Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.

26 de abril de 2012

Alunos de Cananeia fazem intercâmbio cultural no Dia do Índio

,

Alunos de Cananeia fazem intercâmbio cultural no Dia do Índio

Troca de experiências entre alunos e indígenas marca o dia 19 de Abril de Cananeia

Na data em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil, uma série de estereótipos e preconceitos costuma invadir a sala de aula. Por isso, no último dia 19 de abril os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Deborah Silva Camargo” estiveram em visita a Aldeia Indígena do bairro Acaraú, realizando um intercâmbio de experiências culturais. 

O grupo de 23 alunos do 4º ano, a professora Rita de Cássia Gomes Dominiski e o diretor Antônio Carlos de Oliveira Martiniano, foram recebidos pelo professor da aldeia e pelos alunos indígenas. Os alunos da EMEF Deborah tiveram a oportunidade de conversar com os índios sobre como é habitar a aldeia e sobre os costumes e tradições indígenas que eles preservam até hoje, bem como sobre como funciona a escola indígena que existe na aldeia.

Os alunos indígenas apresentaram danças que simbolizam sua cultura e tradições. Naquele momento, o diretor Antônio enfatizou a importância da luta dos índios na manutenção de suas tradições e convidou os índios para também visitarem a escola municipal. A Escola Déborah já programa para ainda esse semestre uma visita a Aldeia Indígena do bairro Rio Branco.

Dia do Índio – foi intitulado o dia 19 de abril como o Dia do Índio pois nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas. Além disso, fazer lembrar o povo brasileiro da importância que o indígena têm para a construção de nossa história. Um povo que foi massacrado, humilhado e escravizado pelos colonizadores e que busca hoje manter suas tradições. Deixou-nos de herança um passado rico em cultura, tratamentos medicinais caseiros, comidas típicas e diversos métodos de plantio.

Por Bárbara de Aquino
};

0 comentários to “Alunos de Cananeia fazem intercâmbio cultural no Dia do Índio”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

 

AMIGOS QUE NOS SEGUEM

Facebook

Recomende-nos no Google

Google+

O Vale do Ribeira Copyright © 2013 | Design by: [ P . M . C ] | Movido a: [ Blogger ]