vigente. Em um primeiro momento a reunião tratou do assunto embalagens, com destaque para os diferentes tipos de sacolas plásticas existentes na atualidade; em um segundo momento os aspectos jurídicos da questão foram explanados e, por fim, houve um momento aberto para s discussões e trocas de informações e sugestões entre todos os presentes. 

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente da Prefeitura de Registro fez uma apresentação sobre os diferentes tipos de sacolas plásticas existentes no mercado e enfatizaram os perigos presentes na atual propaganda das sacolas oxibiodegradáveis – supostamente tidas como ecologicamente corretas. De acordo com as explicações da equipe, já existem estudos que colocam em dúvida os efeitos dessas embalagens. As pesquisas mostram que esses resíduos não se desintegram - apenas se tornam invisíveis aos olhos. Ou seja, as sacolas oxibiodegradáveis não se decompõem uma vez que as micropartículas do plástico permanecem no meio ambiente. Já as biodegradáveis, fabricadas com amido de milho, são as mais indicadas, porém não há possibilidade para aquisição no mercado e também não se decompõem rapidamente em condições similares àquelas dos aterros sanitários.

Para o secretário da pasta, Marcos Diniz, outro problema grave é que a população tem o hábito de colocar o lixo em sacolas plásticas e, depois, juntar várias dessas em um único saco plástico grande para ser recolhido nas lixeiras das casas. “Esse hábito tem uma consequência séria na medida em que cria uma dupla barreira plástica para o lixo. O plástico não deixa o lixo orgânico se decompor”, afirmou Diniz.

Quando a reunião passou para os aspectos jurídicos foi a vez da advogada e secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura apresentar de maneira didática cada um dos principais aspectos da atual lei de 2009 e os motivos legais pelos quais essa precisa ser substituída. Inconstitucionalidade; natureza jurídica; competência para propositura de lei; sanções e multas são alguns dos termos técnicos que foram explicados para a compreensão do tema. “A equipe da Secretaria fez um amplo estudo e análise sobre as legislações municipais e estaduais sobre o tema, bem como sobre o posicionamento do Tribunal de Justiça perante tais leis para realizar a proposta de Projeto de Lei que aqui apresentamos hoje para ser discutido. Basicamente essa proposta de Projeto de Lei tem alguns pontos centrais que precisam ser conhecidos por todos os registrenses tais como: dar um tratamento diferenciado para o comércio e empresas de acordo com seu tamanho e tributação. O pequeno comerciante não pode ter os mesmo prazos para adequação e tampouco receber multas semelhantes àquelas aplicadas as grandes lojas de eletrodomésticos. Esse projeto de lei prevê, inclusive ao poder público, deveres como, por exemplo, o de promover ações educativas. Além disso, o objetivo, em longo prazo, é estimular o uso de embalagens mais sustentáveis”, explicou a jurista.

O secretário Marcos Diniz complementou dizendo que, em Registro, mesmo sem uma legislação específica sobre alternativas sustentáveis para a substituição das sacolas plásticas, já é possível notar algumas ações e mudanças quando o assunto são as embalagens dadas no comércio. “Tem supermercados e padarias que já optaram pela volta dos antigos sacos de papel ao invés de fornecer sacolas plásticas. Mas o ideal são as embalagens retornáveis, pois possuem maior durabilidade e por isso geram menos resíduos. São muitos os exemplos: um carrinho de feira, uma mochila ou uma bolsa, uma boa caixa de plástico e outros”, disse o secretário. Para ele isso são sinais de uma nova mentalidade por parte de comerciantes e sociedade. “A mudança de hábito pode fazer com que a incoerência do uso seja substituída por um modo mais racional de uso das embalagens como um todo”.

A prefeita Sandra Kennedy Viana participou da reunião e sugeriu que novo encontro seja agendado para que formadores de opinião, membros da sociedade civil organizada, empresários e comerciantes, inclusive aqueles que não associados na Aciar de Registro, possam participar, discutir, dialogar e contribuir com o Projeto de Lei. “Uma lei tem que refletir o que uma sociedade pensa. Por isso é fundamental uma grande adesão para que futuramente esse Projeto de Lei seja uma lei que não exista só no papel”, explicou a Prefeita.

O presidente da Aciar, Renato Zacarias dos Santos, agradeceu a presença de todos e estabeleceu a parceria para a próxima reunião. “Muitos comerciantes acharam que essa discussão era restrita aos supermercados. Na próxima reunião certamente mais associados e não associados participarão. Hoje vimos o quanto é importante esse sistema de diálogo sobre questões que nós lidamos no dia a dia”.

A proposta de Projeto de Lei foi elogiada pelos participantes da reunião na Aciar. Todavia, mediante o consenso de que se trata de assunto de interesse geral dos registrenses, os participantes decidiram por novo encontro. A próxima reunião será dia 17 de maio, às 19:00 h, no Centro de Convivência dos Idosos(CCI)  da cidade de Registro.

Por 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Registro




Continue lendo >> Deixe seu comentário
 

AMIGOS QUE NOS SEGUEM

Facebook

Recomende-nos no Google

Google+

O Vale do Ribeira Copyright © 2013 | Design by: [ P . M . C ] | Movido a: [ Blogger ]