Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
30 de junho de 2011

Estradas Rurais de Registro recebem serviços de recuperação

,

A Prefeitura de Registro por meio de um convênio com o Governo Federal está finalizando a recuperação de 22 estradas rurais do município. “Atualmente, 95% das obras nas estradas rurais estipuladas pelo projeto, receberam a execução dos trabalhos de recuperação. A Jorcal, empresa responsável pelas obras está prestes de finalizar os serviços nos trechos que englobam o convênio, faltam poucos trechos, e a Prefeitura ao longo do período está intensificando as obras nas estradas”, conta o chefe de execução do departamento de obras da Prefeitura, Marcos Rogério Diniz

O repasse de R$ 1,5 milhão para este trabalho foi liberado no final de 2010 quando foram previstas três linhas de ações que compreendem cerca de 300 quilômetros recuperados Km; Recuperação das estradas rurais (R$ 1.236 milhão) e o valor restante nos serviços de drenagem nas áreas rurais e na construção de três pontes nos bairros, uma em cada, nos bairros: Morro Seco, Ribeirão Vermelho do Motta e no Areias (em execução). No total em Registro, são 740 quilômetros de estradas rurais.
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Prefeita Sandra Kennedy entrega uniformes à banda e fanfarra Municipal

,



A entrega dos uniformes da Fanfarra e Banda Municipal de Registro aconteceu na última quarta-feira, (22), na igreja Nossa Senhora Graça no bairro Vila Nova, mesmo local onde acontecem os ensaios dos grupos musicais. A regência da banda e fanfarra é conduzida pelo maestro Adriano Maciel.  

Cada grupo musical estabeleceu uma cor para o uniforme. O da banda, a escolhida foi vermelha com o nome do grupo do lado esquerdo do peito, e o da fanfarra, em cor cinza, com nome estampado do lado esquerdo do peito, e a logomarca da Prefeitura nas mangas das camisetas.
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Banana verde pode trazer benefícios à saúde e ajudar a emagrecer segundo pesquisadora

,

 

Pesquisa mostra os benefícios da fruta. Com receita simples e barata é possível equilibrar a flora intestinal e reduzir medidas.



Uma substância encontrada na banana verde, a inulida, pode melhorar o funcionamento do intestino. É o que diz uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, com 65 mulheres entre 50 e 65 anos, durante cinco meses. Todas tinham as mesmas reclamações: sensação de empachamento, prisão de ventre, excesso de gases.

"A inulida estimula a produção de bactérias benéficas, que repõem a flora e aumentam a imunidade. Consequentemente temos mais saúde”, explica a pesquisadora Graça Moraes.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook


Ela testou nas pacientes os benefícios que a banana verde pode proporcionar ao organismo. O resultado, depois da ingestão diária da polpa da fruta, em jejum, associada a uma dieta saudável foi surpreendente. “Utilizamos a polpa para melhorar a flora intestinal dessas mulheres. Elas melhoraram da prisão de ventre, do estufamento do abdômen e do excesso de gases, que tanto as incomodavam. Além disso, observamos perda de peso e redução das taxas de colesterol”, relata Graça.
Lúcia é um exemplo disso. Uma das participantes da pesquisa, há dois anos ela inseriu a pasta da banana verde no cardápio diário, em jejum. Ao mesmo tempo, mudou o estilo de vida. Trocou o sedentarismo pela academia e faz exercícios todos os dias. Perdeu 6kg, 10cm de cintura e ganhou vida nova. “Toda a distensão abdominal foi embora e os incômodos que eu sentia, nunca mais senti hoje. Eu sou outra Lúcia, bem disposta, com a auto-estima lá em cima”.

A pasta é fácil de fazer. Numa panela coloque 1 litro de água para ferver. Em seguida, coloque três bananas. Cozinhe durante 15 a 20 minutos. Retire a casca e bata no liquidificador. Para cada banana utilize meia xícara de água. A pasta está pronta.

O ideal é consumir duas colheres de sopa por dia, antes do café da manhã ou antes de dormir. A pasta pode ser armazenada durante sete dias na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro escuro. Ela pode ser consumida pura, ou então, acrescentada a diversos tipos de receitas, como bolos, tortas salgadas ou misturadas a sucos de frutas.

Anote os ingredientes do suco que ajuda a queimar calorias:

- 300 ml de água
- 2 colheres de sopa da pasta de banana verde
- 1 maçã em pedaços
- 1 folha de couve picada (ela precisa ser escaldada antes)
- 1 fatia de abacaxi em cubos
Coloque tudo dentro do liquidificador e bata os ingredientes até ficar bem cremoso

Veja a Matéria completa  no Site Jornal Hoje 
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Sete Barras festeja a 3ª festa de São Pedro com sucesso

,


Muita comida, muita alegria e muita descontração foi o clima da 3ª Festa de São Pedro, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, com o envolvimento de várias secretarias municipais, que aconteceu dia 29 de junho no pátio do Ginásio de Esportes “Sebastião Souza” em Sete Barras. Centenas de pessoas compareceram para saborear as comidas típicas, tais como: pipoca, canjica, pinhão cozido, milho verde, algodão doce, vinho quente que foram distribuídas gratuitamente aos festeiros.


Uma enorme fogueira iluminou e aqueceu a noite fria, para animar
e encorajar vários jovens que tentaram e conseguiram subir no tradicional “Pau de Sebo”, para apanhar uma bandeira que valia uma bicicleta.

Para dar mais brilho à festa, um grupo apresentou a tão aguardada “Dança da Quadrilha” que contagiou várias crianças, jovens e adultos presentes que se improvisaram numa dança coletiva.

O Presidente do Fundo Social de Solidariedade André Miashita ficou satisfeito com a presença da população e a colaboração dos secretários e funcionários municipais.


A Prefeita Nilce Ayako Miashita que não se cansou de servir algodão doce às crianças, disse estar maravilhada com a festa: ”A nossa maior alegria é ver as crianças, as famílias comendo e se divertindo à vontade na comemoração do dia de São Pedro.

O vice Prefeito José Carlos de Oliveira, acompanhado da esposa Soraya e o Vereador Manoel Augusto Leite compareceram para prestigiar a festa. 

Por Sesary Roberto de Oliveira
Continue lendo >> Deixe seu comentário
29 de junho de 2011

Horta municipal da Ilha, verduras e legumes frescos para enriquecer a merenda escolar

,



Ilha Comprida - Com a inauguração da horta municipal, na segunda 27/06, todos os estudantes da rede municipal de ensino da Ilha contarão com hortaliças frescas e sem agrotóxicos em suas mesas, diariamente. É o enriquecimento da merenda escolar municipal. Otimista com a produção de alimentos no município, o prefeito Décio Ventura  afirmou que, mais do que investir na qualidade da merenda escolar, a horta representa a oportunidade dos estudantes  terem contato com a terra e acompanharem todo o processo de produção de alimentos. 



A responsável pela horta, Jociane Oliveira, afirmou que há perto de sete mil mudas em área de cerca de  três mil metros.  Segundo ela, a idéia é incentivar o consumo de hortaliças e promover a educação ambiental, já que a horta receberá, em breve, a visita dos estudantes. A diretora do departamento Municipal de Educação, Roberta França Fortes, afirmou que o consumo de verduras e legumes nas escolas incentivará também o consumo nas casas, numa melhora da qualidade alimentar da população. A  nutricionista Liria Chan Cheung afirmou que as hortaliças frescas e sem agrotóxicos serão importantes para os estudantes adquirem o hábito da alimentação saudável. 

A implantação da horta municipal, na Rua Maceió, travessa da Av. São Paulo, no balneário Adriana, é uma realização da Prefeitura, por intermédio dos departamentos de Ecologia, Educação e Obras. Da Prefeitura, prestaram orientações técnicas Christian, Maurício e Aguinaldo, além dos funcionários fixos da horta Miguel, Rose e Neivaldo. A colheita de alface, rúcula, cheiro verde e outros será às segundas e quartas. 

Por Marcia Colla

Continue lendo >> Deixe seu comentário

Inverno quente Ilha Julina, Mostra de Teatro e Festival Internacional de Blues movimentarão as férias de julho na Ilha

,


Ilha Comprida- Shows com Gaúcho da Fronteira, Ewerton e Zanata; Cleber e Juliano e Trio Virgulino,  apresentação de danças, comidas típicas, área de lazer e a transformação da Arena de Eventos na Praia do Boqueirão Norte no maior arraial do Vale do Ribeira são as atrações do Ilha Julina 2011, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de julho. Com entrada franca, o Ilha Julina aquece com muita diversão as noites frias de julho. Para a festa, a Prefeitura instalará uma grande estrutura fechada na Praia do Boqueirão Norte. 

A festa acontecerá de quinta 7/07  a sábado 9/07, a partir das 19 horas e, no domingo 10/07, a partir das 13 horas. A iniciativa é da Prefeitura da Ilha Comprida em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. 

No final de semana seguinte, entre os dias 14 e 17 de julho, A Prefeitura e o Governo do Estado promoverão a XIII Mostra Artística de Teatro,com apresentação de espetáculos adultos e infantis que compõem o circuito das capitais como “O Poeta e o cavaleiro” ; “Dois perdidos numa noite suja”, “Les Classiques”, “Zona de Guerra”; “Encanto de Boto e Yara” eMeuteunoseu – Stand up comedy e outros surtos”. Todos os espetáculos terão entrada franca no Monte Olimpo. 


Mas as atrações não terminaram. Entre os dias 22 e 24 de julho, no Monte Olimpo,  será realizado o esperado 6º  Ilha Blues Festival com a presença de grandes nomes do blues nacional e internacional. Entre as atrações, estão os lançamentos do CD  "Legacy of the Hammond “, parceria do americano Deacon Jones e o brasileiro Flávio Naves – que reunirá pela primeira vez num palco brasileiro dois órgãos Hammond 3; e o CD Encruzilhada , de Jefferson Gonçalves. 

Outros grandes shows nacionais de Adriano Grineberg Quarteto ; Rodrigo Nézio & Duocondé Blues; Jefferson Gonçalves & Banda; Igor Prado Blues Band e Arquivo Blues; e  internacionais, de Nico Smoljan & The Shakedancer (ARG) e J.J.Jackson e Dave Riley (EUA), oferecem a rara oportunidade da população e turistas prestigiarem a nata do blues na praia. A promoção é da Divisão de Cultura da Prefeitura da Ilha Comprida, com a Nave Produções Artísticas e apoio cultural do Restaurante Panela Velha, Minervale, Tribo´s, Alemão Acabamentos e Motovale.

Todas as atrações de julho terão entrada franca Detalhes estão no site www.ilhacomprida.sp.gov.br.

Acompanhe a programação completa de julho.
                                              
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Controle de presença busca melhorar atendimento na saúde municipal

,


Para garantir o melhor atendimento ao usuário e estabelecer um controle de frequência dos profissionais de saúde, as três unidades básicas de saúde (UBS) de Registro – UBS, além da UPA Unidade de Pronto-Atendimento, que será inaugurada ainda este ano, contarão com controle digital de presença. “Está em processo de compra os pontos digitais para as UBS para controle de horário para todos os profissionais da saúde”, diz a diretora municipal de Saúde, doutora Cecília Delatorre

A medida atingirá 86 profissionais do setor, entre atendentes, fisioterapeutas, atendentes de consultório, agentes de saúde, psicólogos, farmacêuticos, auxiliar de enfermagem, dentistas e auxiliar de serviços e médicos e vem colaborar com a melhoria no atendimento ao usuário da saúde de Registro.

Com essa ação, o Município efetivamente colabora com a moralização no setor principalmente em um momento quando denuncias, divulgadas em nível nacional pela imprensa, apontaram abusos no cumprimento de carga horária cometidos por médicos em nível regional e estadual. “O Ministério da Saúde já faz o controle de acesso dos profissionais da saúde de todos os municípios do País assim como a carga horária e estamos colaborando para efetivar esta medida”.

Já o controle da presença dos médicos, em específico, no Programa de Saúde da Família - PSF, não deve ser feita por meio eletrônico nas unidades do Programa de Saúde da Família porque estes profissionais não estão presentes frequentemente nas unidades de saúde e sim em trabalhos domiciliares principalmente. “O controle de presença é feito pelo conjunto de atividades estabelecidas pelo programa como visitas domiciliares, programas e reuniões e outros”, diz Cecília Delatorre.


Por  
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Registro
               
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Concurso público de Registro inscreve mais de 9 mil candidatos

,
O concurso público de Registro recebeu inscrição de 9.844 candidatos, número recebido com surpresa pela administração da Prefeitura. No total, são 77 cargos e 219 vagas que contemplam diversas áreas. “O número de candidatos superou as expectativas, é um número muito bom! Agora, é importante o candidato estar atento para os locais das provas que estão no edital do concurso, publicados no site da Prefeitura. Para o cargo de auxiliar de serviços gerais masculino, o lugar da prova foi alterado, a retificação foi publicada essa semana no jornal Gazeta-SP, orientou o diretor do departamento de administração da prefeitura de Registro, Adriano Rodrigo Ferreira. (Veja no fim da matéria o novo local da prova). 

O cargo mais concorrido desta edição do concurso é o de auxiliar de serviços gerais feminino, com uma relação de 318 candidatos para a vaga. Em segundo lugar, a maior concorrência é para o cargo de atendente de consultório dentário, com 248 candidatos por vaga, e em terceiro, atendente escolar com disputa de 178 candidatos por vaga. No outro extremo, os cargos de ajudante de mecânica, carpinteiro e eletricista de veículos há apenas 1 candidato por vaga. Dados mais globais deste concurso é de que 70% dos inscritos são mulheres; da faixa etária dos participantes, 56% tem idade entre 16 e 30 anos e também há inscrições de pessoas vindas de outros Estados do Brasil; Tocantins (TO), Alagoas (AL), Santa Catarina (SC), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Goiás (GO), Rio Grande do Sul e Minas Gerais (MG).

Outras informações inerentes ao concurso público 2011 merecem destaque, a começar pelo valor dos salários oferecido. Segundo pesquisa realizada pela Prefeitura, entre os 80 concursos abertos em âmbito nacional, em concursos realizados por Prefeitura, Registro é o lugar que oferece o maior salário País. Para assistente social, por exemplo, em comparação aos 15 municípios da Região, Registro oferece o maior salário regional para a categoria. 

Em 2009 a Prefeitura fez o reenquadramento salarial para várias categorias, que em alguns casos os reajustes chegaram a 40%. Já em 2010, o executivo municipal garantiu o aumento real de 6% para todas as categorias e a recomposição de 5%. Ainda em 2010, a licença-maternidade de 6 meses também foi implantada. Este ano, Registro foi um dos poucos municípios da Região que garantiu a recomposição salarial de 6,29% para todo o funcionalismo público, além da garantia de abertura para estudos na implantação de plano de carreira.

Na área de Educação, Diretor de Escola que antes era comissionado, passará a ser um dos cargos que integra o quadro funcional efetivo municipal. “Demos um passo decisivo para a estabilidade das políticas públicas, além de tornar o PSF estável concursando todos os cargos, os diretores de escola agora também serão concursados. Foram criados 16 cargos e 275 pessoas se inscreveram”, diz a prefeita Sandra Kennedy. Outro dado importante foi a grande participação de pessoas com nível universitário, além da surpresa desta edição do concurso, com a participação maciça dos profissionais da área médica.

De acordo com prefeita a Sandra Kennedy, os salários pagos para professores é o maior da Região, razão que motivou o grande número de professores inscritos, mais de 1.200. Para professor de Educação Física são 39 concorrentes por vaga; para professor de Desenvolvimento Infantil são 30 por vaga; para professor de Educação Especial são 7 candidatos por vaga e para Coordenador de Desenvolvimento Infantil a concorrência fica com 13 inscritos por vaga. 

Apesar do protesto dos assistentes sociais em sessão recente na Câmara Municipal observa-se que dentre os 80 concursos públicos abertos em todo o País, Registro é o município que oferece o maior salário do Brasil e ainda um dos poucos que garante o cumprimento da lei federal que prevê 30 horas semanais”, enfatiza a chefe do executivo municipal. 

O número de inscritos para os cargos de psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais de nível universitário, também surpreendeu. Para fisioterapeuta e assistente social foram mais de 100 candidatos inscritos em cada categoria. Os cargos de contador e advogado foram criados na atual gestão e embora fundamentais, não existiam no quadro de funcionários da Prefeitura. Mais de 100 advogados e 63 contadores fizeram inscrição para o concurso deste ano em Registro. 

Enquanto no último concurso não houve candidatos médicos participando da seleção, nesta edição esses profissionais tiveram considerável adesão. Inscreveram-se 55 profissionais médicos dentre obstetras, pediatras, clínicos gerais e médico comunitário de micro área de saúde, (que têm função idêntica) e desenvolverão as atividades de médico do Programa Saúde da Família. “Este grande número de inscritos certamente ocorreu em função da mudança na legislação municipal que criou os cargos de médicos com carga horária de 8 horas, 16 horas, 20 horas e 40 horas semanais, além de ter aumentado o valor dos salários. O último concurso público (realizado no governo passado) não houve médicos inscritos e por estes 2 anos e meio a atual gestão vem sofrendo esta consequência da falta de médicos,” informa a prefeita Sandra Kennedy.

Horário e Data – O concurso acontecerá no dia, 3 de julho, neste domingo, e os portões das escolas estarão abertos a partir de 8h da manhã e fechados às 9 horas da manhã. 

Mudança do local de prova – O cargo de Auxiliar de Serviços Gerais Masculino, com 255 candidatos inscritos, teve seu LOCAL DE PROVA ALTERADO da EE Dr. Fábio Barreto, para a EMEF ANNA PINTO BANKS na Vila Cabral, 930 – Registro.  Para os demais cargos, o LOCAL DA PROVA PERMANECE INALTERADO. Vale lembrar que, as pessoas que não se informaram a tempo sobre o novo local de realização das provas e no dia estiverem no antigo local, poderão ser levadas gratuitamente até a escola.  O edital completo pode ser encontrado no site da prefeitura: www.registro.sp.gov.br.

02 - Auxiliar de Serviços Gerais Masculino: Data e Hora: Domingo, 3 de julho de 2011 – Abertura dos Portões 8 horas – Fechamento – 9 horas: Novo Local: EMEF Anna Pinto Banks; Novo Endereço: Rua Anna Pinto Banks, 930 - Vila Cabral - REGISTRO - SP 

Por 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Registro
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Prefeitura de Registro realiza mutirão de limpeza no Vila da Palha e Agrochá

,

Em mais uma ação interdepartamental, a Prefeitura de Registro realiza Mutirão de Limpeza. Participam da ação os departamentos de Obras, Cultura e Saúde municipais. A medida permanente visa, garantir além do bem-estar aos moradores, saúde e lazer Além disso, os bairros Vila da Palha e Agrochá, também contam com obras de instalação de tubos para escoamento de águas de chuva e de cascalhamento.

A Vigilância Epidemiológica dentro da proposta já nesta quinta e sexta-feira, realiza campanha de prevenção à dengue, com entrega de informativos sobre como evitar a doença, panfletos de orientação. No sábado haverá o mutirão no bairro. A medida se torna importante já que não existem casos de dengue no Município e é preciso efetivar as ações para evitar que a doença retorne.

Com a ação no próximo fim de semana, quatro bairros já recebem intervenção municipal como na Vila Ouro e Alay Correa. A Prefeitura, também por meio do Departamento de Obras, realiza periodicamente a operação cata treco, que contribui para manter os bairros limpos, sem entulhos, contribuindo para garantir limpeza, saúde e cidadania aos moradores. 

Os departamentos municipais do Bem Estar Social e Educação também participam das atividades, o primeiro, por meio do Fundo Social de Solidariedade, distribui roupas de doação do início da Campanha do Agasalho, cujas doações aconteceram no último fim de semana. Enquanto o Departamento Municipal de Educação nas escolas promove atividades do programa Escola Aberta, que visa integrar a comunidade à escola por meio de atividades culturais, esportivas e educativas.

Por  
Assessoria de Comunicação 
Prefeitura de Registro
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Tem mais futebol neste fim de semana em Miracatu

,

Durante o mês de julho a Prefeitura Municipal de Miracatu, através do Departamento de Esporte dá continuidade às rodadas dos jogos do Campeonato de Futebol Amador, categorias “A” e “B. Neste início de campeonato a artilharia da categoria “A” está com a equipe do Jardim Yolanda com 02 gols para Marcio S. Picolo e 02 gols para Rafael A. dos Santos. Na categoria “B”, a artilharia isolada é da equipe de Panelas com 05 gols de José Carlos Tomé.

Segue as tabelas dos jogos que acontecem no domingo 03/07/2011: 

Continue lendo >> Deixe seu comentário

Sabesp promove Festa do Boi no Rolete em prol da Campanha do Agasalho

,
Já estão esgotados os ingressos para a 5ª Festa do Boi no Rolete, que a Sabesp e a Associação Sabesp promovem neste domingo (3/7), em Registro, em prol da Campanha do Agasalho. A renda será integralmente utilizada na compra de agasalhos e cobertores, para distribuição em todo o Vale do Ribeira.

Segundo os organizadores, a procura de ingressos para a festa deste ano superou as expectativas. Entre convidados e as equipes que estarão trabalhando, o Boi no Rolete deverá reunir mais de 600 pessoas na quadra da Associação Sabesp.

O evento terá início ao meio-dia, estendendo-se por toda a tarde de domingo. Além do almoço à base de churrasco, a festa contará com o tradicional Cantinho do Doce e sorteios de vários brindes doados por empresas da região. Os prêmios principais são um aparelho de TV LDC de 32 polegadas, uma câmera digital e um celular.

Por
Assessoria de Imprensa da Sabesp
Mônica Nogueira Lima
 
comunicacao.rr@sabesp.com.br
www.sabesp.com.br


Confira e siga a Sabesp nas redes sociais:

Twitter: @CiaSabesp
Flickr - www.flickr.com/sabesp
Youtube - www.youtube.com/SaneamentoSabesp
Blog da Sabesp – www.blogdasabesp.com.br
Continue lendo >> Deixe seu comentário

11ª. Festa de Rua do Porto do Ribeira

,

A comunidade do Porto do Ribeira através do Departamento de Ação e Promoção Social com apoio da Prefeitura Municipal de Iguape e Lucinete Japonesa realiza neste sábado (02/07), a 11ª. Festa de Rua do Porto do Ribeira, a partir das 20h, ao lado da Igreja São João Batista, próximo ao Portal da cidade.

Além de comidas típicas, quadrilha, miss caipirinha a Banda Forró Nativos da Ilha e Jeferson Luis e Banda animarão a festa.

Por Katia Rodrigues
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Turistas participaram do VIII Revelando SP e conferiram a cultura de Eldorado

,

            Do dia 22 ao dia 26 de junho, os municípios do Vale do Ribeira participaram da VIII edição do programa do Governo do Estado, “Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Festival de Cultura Paulista Tradicional”.          

            O início da festividade, - que acontece anualmente e traz com objetivo difundir as culturas existentes no estado -, foi com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, vinda da Basílica de Aparecida. A passagem da santa pela região abrangeu outros municípios além do Vale e teve início no dia 28 de maio, em Sorocaba, sendo Apiaí a primeira cidade do Vale do Ribeira a recebê-la. No total foram 23 cidades que participaram, entre elas: Eldorado, Votorantim, Piedade, Ribeirão Grande, Guapiara, Apiaí, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Adrianópolis, Itaóca, Iporanga, Barra do Turvo, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Cananéia, Ilha Comprida e Iguape.

            Como de costume, Eldorado recebeu a santa com vários fiéis que peregrinaram por alguns bairros do município, a fim de acompanhar a sagrada imagem. A chegada de Nossa Senhora à Iguape aconteceu no dia 22, no Centro de Eventos, Casemiro Teixeira, onde stands já estavam prontos e atendendo à população com quitutes e obras artesanais.                                                       
            No local, muitos representantes levaram o que a sua cidade oferece aos turistas, e o mesmo aconteceu com Eldorado.       
            Por ter o título de Estância Turística, Eldorado tem história para contar e uma culinária impar, sem contar os artesanatos confeccionados por fibra de banana, fruta essa, bem difundida na cidade.    
            No stand artesanal, os visitantes puderam conferir bolsas, almofadas e outros artigos decorativos. No box de comida, experimentaram coruja, bolinhos, entre outros. 
     
            Para o prefeito da Estância, Donizete Antonio de Oliveira, a participação do município em um evento desse porte é extremamente importante. “Os nossos artesãos, expondo no Revelando, conseguem divulgar os seus trabalhos e mostrar pontos-chaves de criatividade que Eldorado possui, como a utilização da fibra da banana”. E ainda complementa: “Também é impossível não falar da culinária. Comidas típicas do município foram colocadas para todos degustarem e, tenho certeza, de que gostaram do paladar das nossas tradições”.  
     
            Além disso, os turistas e moradores da região, apreciaram uma diversificada programação que incluiu apresentações folclóricas e artísticas e as devoções representadas por atividades de grupos de Reiadas (Folia de Reis), Divino, São Gonçalo e Romarias. Os destaques deste ano no Revelando foram o “Espaço Quilombola”, com 18 comunidades quilombolas, o Encontro de Bandas e Fanfarras, com participação de 30 grupos, inclusive a de Eldorado (Banda Municipal Maestro Claro Plínio Bastos), no dia 23 de junho, e a Saída Fotográfica.

            “Essa iniciativa do Governo do Estado de São Paulo é louvável, pois nada melhor do que difundir a cultura das regiões”, finalizou o prefeito de Eldorado.

Por Taciana da Paz
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Eldorado viveu uma noite totalmente cultural

,

Criar novos hábitos na população quando o assunto é cultura, é uma das metas da divisão de Cultura da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado. Em decorrência disso, o setor em parceria com o departamento municipal de Educação realizou o “Arraia Cultura Viva”, na Praça Nossa Senhora da Guia.

O evento, que foi um sucesso e levou muitos moradores e turistas à Praça, aconteceu no último sábado (25) em um palco, a partir das 20 horas.

De acordo com o chefe de Cultura, Moises Moreira, o objetivo do acontecimento foi alcançado. “Conseguimos trazer à Eldorado, várias faces culturais e apresentá-los aos eldoradenses e turistas que estavam na cidade”, relatou Moreira.

            A abertura do “Arraia” foi feita pela “Quadrilha da Melhor Idade”, com uma empolgante dança típica.
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Prefeito de Eldorado visita moradores do bairro Vila Nova Esperança

,

No dia 27 de junho, às 19h30, o prefeito da Estância Turística de Eldorado, Donizete Antonio de Oliveira, esteve no bairro Vila Nova Esperança para conversar com os moradores e ouvir as suas reivindicações.


            Na pauta organizada pela comunidade, os presentes discorreram sobre a regularização dos terrenos, a coleta seletiva do lixo, a iluminação das ruas e a sinalização do bairro. 


            Em um encontro breve, de nada mais que uma hora e meia, o chefe do executivo conseguiu explicar a todos, os problemas de cada item que se encontrava em pauta. “Com relação à regularização dos terrenos, solicitei a presença do Itesp [Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo] nessa reunião e creio que por motivos maiores, não estiveram presente, pois para conseguirmos regularizar os terrenos temos que continuar com essa parceria, Prefeitura e Itesp. A nossa parte está sendo feita”, revelou Oliveira, que se comprometeu a estar ao lado da população no que for preciso. “Vou conversar com o Itesp sobre esse caso novamente, e se marcarem uma reunião com os moradores e precisarem da minha presença, com certeza estarei lá”, comentou o prefeito.


            No segundo item, coleta seletiva, o diretor municipal de Meio Ambiente, Edson Ney Barbosa, explicou que o projeto será recomeçado a partir da semana que vem com novas datas. Já no pedido de iluminação, Oliveira comentou que têm emendas parlamentares para esse recurso, mas não entende porque algumas solicitações foram bloqueadas, mesmo depois de prontas. “Estava tudo certo para conseguirmos o recurso para colocarmos a iluminação nesse bairro, mas o governo pediu para que esperássemos o período eleitoral, esperamos, com isso, mudou os governantes e muita coisa que já estava certa foi parada, pois o atual governo está revendo os projetos do antecessor”, contou Oliveira. Explicou também que possui outros pedidos de demais bairros, mas que se o recurso não chegar à Prefeitura, não consegue realizar a obra. “Dependemos do Governo Estadual e do Governo Federal para conseguirmos progredir em vários âmbitos, mas fiquei sabendo que os recursos bloqueados começarão a ser liberados. Dependo disso para realizar benfeitorias na cidade. Não vou mentir, não vou dizer que farei e daqui um mês estará pronto, sendo que necessito dos governos para garantir o recurso”, explicou. 


            A sinalização nas ruas também foi solicitada pelos moradores, pois muitos motoristas e também ciclistas descem o morro sem se preocuparem com os pedestres. “A sinalização é muito importante. Já conversamos com um deputado e ele está com o pedido junto ao Governo para essa questão”, finalizou Oliveira.

Por Taciana da Paz
           


Continue lendo >> Deixe seu comentário

Funcionários e estudantes de enfermagem realizam treinamento sobre cuidados com o sangue

,

A COLSAN (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) ministrou palestra com o tema “Cuidados da Enfermagem na Administração de Sangue e Seus Derivados” para aproximadamente 40 pessoas, entre estagiários, técnicos e enfermeiros, nas dependências do HRVR/CONSAÚDE.

O objetivo do treinamento é trazer ainda mais subsídios ao setor de Enfermagem do Hospital sobre a utilização e maneira correta de trabalhar com materiais sensíveis como o sangue e hemocomponentes.

Entre os tópicos abordados no evento pelo ministrante, o médico hematologista da Colsan, Dr. Paulo Fernando Moreira Palazzo, estavam as diversas formas de conservação do sangue, tipos de transfusão, manuseio de hemocomponentes, tipos de materiais e equipamentos utilizados para sua manipulação (bombas de infusão, filtros, banhos Maria e descongeladores), entre dicas e novos conceitos sobre o assunto.
Continue lendo >> Deixe seu comentário

Judocas da ARJU disputam no Campeonato Paulista Aspirantes Sub-11 e Sub-13 em Registro

,
   
A cidade de Registro será representado pelos judocas Lucas Shinji Kinno (Sub-11, Super Ligeiro), Breno Henrique de Oliveira Silva (Sub-11, Leve), Danieli Kaori Kurosawa (Sub-13, Super Ligeiro), Ana Clara Sola Peres Inácio (Sub-13,Médio), Cristina Evely Saemi Ferreira Kato (Sub-13, Pesado) e Vitor Hugo Sousa (Sub-13, Médio), todos  da Associação Registrense de Judô (ARJU), no Campeonato Paulista Judô Aspirantes das Classes Sub-11 e Sub-13.
 
A abertura está previsto para as 8 horas e 45 minutos do dia 02 de julho, sábado.
O evento será realizado no Ginásio de Esportes Governador Mário Covas da cidade de Registro e  é uma realização da Federação Paulista de Judô, com o apoio organizacional da Associação Registrense de Judô e da Prefeitura Municipal de Registro, através do Departamento Municipal de Esportes, Cultura e Lazer (Decel) e Departamento Municipal de Saúde e Fundo Social de Solidariedade (Funssol) com  transmissão  em tempo real pelo site http://www.maxdesign.tv.br/aovivo.html .
Os organizadores estimam a participação de 550 judocas da faixa etária entre 09 a 12 anos de várias regiões do Estado de São Paulo, classificados em seletivas anteriores, que resultará em cerca de dois mil visitantes que já estarão chegando à cidade de Registro, na véspera do dia da competição, ou seja, na sexta-feira.  Inclusive os organizadores esperam que os comerciantes da rede de alimentação estejam preparados para atender a demanda. “Esta é uma faixa etária em que geralmente os atletas viajam acompanhados por seus familiares e cerca de 80% dos participantes já estarão na cidade no dia anterior ao da competição”, declarou Akira Hanawa, Delegado, Regional de Judô do Vale do Ribeira.
O Vale do Ribeira ainda será representado por 05 judocas da Associação Yoshida de Judô de Iguape e 05 da Associação Desportiva de Judô de Juquiá.
Continue lendo >> Deixe seu comentário
28 de junho de 2011

Prefeita de Miracatu nomeia membros para compor o COMTUR

,
Os membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) do município de Miracatu foram designados pela prefeita Déa Moreira, no último dia 14 de junho, de acordo com o art. 3º da Lei Municipal nº 1.581 de 09 de maio de 2011. O Conselho é composto por representantes dos setores públicos e privado, além da sociedade civil.
 
São eles:
- representante da Câmara Municipal: Ezigomar Pessoa Júnior
- representante da Associação Comercial de Miracatu: Cézar Augusto Pizzo
- representante da Agência de Desenvolvimento: Isnaldo Lima da Costa Júnior
- representante do Sindicato Rural: Joaquim Fernandes Branco
- representante dos Hotéis: Jussara Domingues Machado
- representante do Departamento Municipal de Cultura: Anderson Ramos
- representante do Dep. de Fazenda e Planejamento: Magali Cristina França Ratti
- representante do Dep. Municipal de Turismo: Adão Barbosa de Araújo
- representante da Banarte: Aparecida Correia dos Santos
 
O diretor do Departamento de Turismo, Plínio Pereira da Silva, assume o cargo de Secretário Executivo do COMTUR, em mandato de 02 anos.
 
O objetivo do Conselho é estabelecer esforços entre o Poder Público e Sociedade Civil, de caráter decisivo e consultivo a fim de assessorar a municipalidade nas questões referentes ao desenvolvimento turístico na cidade.
 
 
 
Prefeitura Municipal de Miracatu – SP
Lucyenne Davies – Assessora de Comunicação
Continue lendo >> Deixe seu comentário
Classificados Náuticos
Classificados Náuticos
 
Google+
Facebook
Recomende-nos no Google
Link-me
O Vale do Ribeira - Notícias, Histórias, Curiosidades, Culinária e informações sobre a região do Vale do Ribeira.

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: Camilo Aparecido Almeida | Movido a: [ Blogger ]