Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
30 de novembro de 2011

Rancho Caipira confira o Cardápio

,
Visite o site do Rancho Caipira : www.ranchocaipira.com
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Prefeitura da Ilha e Sebrae (SP) realizam segundo curso Sabor e Gestão para os ambulantes

,


Ilha Comprida – A Prefeitura da Ilha Comprida e o Sebrae (SP)  realizam, entre  a segunda 28/11 e quarta 30/11, o segundo curso Sabor e Gestão – Boas Práticas para Alimentação Fora do Lar  voltado à capacitação dos ambulantes do município.  O curso aborda boas práticas na alimentação, normas de higiene em vigor pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e orientações sobre gestão de negócios.

Os cursos fazem parte do  programa municipal de capacitação e formalização de 100% do comércio ambulante da cidade. A chefe de rendas diversas da prefeitura Creunice dos Santos Silva explicou que a expedição de licenças e renovações dos ambulantes do município está vinculada à freqüência nos cursos de capacitação. Segundo ela, a meta é que todos sejam capacitados e ingressem no mercado formal de trabalho.
Os trabalhos visam diferenciar o comércio ambulante da cidade pela qualidade dos produtos oferecidos, pela profissionalização e valorização da categoria e pelo bom atendimento aos moradores e visitantes.

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Ilha Comprida comemora título inédito no veteraníssimo de futebol

,




Ilha Comprida –  Foi na disputa dos pênaltis que a equipe de futebol de campo do Clube Esporte Veterano de Ilha Comprida conquistou no sábado 26/11, no Estádio de Registro, o título inédito de campeã do 12º Campeonato  Regional Veteraníssimo de Futebol. Dirigida pelo técnico Peixinho, a equipe da Ilha  trouxe a taça para casa ao vencer nos pênaltis  a equipe registrense AABB.

O  presidente do clube, Antônio Trevisan, disse que o título representa a união da equipe da Ilha e a vitória dos trabalhos realizados ao longo dos anos em busca do título. Esta foi a 9ª participação da Ilha no Regional. Em muitos campeonatos, chegou perto do título.”É o campeonato bastante disputado. Foram vinte rodadas de jogos desde o início do ano. Estamos muito felizes com o título”, comemorou.

A equipe campeã foi formada pelos jogadores Gentil,Bira, Miqueas, Xingo, Trevisan, Dito, João, baixinho, Rubinho, Pipoca, Zé Maria, Teço, Iço, Candinho, Jamil, Oswaldo, Bigu, Toninho, Gilmar, Heraldo, Mauro, Neuri e o goleiro Dito, que conquistou também o título de menos vazado do campeonato. O jogador Pipoca também comemorou o título de artilheiro do Veteraníssimo.

Itinerante, cada ano disputado em uma cidade da região, o Veteraníssimo é disputado por jogadores com mais de 50 anos de idade. Acompanhe o quadro de títulos:

1º - Pedro de Toledo – Pentacampeão
2º - Registro – Tricampeão
3º - Iguape- Bicampeão
4º - Sete Barras – Campeão
5º - Ilha Comprida- Campeão


Quero Quero e Família disputam título do Veterano da Ilha

Ilha Comprida- As equipes de futebol Quero-Quero e Família disputam neste domingo  4/12, às 11 horas, no Estádio Municipal Durval Marieto, o título do  Campeonato Municipal Veterano.  
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Ilha articula formação de coordenadoria para integrar e fortalecer ações voltadas aos jovens

,


Ilha Comprida – A integração das diferentes ações direcionadas aos jovens desenvolvidas pelos departamentos municipais; o atendimento das expectativas de formação profissional dos jovens; a troca de experiências e expectativas e, principalmente, a avaliação  da eficácia dos trabalhos  de formação dos jovens são os objetivos da coordenadoria da juventude, órgão que começa a ser articulado no município.

A proposta foi apresentada e discutida pelos diretores de departamentos da Prefeitura, jovens , integrantes da ONG Crescer para o Futuro, Igreja Bola de Neve,  e conselheiros tutelares  na  segunda-feira 28/11, na sede do CRAS.  Ao citar a Ilha Comprida como uma cidade de oportunidades porque é “um lugar novo, em construção”, o prefeito Ventura  disse que o objetivo da coordenadoria é  transformar a juventude em capital intelectual para a descoberta de novos potenciais. “Temos uma ampla diversidade de programas, cursos e ações voltadas aos jovens, mas não centralizamos essas ações e não medimos seus resultados. É essa situação que queremos mudar com a coordenadoria”, explicou.

Segundo o prefeito, há mais novidades nesse trabalho:  a extensão do acompanhamento  aos jovens até os 29 anos, quando são considerados jovens adultos. “O que ocorre hoje é o acompanhamento dos jovens até cerca de 18 anos quando terminam o ensino médio. Depois dessa faixa, ninguém sabe que rumo tomam. Precisamos exatamente desse acompanhamento para  oferecer-lhes perspectivas e analisar a eficácia de nossa formação”.
A coordenadora do CRAS, Lindamar Saba,  disse que a coordenadoria  interligará as informações  das ações voltadas aos jovens nas áreas da saúde, educação, social, cultura e esportes numa ampla rede de trabalho.  Também compreende o mapeamento dos jovens da Ilha :”Queremos trabalhar com os jovens  de forma qualitativa para que eles  se orgulhem de morar na Ilha, possam prosseguir o ensino superior em grandes centros, mas  tenham vontade de retornar e devolver para a cidade, em forma de trabalho,  o que receberam”. Nova reunião entre os profissionais está agendada para segunda-fera 5/12, às 14 horas, na sede do CRAS.

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Audiência pública que definirá o PLOA 2012 será quinta 1/12 na Ilha

,

Foto: Ilha Comprida-SP no Vale do Ribeira

Ilha Comprida-  A Prefeitura e a Câmara da Ilha Comprida convidam a população para a audiência pública que será realizada nesta quinta-feira 1/12, às 18 horas, na Câmara, destinada à abordagem do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA 2012) - Emendas de Iniciativa Popular. Ação do Congresso Nacional – por intermédio da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização-, o PLOA destinará R$ 400 mil ao município para a realização de obras e serviços de infraestrutura.  O valor é estipulado de acordo com o número de habitantes.

Na audiência pública, deverá ser definida apenas uma emenda de iniciativa popular escolhida entre as seis opções de investimento apresentadas pela Comissão: 

1-      Estruturação de rede de serviços de atenção básica de saúde
2-       Implantação de melhorias sanitárias domiciliares para prevenção e controle de agravos
3-      Implantação e melhorias de sistemas públicos de abastecimento de água;
4-      Implantação e melhorias de sistemas públicos de esgotamento sanitário;
5-      Implantação de melhorias de sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos
6-      Serviço de atenção às urgências  e emergências da rede hospitalar.

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Show de Alexandre Pires integra a agenda completa do Ilha Verão 2012

,

 Foto: Alexandre Pires


Banda internacional Nazareth , Lulu Santos, Biquini Cavadão, Frejat , RPM e Patati Patatá completam a diversificada programação de grandes shows do Ilha Verão

Ilha Comprida - Grandes nomes da MPB, a alegria da turma do Patati Patatá para as crianças, espaço para apresentação das bandas da região e o primeiro show internacional do Vale do Ribeira – a apresentação da Banda Nazareth no dia 4 de fevereiro – integram a programação completa do Ilha Verão 2012.  Todos os shows serão realizados na Arena de Eventos na Praia do Boqueirão Norte e terão entrada franca. 

Foto: Lulu Santos 

O prefeito Décio Ventura destacou a diversificação das atrações do Ilha Verão como forte atrativo da programação destinada a agradar a todos os gostos e idades, além de promover espaço para a divulgação de bandas da Ilha e região. O Ilha Verão é uma promoção da Prefeitura da Ilha Comprida com apoio do Banco Santander. Acompanhe a programação:




Dia 31/12- Reveillon- Show com Banda Porto Seguro
Dia 01/01 – Gravação do CD Caio e Gabriel – 22 h
Dia 06/01- Pagode Batukaí/ Abertura Banda Nota Fiscal  – 21h30
Dia 07/01 – RPM – 23 h
Dia 08/01- Domingo da Saudade – Marciano (ex-parceiro de  João Mineiro)- 20 h
Dia 13/01- Ewerton e Zanatta- 22h
Dia 14/01- Biquini Cavadão – 23 h
Dia 15/01 – Padre Juarez de Castro – 20 h
Dia 20/01 – Fred e Gustavo  - 22 h
Dia 21/01 – Alexandre Pires- 23 h
Dia 22/01 – Patati Patatá – 19 h
Dia 27/01 - Maskavo – 23 h /Abertura Nativus da Ilha – 22h
Dia 28/01 – Lulu Santos – 23 h
Dia 03/02 – Yasmin Farias e Banda- 22h
Dia 04/02 –Nazareth - Show internacional – 23 h
Dia 10/02 – Ludmila Ferber – 22h
Dia 11/02- Frejat – 23 h / Abertura Fúlvio de Oliveira- 22h 

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Formandos da Ilha comemoram que a alfabetização tornou a vida mais feliz

,


Ilha Comprida - Ao receber seu diploma do curso de alfabetização de adultos no dia 24,  Maria Gomes dos Santos não cabia em si de felicidade. “Eu era cega, surda e muda. Agora, estou na Internet”, brincou. “É muito bom ampliar os conhecimentos, saber mais. Tudo o que a gente aprendeu há 60 anos mudou, se modernizou, e esse curso ofereceu a oportunidade da gente se atualizar”, disse.

Outra formanda, Conceição Vieira dos Santos, disse que aprender a ler e escrever era seu grande sonho de vida. “Quando eu tinha nove anos, minha mãe faleceu e precisei cuidar da família. Não consegui estudar. Hoje, estou muito feliz com essa conquista”. Com o diploma em mãos, Cleusa Pontes  comemorou:”Aprender me transformou numa pessoa mais feliz. Antes, eu ficava em casa agoniada. Com o curso, passei a ter uma nova família. Saber mais é ótimo para a gente conversar, tudo fica diferente”.

Maria de Fátima da Silva Camargo tem motivos de sobra para festejar. Com o Brasil Alfabetizado, passou a  ler e escrever seu nome, a identificar chamadas no celular e muitas outras descobertas diárias:”Tudo mudou. Eu não sabia nada. Agora? Não quero mais parar. Quero é mais”. Com humor, o formando Pedro José dos Santos disse que ficou mais esperto:” Eu conhecia as letras, mas não sabia juntá-las. Agora, tudo ficou diferente, mudou tudo na minha vida para melhor”.


Prefeito Ventura destaca que alfabetização abre novas perspectivas na vida
A formatura dos aprendizes do Núcleo de Promoção Social Mario Covas NUPS aconteceu no dia 24/11. O Núcleo NUPS é uma das  onze unidades do Programa Brasil Alfabetizado na Ilha Comprida, projeto educacional desenvolvido em parceria pela Prefeitura da Ilha e Governo Federal.  Desde 2009, quando foi implantado, 500 pessoas foram alfabetizadas. O prefeito Décio Ventura afirmou que a alfabetização abre novas perspectivas para as pessoas que não tiveram a oportunidade de freqüentar as aulas em seu tempo escolar.

A diretora do departamento de educação da Ilha, Roberta França Fortes, reiterou a importância do da alfabetização pata a inclusão educacional de jovens, adultos e idosos. “Trata-se de um trabalho que vai além da educação. É o sucesso de vocês numa nova fase de vida”. A gestora do programa, Sônia Rocha, afirmou que, desde a ativação das turmas de alfabetização, os educadores alfabetizadores recebem treinamento pedagógico e freqüentam o curso de formação continuada,  conforme exige o MEC.

A  professora Lia Mara dos Passos Ribeiro definiu como emocionante a experiência de ensinar adultos e idosos :“São pessoas que  se envolvem, cada aula é uma emoção nova, uma troca”. A professora Maria A. C. M. Barbosa (Tuca) afirmou ser  uma grande satisfação poder ajudar as pessoas a viverem melhor. A equipe do Programa é composta professores alfabetizadores com a coordenação pedagógica de Zelinda Liberato de Freitas e Camila de Freitas Lima. 

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Mulheres da Ilha representaram o Vale no Congresso Sul-Americano do círculo da oração, no Peru

,


Ilha Comprida – As representantes da Igreja Assembléia de Deus da Ilha, a diaconisa Vera Lúcia e as cooperadoras Cida Farina e Rosângela Pires, participaram, em novembro, do 1º Congresso Sul-Americano do Círculo de Oração das Assembléias de Deus- Ministério de Santo Amaro realizado na Província de Huanuco, no Peru, a 500km da capital Lima  As missionárias transmitiram as experiências das mulheres evangélicas brasileiras às peruanas.  Também  realizaram visitas aos novos irmãos e participaram de aconselhamento de casais.

A diaconisa Vera  ministrou palestra sobre os deveres e cuidados  das mulheres evangélicas com a família e a Igreja e o importante espaço que ocupam na sociedade. As missionárias levaram consigo uma bandeira da Ilha  e uma faixa onde agradecem a organização pelo convite.  O pastor Valter Monteiro,  da Assembléia de Deus – Ministério  em Santo Amaro no Brasil - que organizou a ida da comitiva da Ilha, destacou a importância dos novos conhecimentos, da troca de experiências e do papel da mulher na sociedade. 

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Em busca de novas oportunidades, Ilha promove curso técnico em fibra de vidro

,



Ilha Comprida- Análise de materiais, confecção de moldes, formas de preparo e a transformação da fibra de vidro em diversos equipamentos como pranchas de surfe e embarcações de fibra fazem parte do conteúdo do curso técnico em fibra de vidro ministrado pelo projetista profissional Ricardo  Heimans, que soma mais de vinte anos de experiência na área.

As aulas acontecem às quintas e sextas , das 14 às 16h30,  no Núcleo do Navega São Paulo, na Av. 27 de Outubro, antigo porto da balsa.  Com duração de quatro meses, o curso é uma realização da Prefeitura da Ilha Comprida. O objetivo é promover capacitação técnica aos aprendizes em busca de novas oportunidades profissionais. O diretor da Divisão Municipal de Esportes, Ricardo Ragni,  explicou que a confecção de peças com fibra de vidro atendem ao potencial de crescimento dos esportes náuticos na Ilha, assim como o crescimento do surfe. 

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Superintendente da Sabesp recebe honraria da Câmara de Miracatu

,


Em Sessão Solene comemorativa ao 73º aniversário de emancipação político-administrativa de Miracatu, realizada na noite de terça-feira, 29 de novembro, Irineu Yamashiro, superintendente da Sabesp no Vale do Ribeira, foi agraciado com Título de Cidadão Honorário concedido pela Câmara Municipal. Na oportunidade, foi também homenageado o delegado seccional de Polícia de Registro, João Barbosa Filho, que recebeu Título de Cidadão Benemérito. 

A proposta de homenagear Irineu Yamashiro neste ano partiu do presidente do Legislativo, Ezigomar Pessoa Júnior, e foi aprovada por unanimidade. Entre outras razões, Ezigomar justificou a escolha do superintendente da Sabesp como um reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor da melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Ribeira, através de ações de saneamento ambiental. 

Diante da plateia lotada, Irineu Yamashiro fez um discurso emocionado, no qual falou de sua infância em Miracatu, da família, do pai que fora político na cidade, sua trajetória profissional, a Sabesp e a importância do saneamento para a saúde da população e a preservação ambiental do Vale do Ribeira.
 

Além da prefeita de Miracatu, Déa Fátima Viana Leite Moreira da Silva, estavam presentes na solenidade os prefeitos de Juquiá, Merce Hojeije, Itariri, Dinamérico Gonçalves Peroni, e Sete Barras, Nilce Miashita; vereadores de vários municípios do Vale do Ribeira, representantes de instituições regionais, os diretores do Jornal Notícias do Vale e da Rádio Verde Vale FM, policiais civis e militares e muitos funcionários da Sabesp. 

Dezenas de mensagens de congratulações a Yamashiro, recebidas pela Câmara nos dias que antecederam a homenagem, foram lidas durante a cerimônia. Entre outras, as saudações do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni; do deputado federal Walter Ihoshi; dos prefeitos de Pedro de Toledo, Sérgio Miyashiro, e Itaoca, Aluizio Ribas de Andrade,  e do presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Dante Ragazzi Pauli. 


Assessoria de Imprensa da Sabesp
Unidade de Negócio Vale do Ribeira
comunicacao.rr@sabesp.com.br 


Confira e siga a Sabesp nas redes sociais:Twitter: @CiaSabesp
Flickr - 
www.flickr.com/photos/sabesp
Youtube - 
www.youtube.com/SaneamentoSabesp
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Fauna Brasileira – Beleza e Conservação é tema de exposição 24 horas na Ilha

,




Ilha Comprida - Prossegue até 21 de dezembro, a exposição Fauna Brasileira – Beleza e Conservação na Praça do Boqueirão. A exposição mostra, por meio do olhar de três importantes fotógrafos brasileiros – Haroldo Palo Jr., Luiz Claudio Marigo e Adriano Gambarini –, a importância da conservação da fauna silvestre e dos seus ecossistemas.


Composta por ampliações de fotos e ilustrações, a mostra é dividida nos segmentos: Arte e Ciência, Fotografia e Fauna Brasileira e Ameaça e Preservação de Espécies. A exposição é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), com apoio da Prefeitura. A iniciativa faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar ao interior e litoral o conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital.
Serviço:
Exposição Fauna Brasileira – Beleza e Conservação
Período:
até 21/12/2011
Local: Praça do Boqueirão Norte
Horário:
24h
Entrada: gratuita
Informações: (13) 3842-2124

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

GPA alerta para necessidade de se identificar os animais domésticos

,



Registro- O GPA aderiu à campanha Identifique seu Animal de Estimação com o objetivo de alertar a população para os cuidados com os amigos peludos, principalmente nesse período de festas de fim de ano, quando aumenta o número de cães e gatos perdidos. A orientação é para que todos identifiquem seus cães e gatos com coleiras que contenham plaquinhas com nome , endereço e telefone dos donos.

Estatísticas destacam que  95% dos cães perdidos – com identificação - retornam em 48 horas. Sem identificação,  somente 60% retornam aos seus donos.  Gatos com identificação retornam em até uma semana, enquanto – sem identificação - 60% nunca mais são encontrados. 

Por Marcia Colla
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Noite de prêmios do GPA será na sexta 9/12 , na Cecap, em Registro

,



Registro- Com o objetivo de arrecadar recursos para os tratamentos veterinários, esterilizações dos animais de rua e compra de ração para os cães e gatos que aguardam pela adoção, o Grupo de Proteção aos Animais (GPA) convida a população para a sua noite de prêmios  na sexta-feira 9/12, a partir das 19 horas, na Associação Amigos da Cecap. Os cupons são vendidos a R$ 5,00 no bazar do grupo e com voluntários. Mais informações pelo telefone 8126 7807, de segunda a sexta, das 13 às 17 horas.

Por Marcia Colla 
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Violada e Pão uniu arte, poesia e música em Miracatu

,


“Como todos sabemos, a música nos une, nos aproxima e nos alegra. O pão também é símbolo da solidariedade e união, por isso, violada e pão, duas linguagens universais. A roda de viola gira como a roda viva, roda gigante, nos unindo, nos divertindo. O trabalho de arte de Oswaldo Matsuda, somado à arte da viola, multiplica e, assim , reparte com os violeiros, o festejo. Viva a vida, a viola e o pão”, Martins.

Foto: Oswaldo Matsuda

Miracatu – A arte do artista plástico e professor Oswaldo Matsuda, a viola de antigos violeiros e a poesia do grupo Simpamitatu – formado por Martins, Edson Feitosa e Nestor Rocha -  integraram no sábado 26/11, o Violada e Pão, realizado no Bar do Elias, no bairro Melamico.

A violada ficou por conta das apresentações dos violeiros e cantadores: Ari da viola, Claudinei (Cabrinha), Elias, Carlinhos, Zé Felix, Dito Caetano, Dino, e outros.

O “Pão” do título ficou por conta da obra de arte de Osvaldo Matsuda, 50 pães no espeto formando um aglomerado com amplo significado. Todos poderiam saboreá-lo ou também saborear o texto de Martins sobre viola, poesia, pão e vida. Na festa cultural, também estiveram presentes os poetas Marcelo Plácido, Chica da Mata e outros que integram a conexão poética entre Sete Barras e Miracatu. Os organizadores – Simpamitatu-  agradecem ao Elias, população de Melamico, cantadores, tocadores e público pela presença.

Por Marcia Colla

Continue lendo >> Deixe seu comentário

Professor das FVR lança livro de ficção na próxima 6ª feira, em São Paulo

,


“Douglas e o Livro da Luz” é o livro de ficção que o professor e escritor Antonio Jackson de Souza Brandão lança na próxima sexta-feira, 9 de dezembro. O livro conta a história do jovem Douglas que, órfão, mora com a avó, quer conhecer sua origem e construir sua própria identidade a partir de um velho livro de fotografias. Então, sem que ele perceba, vê-se envolvido por um mundo particular, criado por  imagens construídas por sua imaginação.

Douglas faz viagens cada vez mais fantásticas, seja para dentro de si mesmo, seja para o mundo de imagens, aparentemente, desconhecidas. Em certo momento, no entanto, o jovem se encontra com a sua mais fantástica aventura: a descoberta do Livro da Luz e todo o poder que ele pode proporcionar a quem o possui.

Ação, suspense, emoção e amizade são os ingredientes da saga de Douglas Hackman e de seus amigos em sua viagem pelo tempo, pelo conhecimento e pelas imagens, passando por dificuldades, obstáculos, impedimentos, tristezas e alegrias.

“Douglas e o Livro da Luz” , da Paco Editorial, será lançado na Livraria Martins Fontes (avenida Paulista, 509, Cerqueira César) na sexta-feira, 9 de dezembro, a partir das 19 horas.

SOBRE O AUTOR


Antonio Jackson de Souza Brandão é professor das Faculdades Integradas Vale do Ribeira (FVR) e já lecionou em alguns dos colégios mais tradicionais de São Paulo (Dante Alighieri, Pueri Domus, Visconde de Porto Seguro) e universidades.
Pesquisador da arte e da cultura dos séculos XVI e XVII, é mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, tendo desenvolvido o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa.

Atualmente é diretor da Jackbran Consult e editor da revista acadêmica Lumen et Virtus, e publica artigos em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior.

Por Sueli Correa
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Música, sapateado, fotos e comunicação no encerramento da VI Semana de Arte das FVR

,




A semana que passou foi dedicada à arte e à cultura nas Faculdades Integradas Vale do Ribeira (FVR), do Grupo Educacional Unisepe,  com várias manifestações artísticas sob o tema “A Cor do Conhecimento e da Cultura: Nuances que só Você Pode Definir”. 


A VI Semana de Arte e Cultura foi realizada pelos cursos de Letras, Matemática, Química, História e Educação Física e foi de 18 a 28 de dezembro.



No ponto alto, na sexta-feira, o jornalista Renato Aquino, da TV Bandeirantes, falou sobrecomunicação com enfoque nas novas mídias. Em seguida, Fábio Tognin e Roberto Gomes,do Grupo Kateretec, apresentaram sapateado. Packaw e a Nave encerraram a noite com a boa música popular brasileira.


Também mobilizou a atenção de alunos, professores e visitantes a exposição de fotos dos professores na infância e de estudantes em atividades durante o curso. As exposições foram entremeadas com textos de literatos brasileiros como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Mário Quintana, Cecília Meirelles e Manoel de Barros abordando temas que fazem referência à infância, lembranças e memórias.

O evento final da Semana, realizado no ginásio poliesportivo “Professor Guilherme Bernardes”, contou com presenças do diretor geral Evandro Bolsoni, das professorasHeleni Sousa dos Santos Ferreira e Samantha Lemos Paim, coordenadoras de cursos, e dos professores Rute Elisa Jorge Mendes e Antonio Jackson de Souza Brandão.

Por Sueli Correa

Continue lendo >> Deixe seu comentário

Obras do AME modificam a paisagem de Pariquera-Açu/SP

,





Montagem da estrutura pré-moldada do Ambulatório  Médico de Especialidade chama atenção no município

Ao andarmos calmamente nas proximidades do Hospital Regional Vale do Ribeira (HRVR/CONSAÚDE), localizado na cidade de Pariquera-Açu/SP, no Vale do Ribeira, nos deparamos com grandes pilares de concreto e suas demais junções na área onde está sendo erguido o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a Rede Lucy Montoro.


As obras do complexo estão em um ritmo acelerado, tanto pela fase em que se encontra a obra, relativa ao encaixe e colocação das estruturas pré-moldadas  de concreto, mas principalmente pelo bom tempo e clima favoráveis – o que tem permitido um bom andamento no ritmo de trabalho dos operários e o uso do guindaste para levantamento das peças.

Até o dia de hoje, 30 de novembro, já foram erguidos pelo equipamento 27 pilares e 35 vigas e iniciada a colocação das lajes, se o canteiro de obras estivesse sob ação de vento e chuva, como ocorreu a maior parte do ano e atrasou o cronograma dos serviços, o trabalho de encaixe das estruturas deveria ser interrompido, para respeitar as normas de segurança e a vida dos trabalhadores.


Nos períodos anteriores, quando eram feitas a base, muro de contenção e a construção do prédio que abrigará a Rede Lucy Montor, a chuva e o mau tempo castigaram constantemente o terreno, sem contar a mudança na estrutura da Secretaria de Estado da Saúde, pois toda mudança requer um tempo para “sentar tijolos.”

Morador do município há mais de 30 anos, Rogério Ferreira destaca a diferença trazida pela obra na paisagem da cidade e para o atendimento na saúde regional: “Como residente acho interessante ver uma obra deste porte ocorrer na cidade. Ainda mais que essa estrutura de concreto destaca-se das demais construções anteriores e inclusive da região. Mas o mais importante será sua função futura, além de gerar muitos empregos, atenderá a população de toda a região onde mais precisa, na saúde.”

O prédio do AME ganha porte todos os dias, além de mudar o cenário local devido ao seu caráter grandioso e estrutura diferenciado. Recentemente o líder do Governo na Assembléia e representante da região, deputado estadual Samuel Moreira, esteve em visita as obras. Engenheiro civil por formação, o parlamentar foi otimista quanto ao andamento das obras.

Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Rede Lucy Montoro, que estão sendo construídos em Pariquera-Açu, vão oferecer serviços de excelência em saúde. No caso do primeiro, serão fornecidos serviços em 23 especialidades médicas, 20 tipos de exames clínicos e laboratoriais para atender a população do Vale do Ribeira. As obras seguem na fase de montagem do ´corpo` do prédio, em material pré-moldado. A conclusão das duas obras está prevista para o 2º semestre de 2012 e teve o custo de mais de R$ 8 milhões.

-- 
Por Roberto Dezorzi - Jornalista
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Jovens de Sete Barras se destacam no Torneio de Capoeira de Registro

,



Os jovens Robson Fernando Queirós Cândido, Ramon Paes da Silva, Rodrigo Queirós Cândido e Rodrigo Nunes Ferreira do Projeto Social do CRAS de Sete Barras, tiveram participação de destaque no 2º Torneio Interno de Capoeira de Registro e Festival de Cantigas.

O evento aconteceu no ultimo domingo (25/11) no Centro Social Urbano de Registro e foi organizado pelo Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim com o apoio da Prefeitura Municipal de Registro, Departamento de Esportes, AME e UND.

Os embates foram disputados, de acordo com as graduações e separados por gêneros e iniciou as 8:00h com término as 16:00h e contou com a participação de crianças e adultos de várias cidades do Vale do Ribeira como Iguape, Cananéia, Sete Barras, Eldorado, Registro entre outras.

Os jovens Robson Fernando e Ramon Paes de Sete Barras se classificaram em 3º lugar.

Os Instrutores Contra Mestre Gilinho, Mestre Juan (Bonfim de Pariquera-Açu), Antony, Liano (Bonfim Registro), Rosa (Bonfim Sete Barras), Tyson (Bonfim Eldorado), Tico (Nação Registro) e os vereadores Clayton Peniche e Petrônio Bezerra de Registro e Marcos Aurélio de Cananéia prestigiaram o torneio.

Por Sesary Roberto de Oliveira
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Torneio de Judo SKK 2011 veja os resultados e as fotos

,


 A Associação Desportiva e Cultural de Juquiá com o apoio da 14ª Delegacia da Federação Paulista de Judô, da Prefeitura Municipal de Juquiá e diversos de seus departamentos e em especial o Departamento de Esportes e seu Diretor Sr. Paulo Nakayabu, realizou neste ultimo domingo dia 27 de Novembro o “I TORNEIO ABERTO DE JUDÔ SERGIO KOJI KATO – SKK/2011”, edição em homenagem o Sensei Sergio Koji Kato professor fundador da Associação, e em comemoração dos 27 anos da ADEJU - Judô Juquiá.


O Sensei homenageado que atualmente mora no Japão na cidade de Nakatsugawa, foi representado por seus familiares estando presentes sua Mãe, dois de seus filhos e seu Irmão.

A ADEJU na oportunidade também homenageou a judoca Daniele Kaori Kurosawa da ARJU (Associação Registrense de Judô) que conquistou medalha de prata no Campeonato Panamericano Infantil, disputado na cidade de Buenos Aires, Argentina, nos dias 22 e 23 de novembro. Com apenas 11 anos ela conquistou a vaga para disputar o Pan ao sagrar-se Campeã Brasileira, em Belém/PA, no dia 27 de agosto, Homenageada também fora a Sensei Edna Pioker de Lima, faixa preta 3º DAN, arbitra aspirante da Federação Internacional de Judô. Com a Participação de aproximadamente 330 atletas de mais de 15 agremiações do estado de São Paulo, contando com os experientes arbitros Senseis Kodanshas Nitsuma e Honorato, alem de Arbitros da Federação Paulista de Judo, alem do Torneio contar com uma excelente arbitragem; Tivemos também a participação de atletas da Elite do Judô Brasileiro, como a Judoca Danielli Yuri Barbosa(medalha de prata no Panamericano do Rio de Janeiro). Após um dia repleto de disputas acirradas, as premiações foram entregues aos atletas e Agremiações, o que desencadeou uma serie de elogios pois as medalhas foram especialmente cunhadas para o evento e fornecidas pela Prefeitura Municipal de Juquia.

Resultados do Torneio:

Classificação por Agremiações*:

1ª Colocada do SKK/2011 - ASSOCIAÇÃO DE JUDÔ “CHO-DO-KAN” DE ITANHAÉM              120 pontos
2ª Colocada do SKK/2011 – ASSOCIAÇÃO REGISTRENSE DE JUDÔ                                      83 pontos
3ª Colocada do SKK/2011 – COLÉGIO ALBERT EINSTEN – Itanhaém                                      71 pontos
4ª Colocada do SKK/2011 – ASSOCIAÇÃO DE JUDO YOSHIDA – Iguape                                 53 pontos
5ª Colocada do SKK/2011 – ACENIBRA – Jacupiranga.                                                           30 pontos

*Na qualidade de Anfitriã a ADEJU não participou da contagem geral de pontos encerrando o Torneio com 123 pontos.

Classificação Absoluto Feminino:

Campeã: Danielli Yuri Barbosa (A.D. São Caetano) premiação em Dinheiro R$ 300,00
Vice Campeã: Sabrina R. Mendes (Cho-Do-Kan” de Itanhaém) premiação em Dinheiro R$ 150,00
3ª Colocada: Wedja Pereira dos Santos (SESI) premiação em Dinheiro R$ 100,00
4ª Colocada: Camila Matos Muniz (ADEJU – Judo Juquia) premiação em Dinheiro R$ 50,00

Classificação Absoluto Masculino:

Campeão: Juan F. I. Bittencourt (A.D. São Caetano) premiação em Dinheiro R$ 500,00
Vice Campeão: Iris Gonçalves de Lima (Judô Yoshida Iguape) premiação em Dinheiro R$ 250,00
3ª Colocado: Raphael Magalhães (A.D. São Caetano) premiação em Dinheiro R$ 150,00
4ª Colocado: Pedro Gomes da Silva Neto (ADEJU – Judô Juquia) premiação em Dinheiro R$ 100,00

Cada Atleta inscrito no torneio contribuiu com 1 Quilo de Alimento não perecível para distribuição a famílias Carentes da cidade de Juquia, foram arrecadados aproximadamente ½ tonelada de Alimentos.
Mais uma vez a parceria entre a Prefeitura Municipal de Juquia e a ADEJU, proporcionou um espetáculo esportivo e de solidariedade

ADEJU – Judo Juquiá  /  e-mail: judojuquia@gmail.com

Veja as fotos: 
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Prefeitura de Sete Barras executa Operação tapa-buracos na Vila S. João

,



A Prefeitura Municipal de Sete Barras, através da equipe do canteiro de obras executou uma operação tapa-buracos em ruas da Vila S. João.
Segundo o chefe do setor Aparecido Luiz de Souza, foi disponibilizada uma equipe de sete pessoas, com a participação de contratados da frente de trabalho, que trabalharam num período de uma semana para finalização dos serviços.

A prefeita Nilce Ayako Miashita disse que a operação tapa-buracos é uma operação emergencial, e que todas as ruas que já tem asfalto na Vila São João, serão recapeadas em breve, com recursos de um convênio já assinado, estando aguardando a liberação.

 Por Sesary Roberto de Oliveira
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Fique em dia com o seu Município

,



“Aproveite os descontos significativos na redução de multas e juros na quitação dos débitos com a Prefeitura Municipal de Juquiá”.

Os contribuintes com dívidas ajuizadas ou pagamentos em atraso com os tributos municipais referentes aos exercícios de 2002, 2003, 2004, 2005, já podem regularizar seus débitos com descontos significativos em juros e multas no pagamento à vista. Na iniciativa “Fique em Dia” instituído pela prefeitura, esses contribuintes estão recebendo comunicado onde constam os detalhes e as formas de pagamento.
O objetivo é a cooperação entre as partes no sentido de permitir ao contribuinte em débito fiscal com o município, a quitação da dívida com desconto é reduzir o número de inadimplência proporcionando formas flexíveis de pagamento. Tudo isso para garantir a regularização no IPTU 2012.
Quem não optar pelo pagamento à vista terá condições de quitar o tributo em até 12 vezes, com 80% nos juros e multas. A flexibilidade permite o pagamento da dívida em até 24 parcelas, dependendo do tipo do tributo e do seu valor.
É muito importante ressaltar que até dia 15 (Quinze) de Dezembro de 2011 estará em vigor a Lei Municipal n°469/2011 que “Dispõe da Dispensa e Redução de Multas e Juros de Mora dos Débitos Fiscais. Por este motivo não perca tempo e fique em dia com seu o município, desta forma você estará contribuindo para o desenvolvimento da sua cidade.
Em caso de dúvida, o contribuinte pode se dirigir ao Setor de Dívida Ativa, na Prefeitura Municipal localizado na Rua Mohamed Said Hedjazi, 42 – Estação –Juquiá/SP.

Por Júpter Darwin Furquim | Assessoria de Imprensa 
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Miss e Mister Vale do Ribeira 2015

 
Google+
Facebook
Recomende-nos no Google
Link-me
O Vale do Ribeira - Notícias, Histórias, Curiosidades, Culinária e informações sobre a região do Vale do Ribeira.

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]