Receba Grátis Noticias do Vale do Ribeira.
26 de julho de 2011

Nova sede da Justiça do Trabalho em Registro será inaugurada nesta quinta-feira (28/7)

,


Jurisdicionado contará com espaço mais amplo e instalações mais modernas

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugura nesta quinta-feira (28/7) a nova sede da Vara do Trabalho (VT) de Registro, que fica na Avenida Clara Gianotti de Souza, 1.555, na Vila Nova Ribeira. A cerimônia terá início às 11 horas e contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Renato Buratto, e da titular da VT, juíza Andréia de Oliveira, além de personalidades do município, como a prefeita Sandra Kennedy Viana, e os presidentes da Câmara Municipal, Manoel de Aquino Batista, e da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marco Aurélio dos Santos Pinto.

A Justiça do Trabalho no município passará a ocupar um prédio totalmente novo, alugado pelo Tribunal, que fica próximo ao centro da cidade. Com mais de 730 metros quadrados de construção (divididos entre dois pavimentos e uma edícula) o imóvel é cerca de 40% maior do que o anterior, além de contar com elevador e sanitário para pessoas com deficiência. A mudança foi ocasionada pela precariedade das instalações até então utilizadas, que não dispunham ainda das condições de acessibilidade e sustentabilidade, atualmente exigidas inclusive pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). “As melhorias de infraestrutura física das Varas de Trabalho, uma das três prioridades de minha gestão à frente do TRT da 15ª Região, que envolvem ainda investimentos em capacitação de servidores e tecnologia da informação, visam aprimoramento da qualidade de atendimento aos jurisdicionados”, explica o presidente do Tribunal, Renato Buratto.

Em virtude da mudança para o novo prédio, o expediente normal de trabalho na VT de Registro está suspenso desde o dia 18 de julho, sendo que o atendimento ao público será retomado no próprio dia 28. Já o vencimento dos prazos processuais que se encerrariam no período da interrupção do funcionamento da VT foram prorrogados para o dia 1º de agosto (segunda-feira).

VT de Registro em Números
Em 2010, deram entrada 1.129 ações na Justiça do Trabalho de Registro, e 1.219 foram solucionadas. A VT atende também as demandas trabalhistas oriundas do município de Ilha Comprida, Pariquera-Açu, Iguape, Barra do Turvo, Juquiá, Sete Barras, Eldorado, Cananéia, Cajati, Miracatu e Jacupiranga. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somadas, as cidades totalizam uma população de aproximadamente 250 mil habitantes.

Um pouco da história do município-sede da Vara do Trabalho

O Município de Registro, situado no Vale do Ribeira, surgiu como um pequeno povoado à margem do Rio Ribeira de Iguape. Na época, explorava-se ouro no Alto Ribeira que era transportado pelo rio até o porto de Iguape, porém antes de seguir à Iguape todas as mercadorias eram registradas por um agente de Portugal para cobrar o dízimo destinado à Coroa Portuguesa. Daí originou-se o nome Registro. Ainda como povoado pertencente à Iguape, Registro começou a crescer a partir da chegada dos primeiros colonizadores japoneses, em 1913, sendo que neste período Registro era o maior produtor de arroz do Estado de São Paulo. Somente em 30 de Novembro de 1944, pelo decreto lei nº 14.334, Registro emancipou-se de Iguape, tornando-se Município, cujas instalações deu-se em 1º de Janeiro de 1945.

Na época do Brasil Colônia, era conhecido como Porto Registro, por ser passagem obrigatória para registrar o ouro garimpado em Eldorado e Sete Barras, para posteriormente ser, por simplificação, chamado de Registro. (Fonte: registro.sp.gov.br/historia.asp)

Sobre o TRT da 15ª Região – 25 anos de atuação no interior de SP

O TRT da 15ª Região, com sede em Campinas, é o segundo maior do País em estrutura e em movimento processual. São 153 varas do trabalho, além de nove postos avançados do Judiciário Trabalhista. A jurisdição atinge 599 municípios paulistas, perfazendo 95% do território do estado, onde reside uma população superior a 21 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho do País. Em 2010, a 1ª instância da 15ª recebeu um total de 236.926 ações trabalhistas e resolveu 235.963. Em 2ª Instância foram autuados 84.032 processos e solucionados 78.617. Neste mês de julho, o TRT da 15ª Região iniciou as comemorações de seu Jubileu de Prata. A Lei 7.520 que instituiu o Tribunal foi sancionada em 15 de julho de 1986, pelo então presidente da República, José Sarney. A 15ª entrou em operação em 5 de dezembro do mesmo ano. São 25 anos de atuação como agente pacificador de conflitos e distribuidor da justiça social.
Informações para a Imprensa - Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas
Ana Claudia de Siqueira - anasiqueira@trt15.jus.br (19) 3731 1689/ 9651 5635

Por 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Registro
Comentários
0 Comentários
0 comentários to “Nova sede da Justiça do Trabalho em Registro será inaugurada nesta quinta-feira (28/7)”

Postar um comentário


Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Comentário Anônimo, sem nome e email , não será publicado.

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do Site e que volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Infovale - Sorteio

Sorteio Infovale
 
Cotação da Banana
Cotação da Banana
29/11 a 7/12

WhatsApp do Site

WhatsApp do Site
Google+
Autor
Facebook
Recomende-nos no Google

APP Notícias do Site

APP Notícias do Site

TV Ilha Comprida

TV Ilha Comprida
DMCA

Eventos Acer (RBBC)

Eventos Acer (RBBC)

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Quadrinhos Registro da Colônia Japonesa

Receitas do Vale

Receitas do Vale

pagead

O Vale do Ribeira Copyright © 2011 | Design by: [ Camilo Aparecido Almeida ] | Movido a: [ Blogger ]